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  5. Sistemas de escape com filtros de partículas (DPF)

Sistemas de escape com filtros de partículas (DPF)

Com as exigências ambientais cada vez mais rigorosas, os motores a diesel precisaram evoluir para reduzir a emissão de poluentes

Yuri Alves
02 de agosto de 2025

Uma das tecnologias mais importantes nesse cenário é o sistema DPF (Filtro de Partículas Diesel), responsável por reter as partículas sólidas geradas durante a queima do combustível.



Como funciona o sistema DPF?

Durante a combustão do diesel, partículas de fuligem são geradas e lançadas no sistema de escapamento. O DPF captura essas partículas, impedindo que sejam liberadas no meio ambiente.

Com o uso contínuo, essas partículas se acumulam no filtro, tornando necessária a sua regeneração, para evitar o entupimento. Essa regeneração pode acontecer de três maneiras:

Regeneração Passiva: Ocorre automaticamente quando o veículo está operando em alta temperatura (acima de 350°C), normalmente em rodovias. Não requer intervenção do motorista. A temperatura elevada permite que a fuligem queime naturalmente e seja convertida em gás carbônico (CO₂), sendo eliminada pelo escapamento.

Regeneração Ativa: Mais comum em veículos que circulam em áreas urbanas, com rotações baixas. Os sensores detectam o excesso de fuligem e o sistema injeta uma quantidade extra de combustível para elevar a temperatura (acima de 600°C) e queimar as partículas. Essa regeneração pode ser percebida por um leve aumento no consumo de combustível e mudança no ruído do motor.

Regeneração Forçada: Esse processo é realizado em uma oficina, utilizando scanner ou software especializado. É indicado quando as outras formas de regeneração não foram eficazes e o filtro está muito obstruído. Se não for feita a tempo, pode ser necessário substituir o DPF o que representa um custo elevado.



Problemas Comuns no Sistema DPF

Alguns fatores podem comprometer o funcionamento do filtro:

Entupimento prematuro: causado por trajetos curtos frequentes, uso do motor em baixa rotação ou lubrificante com especificação inadequada.

Falha na regeneração: pode ocorrer devido ao uso de combustível de má qualidade, sensores defeituosos ou baixa temperatura no sistema de escape.

Lubrificante inadequado: óleos com alto teor de cinzas sulfatadas contribuem para o acúmulo de resíduos no filtro.

 

Dicas para manter o DPF em Bom Estado

·         Utilize diesel de qualidade, com baixo teor de enxofre.

·         Evite rodar apenas em trajetos curtos e urbanos. Sempre que possível, pegue estrada para favorecer a regeneração passiva.

·         Use óleos lubrificantes compatíveis com motores equipados com DPF, seguindo sempre a especificação do fabricante.

·         Não ignore luzes de advertência no painel referentes ao sistema de emissões.

 

Quando o Uso do DPF se Tornou Obrigatório?

No Brasil, o uso do DPF se tornou obrigatório a partir da implementação da Fase P7 do Programa PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), em 2012. Essa fase é equivalente à norma Euro 5, e passou a exigir o DPF em todos os veículos a diesel fabricados a partir daquele ano.

Com a chegada da Fase P8 do PROCONVE, em janeiro de 2023 (equivalente à norma Euro 6), as exigências se tornaram ainda mais rigorosas. Isso reforçou a necessidade do uso do DPF e de outros sistemas de pós-tratamento, como o SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em breve, falaremos sobre o SCR e o EGR aqui no nosso blog.



Quais Veículos Utilizam o DPF?

Esse sistema é encontrado em diversos tipos de veículos e equipamentos:
Caminhões e ônibus

·         Veículos leves, como caminhonetes e furgões

·         Máquinas agrícolas

·         Máquinas da linha amarela (utilizadas na construção civil)

 

Por que o DPF é importante?

O principal motivo para a importância do DPF é a sua capacidade de reduzir drasticamente a emissão de partículas poluentes, diminuindo a poluição atmosférica e seus impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente.

Os DPFs são dispositivos obrigatórios em muitos países, como parte das normas de emissões Euro e Proconve, visando reduzir a poluição causada por veículos automotores.

Ao reter as partículas, o DPF ajuda a melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas com alta concentração de tráfego.

Em alguns casos, o DPF também pode auxiliar na proteção do motor, evitando o acúmulo de fuligem em outros componentes do sistema de escapamento.

O DPF é um componente essencial para veículos a diesel modernos, desempenhando um papel fundamental na redução de emissões e na proteção do meio ambiente. É importante compreender o seu funcionamento e seguir as recomendações do fabricante para garantir a sua eficiência e durabilidade.

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