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  5. Sistema de freio antiblocante ABS para o Fiat Uno EVO 1.0 2010 - Aula 60

Sistema de freio antiblocante ABS para o Fiat Uno EVO 1.0 2010 - Aula 60


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Pedro Luiz Scopino
10 de setembro de 2013

scopino01SCOPINO02Nesta última matéria da série de sistemas ABS, acompanhe alguns importantes pontos do conjunto que é utilizado na nova geração do Uno. Comercializado desde 2010, já vemos alguns exemplares em nossas oficinas

Em nosso último encontro, aqui no Jornal Oficina Brasil, nesta grande série chamada ABS, vamos abordar um veículo muito mais para a linha popular, lembrando a todos que em 2014, logo aí, teremos a obrigatoriedade de aplicação de sistemas de segurança como airbag e ABS na maioria dos veículos, por isso, temos hoje muitos veículos já saindo de série com estes dois importantes acessórios, que deixarão de ser chamados assim, já que serão itens obrigatórios de segurança, e você amigo reparador, deve estar apto a esta manutenção, perder o medo de trabalhar com estes itens, que serão em breve tão corriqueiros como scopino03scopino04scopino05scopino06a injeção eletrônica de combustível, ou vai me dizer que você só trabalha com carros carburados desde que chegou a eletrônica na alimentação de combustível? Tenho certeza que a resposta é não, portanto, com freios ABS você também irá trabalhar com informação técnica, dicas, detalhes, que você aprendeu aqui nas páginas deste rico Jornal.

Vamos aos detalhes do Fiat Uno 1.0 2010:

ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA      

      PINOS / SISTEMA     FIAT UNO

       ATERRAMENTO  01 – 04

  1. POSITIVO     02 – 03 – 18

    Componentes:

    Unidade Eletrônica - Localizada próximo do conjunto cilindro-mestre e servofreio, temos o conjunto de unidade eletrônica e hidráulica em uma mesma carcaça. São itens bem pequenos e bem leves, demonstrando o quanto evoluíram estas duas unidades em termos de velocidade, mas principalmente em tamanho e peso. A ECU recebe aterramento para todos os seus circuitos pelos pinos 1 e 4, linha 30 direto da bateria passando pelos fusíveis 1 e 23, ligados aos pinos 02 e 03, e a linha pós-chave de ignição, linha 15, ligada ao pino 18. Atente que as linhas 30 e 31 são os pinos grandes da ECU e respectivo conector elétrico.

    Há ainda a comunicação com o scanner automotivo pelo pino 11 da ECU com o pino 01 do conector OBD, e a comunicação com a rede CAN deste carro da Fiat entre os pinos 14 e 25 com CAN-1 e os pinos 15 e 26 com o CAN-2.

    Unidade Hidráulica - É bem compacta e já está integrada com a bomba de recalque. Também possui as oitos solenoides de controle.

    As oito solenoides moduladas pela unidade hidráulica são:

    • Isolamento dianteira direita;

    • Diminuição dianteira direita;

    • Isolamento dianteira esquerda;

    • Diminuição dianteira esquerda;

    • Isolamento traseira direita;

    • Diminuição traseira direita;

    • Isolamento traseira esquerda;

    • Diminuição traseira esquerda.

    SENSORES

    São do tipo Hall de dois fios, sendo o anel magnético na própria capa dos rolamentos de roda ou ao redor do cubo do tambor de freio. Isto mesmo, é perfeitamente possível termos um sistema de freio ABS com discos e pastilhas de freio na dianteira, e lonas com patins e tambores no eixo traseiro.

    No eixo dianteiro temos os maiores problemas por causa dos rolamentos e sua posição de montagem justamente pela posição da capa em anel magnetizado para trabalhar junto do sensor. Sempre estar atento no momento de prensar um novo rolamento, seja pela posição do anel magnetizado para a posição do sensor, quanto a não utilizar calços que danifiquem este anel. No eixo traseiro devemos ter muito cuidado na remoção do cubo e na compra do mesmo em casos de trocas do rolamento traseiro.

    Os sensores estão ligados à ECU eletrônica da seguinte forma:

    TRASEIRO DIREITO – pinos 08 e 19;

    TRASEIRO ESQUERDO – pinos 06 e 17;

    DIANTEIRO DIREITO – pinos 09 e 10;

    DIANTEIRO ESQUERDO – pinos 05 e 16.

    COMENTÁRIOS

    Por ser ainda um sistema novo, em um veiculo que começa a frequentar as oficinas de reparação automotiva, chamo mais atenção para os cuidados na troca de rolamentos de rodas dianteiras, que são prensados na manga de eixo, e na troca dos cubos traseiros. Cuidados também na troca dos patins de freio, pois não se pode apoiar ferramentas no anel magnetizado do cubo.

    Finalizo esta sequência ininterrupta de 5 anos, sem falhas, todos os meses, sempre com uma novidade com dicas, detalhes, valores de medições e pinos de ligações. São 60 edições do Jornal Oficina Brasil que somadas daria um livro com mais de 158 páginas (quem sabe?), que fiz e faço por puro prazer, sem preocupações financeiras ou status, sem venda de informação, eu gosto é de espalhar a informação, somente assim, no meu pensamento, é que poderemos ser um profissional melhor, e ter uma profissão mais respeitada. Muito obrigado a todos que leram, elogiaram, e até os poucos que criticaram, mas fiz aquilo que gosto. Abraços a todos!

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