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Chrysler 300C com defeito no Park Assist System


Este veículo equipado com o motor V8 chegou à oficina guinchado, indicando problemas no sistema Park Assist

Por: Lucas Apostolo - 17 de outubro de 2024

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Diagnóstico: Assim que o veículo foi posicionado no elevador, o reparador passou o scanner e constatou duas falhas:  

  • - U0100 Sistema de direção eletrônica;  

  • - U0001, U0422 Sistema de Assistência de estacionamento.   


Como se trata de um veículo importado e de alta tecnologia é de extrema importância buscar informações gerais do veículo antes de iniciar a reparação.   

Após verificar as falhas, o reparador decidiu buscar mais informações no Fórum Oficina Brasil e explicou aos reparadores sobre a situação do problema. Alguns colegas de profissão sugeriram a verificação do interruptor do freio, caixa de fusível com mau contato ou sensor do câmbio. Porém, os testes foram realizados por meio do aparelho de diagnóstico, no câmbio e motor, porém, nada incomum foi encontrado.  

Antes de realizar outros testes, o reparador decidiu conferir como estava a rede de dados do conector OBD na UCE do Park Assist.   

Ao medir a rede CAN, ele detectou que a unidade do motor estava sem sinal de rede, então ao mexer nos conectores e fios da central, o veículo voltou a funcionar. No scanner constou que os parâmetros da UCE estavam normais. A suspeita era de ser um simples mau contato nos conectores, mas não se tratava apenas disso, disse ele.  

Ao entregar o veículo para o cliente, ele sugeriu que o levasse para a concessionária e verificasse se não havia algum recall ou atualização para o módulo, pois o defeito havia se resolvido apenas até o momento.   

Solução: Após um mês com o cliente rodando com o veículo, voltou a dar o mesmo defeito. Ao levá-lo para a concessionária, além do recall de alternador, também foi diagnosticado com defeito no módulo de injeção e bateria com sobrecarga, portanto, a substituição dos componentes foi necessária para a solução.