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Vamos aos detalhes do AUDI A6 2.8 97:
Componentes:
Unidade Eletrônica – ECU
Temos a unidade eletrônica incorporada à unidade hidráulica, junto da longarina dianteira esquerda do veículo, bem próximo ao cilindro-mestre de freio. A unidade eletrônica possui 88 terminais, sendo distribuídos em três fileiras, do 01 ao 28, do 29 ao 55 e do 56 ao 88.
Sua memória de falhas só pode ser acessada através de scanner automotivo, já que não permite códigos de piscadas.
Possui comunicação (não é rede CAN) com outros módulos do veículo, sendo com o câmbio automático via pino 45 e com a ECU da injeção eletrônica via pinos 18, 20 e 47. A linha 30 de alimentação do módulo do ABS está ligado ao pino 50, enquanto o pós-chave (linha 15) ao pino 1.
A lâmpada do ABS recebe o negativo da ECU pelo pino 32, e o interruptor de pedal de freio pelo pino 48. A linha K do conector de diagnóstico está ligado ao pino 46.
Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:
PINOS / SISTEMA A6
ATERRAMENTO 28 – 29
POSITIVO 1 – 50
Unidade Hidráulica
Com um grande número de circuitos controlados, a unidade hidráulica deste veículo possui nada mais, nada menos que 12 solenoides de controle.
Para o controle de isolação ou redução de pressão, temos doze solenoides que estão dentro da unidade hidráulica:
• Isolamento dianteira direita
• Diminuição dianteira direita
• Isolamento dianteira esquerda
• Diminuição dianteira esquerda
• Isolamento traseira direita
• Diminuição traseira direita
• Isolamento traseira esquerda
• Diminuição traseira esquerda
• Controle de estabilidade (ESP – duas solenoides)
• Controle de Tração (TC – duas solenoides)
O aterramento da bomba de recalque é do tipo cordonel direto na carroçaria.
Sensores
Os sensores estão posicionados em cada roda do veículo, sempre junto de uma roda dentada ligada ao eixo ou sistema de tração e freio.
Por ser um sistema do tipo 4S4K (quatro sinais e quatro canais), temos um sensor de velocidade (rotação) por roda, sendo do tipo indutivo.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 09 e 10
DIANTEIRO DIREITO – pinos 14 e 42
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 12 e 13
TRASEIRO DIREITO – pinos 11 e 38
O valor de resistência diretamente no sensor ou no próprio conector da ECU deve estar entre 400 e 2.300 ohm.
Comentários do Scopino ao reparador
Um belo veículo, com um bom motor e que deve frear corretamente, afinal, seu peso e apelo de dirigir em velocidade são altos.
O sistema de ABS desta linha apresenta um defeito muito comum, que não sendo descoberto logo acaba por danificar definitivamente a ECU eletrônica. Estou falando da entrada de água, ou outros fluidos no conector da ECU. Mesmo estando em uma posição lateral, a possibilidade de entrada de líquido é grande, e esta falha inicialmente apresenta um mau contato, como a luz do ABS acesa de forma intermitente. Porém, verificando com o scanner, não apresenta nenhum código de falha. A luz fica acesa e não identifica falha. Neste momento devemos realizar a limpeza do conector da ECU e refazer a vedação dele.
Na próxima edição, veremos Sistema ABS Pajero TR4.