A Renova Ecopeças, empresa do grupo Porto, está revolucionando o mercado automotivo ao reaproveitar e reciclar peças de veículos considerados de perda total, garantindo qualidade, confiabilidade e respeito ao meio ambiente. Com a presença de Daniel Morroni, diretor de operações, e Adriano Griecco, gerente de operações, destacaram a importância desse processo para a economia circular e o mercado de reposição de peças.
Atualmente, apenas cerca de 5% da frota de veículos no Brasil passa por reciclagem automotiva, um número baixo em comparação aos Estados Unidos e Japão, onde aproximadamente 95% dos veículos fora de circulação são reaproveitados. Isso permite um uso mais eficiente de componentes, reduzindo a necessidade de produzir novas peças e diminuindo o impacto ambiental.
O reaproveitamento de peças prolonga a vida útil dos componentes, evita o acúmulo de resíduos em aterros e oferece peças de reposição de qualidade a um custo mais baixo. No Brasil, a expansão da reciclagem automotiva enfrenta desafios como a falta de regulamentações e incentivos, mas iniciativas como a Renova Ecopeças estão ajudando a mudar esse cenário e promover uma economia mais sustentável.
“Grande parte dos itens de um automóvel, a depender do estado de cada item, podem ser reaproveitados e oferecidos no mercado de reposição a preços mais baratos do que o mesmo componente novo” explica Daniel
Durante a visita, os representantes da Renova Ecopeças explicaram detalhadamente como cada componente dos veículos é avaliado e classificado. O processo começa com a análise do estado das peças, que podem variar desde partes de lataria até módulos eletrônicos. Dependendo do seu estado, as peças são classificadas como em excelente condição, necessitando de reparos, ou encaminhadas para reciclagem.
O processo de triagem e desmontagem é rigoroso, cada etapa é meticulosamente realizada. As peças em boas condições são etiquetadas, armazenadas e disponibilizadas para venda, enquanto as sem possibilidade de reaproveitamento seguem para descarte responsável. Por exemplo, pneus são processados e vendidos para serem transformados em pavimento ou em borracha para gramados sintéticos. Componentes como baterias, alternadores e turbocompressores são devidamente separados para serem vendidos e, em seguida, passarão por procedimentos especializados para serem reaproveitados de forma eficiente.
O diferencial da Renova está em oferecer peças originais reaproveitadas, todas com documentação de procedência e baixa no Detran, o que garante maior confiança ao consumidor final. Isso permite que muitos componentes sejam vendidos no mercado de reposição por preços mais acessíveis que peças novas, sem comprometer a qualidade.
A Renova Ecopeças tem se destacado no mercado de peças recicladas, oferecendo uma alternativa sustentável e econômica para os consumidores e contribuindo para a redução do impacto ambiental. No site da Renova, você pode explorar o portfólio completo de peças recicladas, garantindo produtos de qualidade com garantia e preços acessíveis. Além de economizar, sua compra contribui para a preservação do meio ambiente, promovendo a reutilização sustentável de componentes automotivos.