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  5. Sistema de freio antiblocante ABS - Sistema ABS Audi A6 QUATTRO 97 2.8. - Aula 39

Sistema de freio antiblocante ABS - Sistema ABS Audi A6 QUATTRO 97 2.8. - Aula 39


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
14 de dezembro de 2011

Veremos, na aula desta edição, o sistema de freio antiblocante do Audi A6, motor 2.8. Um sistema que, pelos anos de aplicação do veículo e diversos serviços mecânicos efetuados, aparece com boa frequência nas oficinas para manutenção.

Vamos aos detalhes do AUDI A6 2.8 97:

Componentes:

Unidade Eletrônica – ECU

Temos a unidade eletrônica incorporada à unidade hidráulica, junto da longarina dianteira esquerda do veículo, bem próximo ao cilindro-mestre de freio. A unidade eletrônica possui 88 terminais, sendo distribuídos em três fileiras, do 01 ao 28, do 29 ao 55 e do 56 ao 88.

Sua memória de falhas só pode ser acessada através de scanner automotivo, já que não permite códigos de piscadas.

Possui comunicação (não é rede CAN) com outros módulos do veículo, sendo com o câmbio automático via pino 45 e com a ECU da injeção eletrônica via pinos 18, 20 e 47. A linha 30 de alimentação do módulo do ABS está ligado ao pino 50, enquanto o pós-chave (linha 15) ao pino 1.

A lâmpada do ABS recebe o negativo da ECU pelo pino 32, e o interruptor de pedal de freio pelo pino 48. A linha K do conector de diagnóstico está ligado ao pino 46.

Alimentação elétrica da ECU Eletrônica:

PINOS / SISTEMA A6

ATERRAMENTO 28 – 29

POSITIVO 1 – 50

 

Unidade Hidráulica

Com um grande número de circuitos controlados, a unidade hidráulica deste veículo possui nada mais, nada menos que 12 solenoides de controle.

Para o controle de isolação ou redução de pressão, temos doze solenoides que estão dentro da unidade hidráulica:

• Isolamento dianteira direita

• Diminuição dianteira direita

• Isolamento dianteira esquerda

• Diminuição dianteira esquerda

• Isolamento traseira direita

• Diminuição traseira direita

• Isolamento traseira esquerda

• Diminuição traseira esquerda

• Controle de estabilidade (ESP – duas solenoides)

• Controle de Tração (TC – duas solenoides)

O aterramento da bomba de recalque é do tipo cordonel direto na carroçaria.

 

Sensores

Os sensores estão posicionados em cada roda do veículo, sempre junto de uma roda dentada ligada ao eixo ou sistema de tração e freio.

Por ser um sistema do tipo 4S4K (quatro sinais e quatro canais), temos um sensor de velocidade (rotação) por roda, sendo do tipo indutivo.

Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:

DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 09 e 10

DIANTEIRO DIREITO – pinos 14 e 42

TRASEIRO ESQUERDO – pinos 12 e 13

TRASEIRO DIREITO – pinos 11 e 38

 

O valor de resistência diretamente no sensor ou no próprio conector da ECU deve estar entre 400 e 2.300 ohm.

 

Comentários do Scopino ao reparador

 

Um belo veículo, com um bom motor e que deve frear corretamente, afinal, seu peso e apelo de dirigir em velocidade são altos.

O sistema de ABS desta linha apresenta um defeito muito comum, que não sendo descoberto logo acaba por danificar definitivamente a ECU eletrônica. Estou falando da entrada de água, ou outros fluidos no conector da ECU. Mesmo estando em uma posição lateral, a possibilidade de entrada de líquido é grande, e esta falha inicialmente apresenta um mau contato, como a luz do ABS acesa de forma intermitente. Porém, verificando com o scanner, não apresenta nenhum código de falha. A luz fica acesa e não identifica falha. Neste momento devemos realizar a limpeza do conector da ECU e refazer a vedação dele.

 

Na próxima edição, veremos Sistema ABS Pajero TR4.

 

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