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Nesta última matéria da série de sistemas ABS, acompanhe alguns importantes pontos do conjunto que é utilizado na nova geração do Uno. Comercializado desde 2010, já vemos alguns exemplares em nossas oficinas
Vamos aos detalhes do Fiat Uno 1.0 2010:
PINOS / SISTEMA FIAT UNO
ATERRAMENTO 01 – 04
Unidade Eletrônica - Localizada próximo do conjunto cilindro-mestre e servofreio, temos o conjunto de unidade eletrônica e hidráulica em uma mesma carcaça. São itens bem pequenos e bem leves, demonstrando o quanto evoluíram estas duas unidades em termos de velocidade, mas principalmente em tamanho e peso. A ECU recebe aterramento para todos os seus circuitos pelos pinos 1 e 4, linha 30 direto da bateria passando pelos fusíveis 1 e 23, ligados aos pinos 02 e 03, e a linha pós-chave de ignição, linha 15, ligada ao pino 18. Atente que as linhas 30 e 31 são os pinos grandes da ECU e respectivo conector elétrico.
Há ainda a comunicação com o scanner automotivo pelo pino 11 da ECU com o pino 01 do conector OBD, e a comunicação com a rede CAN deste carro da Fiat entre os pinos 14 e 25 com CAN-1 e os pinos 15 e 26 com o CAN-2.
Unidade Hidráulica - É bem compacta e já está integrada com a bomba de recalque. Também possui as oitos solenoides de controle.
As oito solenoides moduladas pela unidade hidráulica são:
• Isolamento dianteira direita;
• Diminuição dianteira direita;
• Isolamento dianteira esquerda;
• Diminuição dianteira esquerda;
• Isolamento traseira direita;
• Diminuição traseira direita;
• Isolamento traseira esquerda;
• Diminuição traseira esquerda.
São do tipo Hall de dois fios, sendo o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda ou ao redor do cubo do tambor de freio. Isto mesmo, é perfeitamente possível termos um sistema de freio ABS com discos e pastilhas de freio na dianteira, e lonas com patins e tambores no eixo traseiro.
No eixo dianteiro temos os maiores problemas por causa dos rolamentos e sua posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor. Sempre estar atento no momento de prensar um novo rolamento, seja pela posição do anel magnetizado para a posição do sensor, quanto a não utilizar calços que danifiquem este anel. No eixo traseiro devemos ter muito cuidado na remoção do cubo e na compra do mesmo em casos de trocas do rolamento traseiro.
Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:
TRASEIRO DIREITO – pinos 08 e 19;
TRASEIRO ESQUERDO – pinos 06 e 17;
DIANTEIRO DIREITO – pinos 09 e 10;
DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 05 e 16.
Por ser ainda um sistema novo, em um veiculo que começa a frequentar as oficinas de reparação automotiva, chamo mais atenção para os cuidados na troca de rolamentos de rodas dianteiras, que são prensados na manga de eixo, e na troca dos cubos traseiros. Cuidados também na troca dos patins de freio, pois não se pode apoiar ferramentas no anel magnetizado do cubo.
Finalizo esta sequência ininterrupta de 5 anos, sem falhas, todos os meses, sempre com uma novidade com dicas, detalhes, valores de medições e pinos de ligações. São 60 edições do Jornal Oficina Brasil que somadas daria um livro com mais de 158 páginas (quem sabe?), que fiz e faço por puro prazer, sem preocupações financeiras ou status, sem venda de informação, eu gosto é de espalhar a informação, somente assim, no meu pensamento, é que poderemos ser um profissional melhor, e ter uma profissão mais respeitada. Muito obrigado a todos que leram, elogiaram, e até os poucos que criticaram, mas fiz aquilo que gosto. Abraços a todos!