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Neste encontro mensal falando sobre freios, e principalmente sistema antibloqueante, os detalhes hidráulicos e eletrônicos de mais um sistema muito comum no dia a dia da reparação automotiva.
Neste caso, era oferecido como opcional na linha de motores mais “top”, já que a Renault Scenic mais vendida era com motorização 1.6, sendo a 2.0 de 16 válvulas mais rara, porém muitas delas equipadas com freios ABS.
Alimentação elétrica:
A alimentação positiva é feita pelos pinos 15, 17 e 18.
O aterramento é pelo pino 19. Já o aterramento para alta corrente que faz a ligação da bomba de recalque, é o pino 16.
Componentes:
Unidade Eletrônica - ECU
A ECU deste veículo está localizada próximo à longarina dianteira direita, distante do cilindro-mestre de freio. Fabricado pela Bosch, este sistema é muito moderno, leve e com um funcionamento bem ativo, sendo perceptível ao condutor, a modulação do circuito hidráulico efetuado pela unidade, e com a atuação da unidade hidráulica.
A ligação com o interruptor de pedal de freio é pelo pino 14.
Com o conector de diagnose do tipo padrão OBD2 é pelo pino 11.
A ECU faz o controle da lâmpada de anomalia do painel de instrumentos, fazendo o seu check in ao ser ligada a chave, e apaga após a verificação de continuidade de funcionamento dos componentes.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA SCENIC 2.0 16V
ATERRAMENTO 16 – 19
POSITIVO 15 – 17 – 18
Unidade Hidráulica
É do tipo 4K, ou seja, quatro canais individuais.
Fazendo parte do conjunto de unidades, está junto da ECU eletrônica, localizadas bem próximo ao cilindro mestre de freio.
São quatro os canais de controles de frenagem com uso de bomba de recalque.
Para o controle de isolação ou redução de pressão temos oito solenóides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
Sensores
Temos um sensor de rotação / velocidade do tipo indutivo por roda do veículo, sempre com uma roda dentada em posição perpendicular.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 6 e 7
DIANTEIRO DIREITO – pinos 4 e 5
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 8 e 9
TRASEIRO DIREITO – pinos 1 e 3
Comentários ao reparador
Para você que acompanha as aulas sobre ABS, e sei que muitos até colecionam o material para posterior consulta, já notou que sistemas semelhantes do mesmo fabricante sistemista possuem os mesmos pinos de alimentação e aterramentos, mesmo a aplicação sendo de veículos distintos, como um Renault Scenic e uma Alfa Romeu 156. Este fato ocorre pois o sistemista faz a adequação do ABS para o veiculo em que há a requisição da montadora.
As maiores falhas relacionadas a este sistema de ABS desta montadora francesa, estão relacionadas à quebra do conector dos sensores dianteiros, já que estes além de se movimentarem pelo sobe e desce da suspensão, também se movimentam lateralmente pelo movimento da direção do veículo. Um teste bem válido para este sensor é a medição de sua resistência elétrica em cerca de 800 ohm .
Durante um teste com o multímetro, movimente o cabo para saber se há quebras totais ou parciais dos fios. A maioria dos scanners que equipam as oficinas possuem comunicação com este sistema de ABS.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS do Peugeot 307 Sedan 2.0 16V.