Quando da primeira edição da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS no ano 2000 a equipe da CINAU definiu como missão do estudo de mercado chamar a atenção das montadoras nacionais para a importância e impacto das oficinas independentes no core business dessas empresas, ou seja, a venda de carros.
Neste sentido e ao longo destes vinte anos e graças ao arsenal de informações levantadas pelo estudo de mercado, ficou provada a influência do reparador independente na formação do market-share das montadoras, principalmente nas linhas mais competitivas em que o dono do carro costuma ouvir seu reparador de confiança na hora de comprar um carro novo ou semi-novo.
Nestes vinte anos este aspecto não mudou como deixamos claro na edição anterior, quando publicamos a primeira parte da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS 2022, porém ao longo destas duas décadas o que mudou significativamente no mercado automotivo nacional?
Acerta quem responde a expressiva presença de marcas e modelos importados “premium”, “de nicho” e chineses. Neste sentido a diversificação é muito significativa, prova disso é que nestes estudos abrangemos 30 marcas!
Nestes segmentos diferentemente dos que possuem números de comercialização mais expressivos os candidatos à compra de veículo zero quilómetro destas categorias (principalmente linha premium) não costumam ouvir o reparador na hora da aquisição.
É pouco provável que quem está disposto a pagar mais de R$ 500 mil por um veículo como uma Mercedes GLE, ou um AUDI Q7 ou um Volvo XC 90, converse com algum reparador independente antes da compra.
Também a manutenção destas “naves” é feita quase que totalmente na rede concessionária, o que mantém os donos destes veículos praticamente fora do circuito de confiança/influência, daqueles que frequentam as oficinas independentes.
Porém, estes carrões, lá nos seus segundo ou terceiro dono acabam tendo sua manutenção na oficina independente, e o trabalho inédito deste ano da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS levantou de forma inédita o número de oficinas que atendem este veículos.
É bem verdade que hoje no Brasil existe um segmento muito restrito (verdadeiras “boutiques”) de oficinas especializadas em veículos importados que atendem clientela de altíssimo poder aquisitivo e veículos seminovos, mas que os donos recorrem logo que vença o período de garantia, pois oferecem serviços de qualidade com preços mais adequados.
Mas, um grande contingente destes segmentos está sendo mesmo atendido pelas oficinas independentes mais qualificadas, porém dentro do “padrão”, o que comprova a versatilidade do reparador brasileiro, pois prestar manutenção a estes veículos exige habilidades muito especiais dos profissionais da mecânica.
As categorias
Por questões técnicas dividimos os segmentos de estudo nas seguintes categorias:
1-Marcas “premium”: Audi, BMW, Kia, Land Rover, Mercedes Benz, Suzuki
2- Marcas Chinesas: Caoa Chery, JAC Motors, Asia Motors, Lifan, Effa, Hafei
3- Marcas “de nicho”: Alfa Romeo, Chrysler, Daewoo, Daihatsu, Dodge, Iveco, Jaguar, Lada, Lexus, Mazda, Mini, Porsche, Ssangyong, Subaru, Troller, Volvo
Para cada uma dessas categorias apresentamos os resultados da pesquisa nos gráficos a seguir, em que temos a frota circulante de cada uma dessas montadoras considerando uma estimativa dos veículos fora de garantia e que já estão sendo atendidos pela rede independente.
Este montante de veículos é fruto de um estudo da Fraga Inteligência de Mercado, a principal empresa nacional especializada neste tipo de levantamento.
Também publicamos as tabelas com o percentual de oficinas que atendem cada uma dessas marcas. Para o cálculo da quantidade de oficinas tomamos como base o último senso do setor, que dá conta da existência de 74.500 oficinas independentes dedicadas às linhas leve e comercial leve existentes no Brasil.
Por fim, apresentamos os canais de compra das oficinas independentes na hora de adquirir peças para cada uma dessas marcas.
Com a publicação desta segunda parte da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS 2022 a CINAU encerra a divulgação deste ano dos dados e informações que comprovam e quantificam parte significativa da interrelação existente entre as montadoras, suas redes de concessionárias e as oficinas independentes.
Como é possível concluir as montadoras, suas redes de concessionárias e as oficinas independentes compõem um sistema altamente integrado onde um elemento influencia o outro, porém a oficina independente, junto ao dono do carro, representa o “fiel da balança”, pois, nesta cadeia, é o único que não possui vínculo comercial, logo é o que mais goza de credibilidade junto ao dono do carro, quando o assunto é qualidade dos produtos.
Neste mecanismo interdependente o papel da oficina independente é significativo, portanto é lógico que integre as estratégias das montadoras, seja no sentido de ganhar market-share, contando com os brand advocates entre as oficinas independentes ou como forma de aplicarem o faturamento de suas concessionárias com a venda de peças para estas oficinas.
Como dissemos no início desta matéria, com raras exceções entre as montadoras analisadas nesta segunda parte da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS o primeiro dono de um dos modelos dessas montadoras dificilmente ouve o reparador de confiança na compra de um zero quilômetro.
Por outro lado o potencial de venda dessas marcas e suas redes para as oficinas independentes é imenso.
Para provar isso apresentamos a seguir o número de oficinas no Brasil que declaram atender estas marcas, logo são compradores regulares de peças nos locais indicados nos gráficos acima.
Marcas “Premium” (Audi, BMW, Kia, Land Rover, Mercedes Benz, Suzuki): são 32 mil oficinas;
Marcas Chinesas (Caoa Chery, JAC Motors, Asia Motors, Lifan, Effa, Hafei): são 20 mil oficinas
Marcas “de nicho” (Alfa Romeo, Chrysler, Daewoo, Daihatsu, Dodge, Iveco, Jaguar, Lada, Lexus, Mazda, Mini, Porsche, Ssangyong, Subaru, Troller, Volvo): são 16 mil oficinas.
As empresas interessadas em aprofundar seus estudos sobre o impacto das oficinas independentes na venda de carros novos ou no potencial de venda de peças podem contatar a CINAU pelo e-mail cinau@cinau.com.br