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Recuperação de vapor de reabastecimento a bordo (ORVR) - PARTE 2


ORVR é um sistema de controle de emissões veiculares que coleta vapor de combustível gerado durante o processo de reabastecimento de um veículo, que atende à Resolução Conama Nº 492 de 20 de dezembro de 2018

Por: Antonio Gaspar de Oliveira - 11 de janeiro de 2024

Com a compreensão dos efeitos nocivos das emissões evaporativas, foram desenvolvidos controles mais eficientes das emissões de vapores de combustível. 

Como efeito de conscientização global, todos os países estão adotando estas medidas de controles evaporativos, tornando os carros menos poluidores e nos permitindo ter uma condição ambiental muito mais saudável. (Fig. 11)

Para exemplificar, existem os seguintes tipos de emissões de vapores de combustível: (Fig. 12)

Repouso/estacionado: As emissões diurnas resultam da evaporação da gasolina devido à oscilação da temperatura durante o dia e a noite.

Funcionamento: As emissões de perda de funcionamento representam a gasolina que é vaporizada pelo motor e pelo sistema de combustível durante a operação.

Aquecimento/Resfriamento: As emissões ocorrem durante a primeira hora em que o veículo está estacionado após a operação normal.

Abastecimento: As emissões de reabastecimento ocorrem quando o combustível é bombeado para dentro do tanque, deslocando o vapor rico em hidrocarbonetos (COV).

Consolidando as informações sobre o funcionamento do sistema ORVR, ele é composto pelo tanque de combustível, um recipiente de armazenamento de vapor (cânister), válvulas, mangueiras e o espaço de gás/vapor do tanque de combustível. 

Para evitar que os vapores de combustível escapem diretamente para a atmosfera, as linhas de ventilação do tanque de combustível passam os gases ou vapores para o recipiente de armazenamento de vapor, que fica confinado e armazenado até a partida do veículo. 

Quando o veículo está funcionando e o motor está mais quente, o recipiente de armazenamento libera os vapores através de uma válvula de purga aberta pelo módulo de controle do trem de força (PCM) do veículo, diretamente no coletor de admissão. Os vapores são então queimados juntamente com a mistura ar-combustível dentro do motor. 

Os sistemas de controles evaporativos são sistemas ativos e não requerem manutenção. No entanto, podem ocorrer falhas e o sistema pode não funcionar conforme projetado. Por isso, o módulo PCM do veículo executa autoverificações para identificar se há fluxo de ar do cânister para o motor e se há vazamentos no tanque de combustível, no cânister, nas linhas de combustível e nas aberturas de ventilação. (Fig. 13)

O sistema acionará um código de falha e acenderá a luz de verificação do motor, mesmo se for detectado um vazamento menor que o tamanho de uma picada de agulha.

COMPONENTES DO SISTEMA

O PCM é responsável por avaliar a integridade do sistema de controle de evaporação de combustível executando um monitor de diagnóstico durante certas condições de condução para detectar vazamentos evaporativos. Ele definirá um código de falha de diagnóstico (DTC) e a luz de verificação do motor ficará acesa se ocorrerem vazamentos. 

O PCM também é responsável por dosar adequadamente o vapor de combustível armazenado de volta ao motor, monitorando as condições de operação do motor e do veículo, o nível de combustível, os tempos de ciclo e a temperatura ambiente.

O tanque de combustível armazena combustível e também armazena algum vapor de combustível antes de passá-lo para o recipiente de armazenamento, o cânister. O tanque de combustível é hermético, com vedações nos pontos de acesso por onde o combustível e o vapor passam para o motor e o reservatório. (Fig. 14)

Quaisquer quebras ou rupturas abaixo do tanque de combustível levam a vazamentos de combustível, enquanto aquelas acima do tanque resultam na fuga de vapores de gasolina para a atmosfera. O sistema ORVR identificará e acionará um código de falha quando tais problemas ocorrerem.

A tampa do tanque evita que vapores de combustível ou o próprio combustível entrem na atmosfera devido à evaporação do combustível no tanque. Também permite que ar fresco entre no tanque de combustível para substituir o combustível transferido para o motor. 

É, portanto, um componente essencial do sistema de combustível e deve ser corretamente projetado, calibrado e instalado para fornecer uma vedação hermética. As tampas do tanque de combustível vêm com ou sem ventilação e devem ser substituídas por outras do mesmo tipo, se estiverem faltando. Caso contrário, o sistema de controle evaporativo irá disparar um código de falha. (Fig. 15)

O sensor de pressão do tanque de combustível mede a pressão positiva e negativa no tanque de combustível. Durante o monitoramento, o PCM usa essa pressão para detectar vazamentos de vapor no tanque de combustível e acionará um código de falha e acenderá a luz de verificação do motor quando um vazamento for detectado ou se o sensor falhar.

O cânister é geralmente um recipiente de plástico cheio de carvão ativado e conectado ao tanque de combustível por uma linha de ventilação. Absorve e confina os vapores de combustível até a partida do motor do veículo. À medida que o veículo se move, a válvula de purga do cânister se abre para permitir que o vácuo de admissão atraia os gases para dentro do motor para combustão.

A válvula de purga do cânister geralmente é operada eletricamente e permite que o vácuo do motor retire vapores de combustível. A válvula, entretanto, pode ficar entupida ou mantida aberta por partículas de carvão ou detritos. O PCM do veículo avalia a condição da válvula e ativa a luz de verificação do motor se um problema for detectado. (Fig. 16)

Resumindo, a poluição veicular abrange mais do que apenas emissões de escapamento. Os vapores de combustível que escapam do motor e do tanque de combustível também são uma fonte significativa de poluição por hidrocarbonetos, esteja o motor funcionando ou não, e podem continuar a poluir a atmosfera até que não haja mais combustível no motor ou no tanque. Os sistemas de controle de evaporação evitam que esses hidrocarbonetos escapem e alertam o motorista sempre que ocorre um vazamento.

Com este novo sistema de controle evaporativo, ORVR, podemos ficar tranquilos pois não sentiremos mais o cheiro de combustível durante o abastecimento e a imagem do vapor saindo do bocal do tanque ficará no passado. (Fig. 17)

AVISO IMPORTANTE

O enchimento do tanque pode danificar o sistema de recuperação de vapor de reabastecimento a bordo (ORVR), adicionar mais combustível, depois que a bomba desligar automaticamente, pode danificar o cânister, saturando com combustível e fazendo com que a luz de verificação do motor acenda. 

Se o ORVR estiver danificado, ele não capturará adequadamente os vapores nocivos. O sistema normalmente dura a vida útil de um carro, mas completar o tanque até derramar pode inutilizar o sistema e o reparo vai ficar bem caro. (Fig. 18)