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  5. Transmissão ZF 9HP48/948TE aplicada em veículos que oferece nove velocidades com desempenho

Transmissão ZF 9HP48/948TE aplicada em veículos que oferece nove velocidades com desempenho


Na busca de mais clientes interessados por seus veículos, montadoras investem em argumentos técnicos que atraem motoristas que se interessam por transmissões automáticas com maior número de marchas

Carlos Napoletano Neto
19 de outubro de 2020

Parte 2

Bomba de óleo

A bomba de óleo é uma bomba de dupla saída, tipo palheta e sofre uma pré- carga na própria carcaça. Para remover a bomba, utilize um jogo de alicates de pressão de funilaria, para compressão do eixo da bomba na carcaça. Isto vai liberar a tensão do anel trava (figura 13). Uma vez removida a bomba e desmontada, percebemos a placa de reação cônica que aplica uma pré-carga da bomba na carcaça. Marque os componentes da bomba à medida que eles são desmontados para se certificar de sua correta posição durante posterior remontagem.

A bomba não é à prova de erros e seus componentes podem facilmente ser trocados. Se observarmos atentamente a figura 14, existe um lábio levantado em que o corpo da bomba serve perfeitamente. Se a bomba for girada 180 graus, o lábio ressaltado não acompanhará o corpo da bomba, conforme indicado pela figura 15. Os kits da Precision fornecem um clipe “E” para a bomba em caso de perda do original ou danos ao mesmo. Utilize uma prensa de bancada e um soquete do sensor de oxigênio para comprimir a placa de reação cônica o bastante para instalação do clipe.

Ao instalar a bomba de volta na carcaça, ela deverá ser novamente comprimida com alicate de pressão para que haja folga suficiente para instalar e assentar o anel trava. 

Folga das embreagens

Quando se inspecionar a folga dos conjuntos de embreagens, a informação de serviço estabelece que todas as embreagens necessitam de uma carga de 45 libras de força aplicada no pacote ao se medir a folga. Os únicos conjuntos que mudam sua folga alguns centésimos de milímetros são as embreagens B e E, pois elas utilizam placas onduladas. As embreagens C e D não utilizam placas onduladas, assim suas folgas não se alteram significativamente com uso de força adicional.

O manual de serviço indica a ferramenta Miller 10429A como medidora de força, medindo a carga aplicada ao pacote de embreagem ao se verificar a folga dos mesmos. 

Folga das embreagens – freios na carcaça

A verificação da folga da embreagem C é rápida. Posicione a ferramenta medidora de força na placa de reação, aplique 45 lbs de força, e meça a folga entre o anel trava e a placa de reação com um calibre de lâminas.

Uma abertura na carcaça fornece acesso ao pacote da embreagem para medição. A especificação está entre 0,76-1,14 mm para embreagens com 3 discos e entre 0,50-0,90 mm para embreagens com 2 discos e pode ser ajustada substituindo-se o anel trava, que é seletivo. As especificações de folga da embreagem listadas neste artigo foram tiradas do manual da FCA. Conforme mencionado antes, a adição de força neste conjunto não muda significativamente a folga da embreagem, principalmente porque a embreagem não utiliza nenhuma placa ondulada ou cônica.

A embreagem D necessita de algumas medições. Primeiro, meça a distância entre a orelha da carcaça, onde a placa de reação assenta, e a parte inferior do anel trava, que retém a carcaça da embreagem D. Anote esta medição. Ela representa o espaço total disponível para os componentes da embreagem D. O exemplo na figura 18 mostra o espaço entre a orelha da carcaça e a parte inferior do assento do anel trava, que é de 59,64 mm.

Como dica de serviço, não instale completamente o anel trava. Deixe uma ponta do anel trava fora da ranhura para permitir sua fácil remoção após o processo de medição. 

A seguir, pegue o pistão da embreagem D, carcaça da embreagem, discos revestidos e de aço e coloque-os na prensa de bancada, aplique 45 lbs de carga ao conjunto, e meça a espessura total do pacote.

 No exemplo dado na figura abaixo, a medida foi de 58,57 mm. Para determinar a folga, subtraia a espessura do conjunto de embreagem e conjunto da carcaça (exemplo: 58,57 mm) do espaço total disponível de 59,64 mm. O resultado será a folga do pacote. No exemplo dado, a folga final do conjunto será de 1,07 mm. A especificação para a embreagem D está entre 1,01 a 1,50 mm e pode ser ajustada pela placa de reação que neste conjunto é seletiva. De novo, a medição total do conjunto de embreagem não se altera significativamente com a força aplicada porque este conjunto também não utiliza discos mola ou cônicos. 

Embreagens de entrada – folga dos conjuntos

Devido ao projeto da placa de reação, a embreagem E não tem espaço para um calibre de lâminas na verificação de folga do conjunto. Neste caso, utilize um relógio comparador com um prolongador apropriado (pode ser utilizado um raio de bicicleta, que possui a mesma rosca do relógio) para mais precisão. Com uma chave de fenda ou um ponteiro apropriado, acione o conjunto de discos para cima e para baixo e meça a folga do pacote. Anote esta medida. No exemplo mostrado na figura 20, a medida foi de 0,86 mm. 

Esta medição representa a folga total do conjunto de embreagem sem nenhuma força aplicada. A seguir, posicione a ferramenta de aplicação de força em um dispositivo apropriado forçando o conjunto para baixo com 45 lbs, e meça novamente o resultado do relógio comparador na embreagem E. no exemplo mostrado na figura 21, o comparador mediu uma diferença de 0,43 mm após a compressão do pacote pela ferramenta. (O relógio se moveu – 0,43 mm desde o ponto zero). Para chegar na folga total, adicione os dois valores (0,43mm mais 0,86mm = 1,29 mm) A especificação de folga para a embreagem E está entre 1,27 mm e 1,78 mm e é ajustada através de um anel trava seletivo. 

Ao se verificar a folga da embreagem B, monte completamente a carcaça da embreagem B, o pistão e conjunto de discos, mas deixe o eixo de entrada de lado. Utilize uma prensa de bancada com a ferramenta de aplicação de força e um dispositivo para aplicar pressão na placa de reação da embreagem B. meça a folga entre a placa de reação e o degrau na carcaça, onde a placa de reação normalmente se apoia (figura 22). A folga da embreagem B deve estar entre 1,27 mm e 1,78 mm para transmissões com três discos de lados duplos e dois discos revestidos de lado simples. A folga para transmissões que utilizam dois discos de lados duplos e dois discos revestidos de lado simples deve ficar entre 1,00 mm e 1,52 mm. Neste caso, a folga deste conjunto será ajustada pela troca da placa de reação, que é seletiva. 

Com algumas poucas ferramentas especiais, feitas na oficina ou compradas, a transmissão ZF 9HP48 é uma transmissão relativamente simples de ser reparada. 

Quem poderia pensar que com somente seis conjuntos de embreagens se conseguiriam nove marchas? 

Este artigo manteve o foco nos aspectos mecânicos desta transmissão, em breve trataremos dos aspectos hidráulicos, corpo de válvulas e eletroeletrônicos da ZF 9HP48. 

Até mais e bons negócios!!!

 

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