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Continuando nossa série de artigos sobre a transmissão automatizada DSG presente nos veículos Audi/Volkswagen 6 velocidades, a partir de 2005, nesta edição, para auxiliar reparadores automotivos, estudaremos o restante dos atuadores que realizam as funções de engate das marchas automaticamente, gerenciadas pela unidade mecatrônica DSG.
Válvula de controle de pressão 1 N215 e válvula de controle de pressão 2 N216 (válvulas da embreagem).
As válvulas de controle de pressão N215 e N216 estão localizadas na unidade de controle eletro-hidráulica mecatrônica.
São válvulas que operam por pulsos (PWM) e geram a pressão de controle para as embreagens multidiscos. A válvula N215 controla a pressão de aplicação da embreagem K1 e a válvula N216 controla a pressão de aplicação da embreagem K2.
A base de cálculo para a pressão controlada depende do sinal de torque do motor. A unidade de controle adapta a pressão das embreagens de acordo com as variáveis de fricção dos discos no momento.
FALHA DA N215 E N216
No caso de falha na válvula de controle de pressão, a seção correspondente da transmissão será isolada
Esta será informada ao reparador e ao proprietário do veículo através do painel de instrumentos.
CONTROLE DO FLUIDO
A válvula de controle de pressão 4 – N218 (de controle do fluido de arrefecimento da transmissão) está localizada na unidade de controle eletro-hidráulica.
É uma válvula que opera por pulsos e controla o volume de fluido para arrefecimento das embreagens através de uma válvula deslizante tipo carretel.
A unidade de controle utiliza o sinal do sensor de temperatura das embreagens G509 para controlar esta válvula.
EFEITOS DA FALHA
Se esta válvula falhar em seu funcionamento, será direcionado o volume máximo de fluido para arrefecimento para as embreagens multidiscos.
Isto resultará em dificuldade nas mudanças em ambientes muito frios, além de excessivo consumo de combustível.
ATUADORAS
As quatro válvulas solenoides 1 N88, 2 N89, 3 N90 e 4 N91 (válvulas atuadoras das mudanças de marcha)estão localizadas na unidade de controle eletro-hidráulica mecatrônica. São válvulas ON/OFF (Liga/desliga).
Controlam a pressão de fluido para os atuadores das marchas através de uma válvula dosadora deslizante. As válvulas solenoides permanecem na posição “fechada”, a menos que sejam alimentadas, assim o fluido sob pressão é impedido de chegar até os atuadores das marchas.
Válvula solenoide 1 N88: controla a pressão hidráulica para selecionar a 1ª e 5ª marchas.
Válvula solenoide 1 N89: controla a pressão hidráulica para selecionar a 3ª marcha e o neutro.
Válvula solenoide 3 N90: controla a pressão hidráulica para selecionar a 2ª e 6ª marchas.
Válvula solenoide 4 N91: controla a pressão hidráulica para selecionar a 4ª marcha e a marcha à ré.
FALHAS N88, N89, N90 E N91
Na eventualidade de falha em algumas destas válvulas solenoides, a seção correspondente da transmissão controlada por ela será isolada. O veículo somente poderá ser conduzido em 1ª e 3ª marchas ou apenas em segunda marcha.
5 N92
A válvula solenoide 5 N92 (multiplexadora) está localizada na unidade de controle mecatrônica eletro-hidráulica. Ela controla a ação multiplexadora da unidade de controle mecatrônica. Quando a válvula solenoide está ativada, as marchas 2, 4 e 6 podem ser selecionadas. Quando a válvula está inativa, as marchas 1, 3, 5 e ré podem ser selecionadas.
FALHA DA SOLENOIDE
A válvula multiplexadora, quando não puder ser atuada, permanecerá na posição de descanso. Não podendo ser atuada pela pressão hidráulica, poderá permitir a aplicação de uma marcha incorreta, podendo ocorrer danos à transmissão do veículo.
5 N233 E 6 N371
As válvulas de controle de pressão 5 e 6 (válvulas de segurança) estão localizadas no modulo de controle mecatrônico.
São válvulas que trabalham moduladas por pulsos (PWM). Controlam as válvulas hidráulicas deslizantes no corpo de válvulas hidráulico.
As válvulas hidráulicas de segurança isolam a pressão hidráulica na seção correspondente da transmissão afetada pela falha relacionada à segurança do sistema.
A válvula solenoide 5 N233 controla a válvula deslizante de segurança para a seção 1 da transmissão, enquanto a 6 N371 controla a válvula deslizante de segurança para a seção 2 da transmissão.
FALHA DO SINAL
Na eventualidade de uma falha da válvula de controle de pressão, as marchas não poderão mais ser selecionadas na seção correspondente delas na transmissão.
Se a seção 1 da transmissão falhar, o veículo somente poderá ser conduzido em 2ª marcha.
Se a seção 2 da transmissão falhar, o veículo somente poderá ser conduzido em 1ª ou 3ª marchas.
Na próxima edição, finalizaremos este artigo estudando o diagrama elétrico do sistema DSG e a conexão dos diferentes módulos de controle através da rede CAN BUS, no sentido de facilitar o diagnóstico dos técnicos reparadores em caso de falha.