Depois de desligar o carro e esperar alguns minutos até esfriar, o carro volta ao normal, mas pouco tempo depois o defeito volta a ocorrer.
Diagnóstico: Foram conferidos alguns componentes como filtro de combustível, bicos injetores e TBI. No scanner nenhuma falha foi detectada.
Sem mais saídas, decidiu expor seu problema no Fórum Oficina Brasil, na intenção de tirar mais informações sobre o caso.
Alguns colegas de profissão relataram de início para ele sair da oficina e realizar alguns testes em rua, checando os parâmetros com o scanner e com um manômetro instalado nas linhas de combustível. Um teste realmente muito eficaz.
Por meio deste teste o reparador teve uma visão geral dos sensores atuando, porém, nenhuma falha foi apresentada e a pressão do combustível permaneceu em 2,5 bares. Estava de acordo com o padrão.
Já na oficina, o reparador conferiu o ponto de ignição, todas as velas, tampa do distribuidor, chicote elétrico e aplicou a limpeza dos bicos injetores.
No final de semana o cliente resolveu buscar o carro, pois, teria uma viagem urgente para realizar.
O cliente informou que durante a viagem o veículo falhou por quatro vezes repentinas. O carro ficou melhor de desempenho, mas o defeito continuava, disse ele.
Outro colaborador do Fórum sugeriu a substituição das velas de ignição, cabos, TBI, conferência do ponto, tanto com a ferramenta, tanto com a lâmpada, e a substituição do sensor de temperatura.
Outra suspeita seria de a válvula de alívio estar fora da pressão programada.
Solução: Antes mesmo de concluir todos os testes sugeridos pelos seus colegas de profissão, o reparador teve uma breve conversa com o cliente e acabou descobrindo alguns pontos importantes a se considerar. O cliente relatou que fez uma viagem dias atrás e teve que encher o tanque de combustível em um posto qualquer na estrada.
O problema deste veículo estava no combustível adulterado e de péssima qualidade. Após substituir o combustível por um de qualidade e trocar o filtro de combustível, o carro melhorou por completo.
Infelizmente é uma realidade em que vivemos, não podemos confiar em qualquer posto para o abastecimento. O valor economizado no momento do abastecimento pode não compensar no momento da reparação. Alerte seus clientes.