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Uma das tecnologias mais importantes nesse cenário é o sistema DPF (Filtro de Partículas Diesel), responsável por reter as partículas sólidas geradas durante a queima do combustível.
Como funciona o sistema DPF?
Durante a combustão do diesel, partículas de fuligem são geradas e lançadas no sistema de escapamento. O DPF captura essas partículas, impedindo que sejam liberadas no meio ambiente.
Com o uso contínuo,
essas partículas se acumulam no filtro, tornando necessária a sua regeneração,
para evitar o entupimento. Essa regeneração pode acontecer de três maneiras:
Regeneração Passiva: Ocorre automaticamente
quando o veículo está operando em alta temperatura (acima de 350°C),
normalmente em rodovias. Não requer intervenção do motorista. A temperatura
elevada permite que a fuligem queime naturalmente e seja convertida em gás
carbônico (CO₂), sendo eliminada pelo escapamento.
Regeneração Ativa: Mais comum em veículos
que circulam em áreas urbanas, com rotações baixas. Os sensores detectam o
excesso de fuligem e o sistema injeta uma quantidade extra de combustível para
elevar a temperatura (acima de 600°C) e queimar as partículas. Essa regeneração
pode ser percebida por um leve aumento no consumo de combustível e mudança no
ruído do motor.
Regeneração Forçada: Esse processo é
realizado em uma oficina, utilizando scanner ou software especializado. É
indicado quando as outras formas de regeneração não foram eficazes e o filtro
está muito obstruído. Se não for feita a tempo, pode ser necessário substituir
o DPF o que representa um custo elevado.
Problemas Comuns no Sistema DPF
Alguns fatores podem comprometer o funcionamento do filtro:
Entupimento prematuro: causado por trajetos curtos frequentes, uso do motor em baixa rotação ou lubrificante com especificação inadequada.
Falha na regeneração: pode ocorrer devido ao uso de combustível de má qualidade, sensores defeituosos ou baixa temperatura no sistema de escape.
Lubrificante inadequado: óleos com alto teor de cinzas sulfatadas contribuem para o acúmulo de resíduos no filtro.
Dicas para manter o DPF em Bom Estado
· Utilize diesel de qualidade, com baixo teor de enxofre.
· Evite rodar apenas em trajetos curtos e urbanos. Sempre que possível, pegue estrada para favorecer a regeneração passiva.
· Use óleos lubrificantes compatíveis com motores equipados com DPF, seguindo sempre a especificação do fabricante.
· Não ignore luzes de advertência no painel referentes ao sistema de emissões.
Quando o Uso do DPF se Tornou Obrigatório?
No Brasil, o uso do DPF se tornou obrigatório a partir da implementação da Fase P7 do Programa PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), em 2012. Essa fase é equivalente à norma Euro 5, e passou a exigir o DPF em todos os veículos a diesel fabricados a partir daquele ano.
Com a chegada da Fase P8 do PROCONVE, em janeiro de 2023 (equivalente à norma Euro 6), as exigências se tornaram ainda mais rigorosas. Isso reforçou a necessidade do uso do DPF e de outros sistemas de pós-tratamento, como o SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em breve, falaremos sobre o SCR e o EGR aqui no nosso blog.
Quais Veículos Utilizam o DPF?
Esse sistema é encontrado em
diversos tipos de veículos e equipamentos:
Caminhões e ônibus
· Veículos leves, como caminhonetes e furgões
· Máquinas agrícolas
· Máquinas da linha amarela (utilizadas na construção civil)
Por que o DPF é importante?
O principal motivo para a importância do DPF é a sua capacidade de reduzir drasticamente a emissão de partículas poluentes, diminuindo a poluição atmosférica e seus impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente.
Os DPFs são dispositivos obrigatórios em muitos países, como parte das normas de emissões Euro e Proconve, visando reduzir a poluição causada por veículos automotores.
Ao reter as partículas, o DPF ajuda a melhorar a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas com alta concentração de tráfego.
Em alguns casos, o DPF também pode auxiliar na proteção do motor, evitando o acúmulo de fuligem em outros componentes do sistema de escapamento.
O DPF é um componente essencial para veículos a diesel modernos, desempenhando um papel fundamental na redução de emissões e na proteção do meio ambiente. É importante compreender o seu funcionamento e seguir as recomendações do fabricante para garantir a sua eficiência e durabilidade.