Nesta nossa oitava matéria da série ABS vamos abordar o sistema 5.3, aplicado nos veículos Volkswagen Gol e Parati, Chevrolet Corsa e Fiat Palio. Trata-se de um sistema mais moderno e leve, tanto que ocupo um pequeno espaço físico.O sistema é do tipo 8K4S, com quatro sinais de velocidades das rodas e oito solenóides de controle ou manutenção da pressão do fluído de freio. É a evolução do sistema 5.0 abordado na edição anterior.

Sensor de ABS no freio traseiro
Fabricado pela Bosch, o sistema 5.3 é aplicado como item opcional nos seguintes veículos, a partir do ano de 1996:
linha GM – Corsa Sedan
linha VW – Gol e Parati após março de 1996
linha FIAT – Palio 1.6 16V após 1996
O sistema 5.3 possibilita o acesso aos códigos de avarias através do scanner automotivo, mas também através de códigos de piscadas após fazermos um jumper (ligação) no conector de diagnose.
OBS: Para o Corsa Sedan o código de piscadas não está disponível
Os dois relés da unidade eletro-hidráulica alimentam as solenóides e estão soldados na unidade.

Componentes:
Unidade Hidráulica
Está incorporada à unidade eletrônica e localizada próximo ao cilindro mestre de freio. Possui oito solenóides, quatro de isolamento e quatro de descarga, sendo uma para cada canal de saída controlada pela ECU (uma por roda). Este controle é feito em intervalos de ms (milisegundos) e o sistema é muito eficiente nesta ação de isolar a roda sem a permissão de passagem do fluído, ou de descarga que permite a bomba de recirculação retirar e baixar a pressão na roda correspondente.
Unidade Eletrônica
Faz parte do conjunto unidade hidráulica e eletrônica, possui 31 pinos em seu conector elétrico e o conector de diagnose é separado e independente. Há em seu conector elétrico próximo à trava um dispositivo que fecha dois contatos automaticamente, que quando o mesmo é removido mantém acesa a lâmpada de falhas do ABS, para que, ao ser desligado, o conector mantenha a lâmpada de anomalia acesa.
O aterramento é feito pelos pinos 16 e 19, a alimentação positiva via bateria (linha 30) pelos pinos 17 e 18, e o pós-chave de ignição (linha 15) pelo pino 15 da ECU, passando por fusível de proteção.
Sensores
O sistema 5.3 tem sensores indutivos de dois fios, mais uma malha de aterramento ligada ao pino 19 da ECU, sendo um sensor de velocidade por roda, alimentados pela própria ECU do ABS. Para a geração de sinais, há a roda dentada em formato de anel no lado externo da junta homocinética fixa nas rodas dianteiras, e no cubo de rolamentos no tambor de freio, nas rodas traseiras, ou nos discos.
A ligação à ECU nas linhas VW e Fiat se dá pelos pinos:
roda dianteira esquerda – 6 e 7
roda dianteira direita – 4 e 5
roda traseira esquerda – 8 e 9
roda traseira direita – 1 e 3
Já para a linha GM Corsa Sedan temos a seguinte ligação:
roda dianteira esquerda – 6 e 7
roda dianteira direita – 3 e 5
roda traseira esquerda – 8 e 9
roda traseira direita – 1 e 2
Bomba de Recirculação
É acionado pela ECU de forma direta e interna com alimentação negativa, e o positivo é pelo relé especifico soldado na unidade eletrônica do freio ABS, está incorporada à unidade hidráulica. Há uma fita de ligação à massa em forma de malha de aterramento. Esta fita de aterramento é uma grande causa de falhas e mau contato, já que o conjunto é montado sob pequenos coxins de borracha para diminuir as vibrações causadas pelo acionamento da bomba.
Diagnóstico
O sistema 5.3 pode ter acesso ao código de falhas com ou sem scanner automotivo. Há diferentes tabelas de falhas para a linha Palio e para a linha Gol / Parati.
Linha Palio 1.6 16V
Através de código de piscadas podemos identificar as falhas registradas em sua memória, seguindo o seguinte procedimento:
- localizar o conector de diagnóstico próximo à unidade eletrônica
- fazer um jump “ligação” entre pinos 1 e 2 (linha Palio)
- ligar a ignição
- contar as piscadas e comparar com a tabela:
Linha Gol e Parati
É o mesmo procedimento inicial, mas agora devemos fazer o jump entre os pinos 2 e 3.
Para apagar a memória, podemos acessar esta função via scanner, desligando a bateria, interrompendo a alimentação da ECU por alguns minutos ou ligando e desligando a ignição por 20 vezes.

Unidade eltro-hidráulica
Comentários
O ABS 5.3 está presente em muitos veículos da linha VW top de mercado e no esportivo Palio 1.6 16V e Palio Weekend com mesma motorização, e em raros casos o encontramos no GM Corsa Sedan.
A maior parte das falhas neste sistema está no pós manutenção, onde não é substituído corretamente o fluído de freios e este líquido contaminado danifica o sistema. Outra falha é o retorno do êmbolo (pistão) da pinça de freio para troca de pastilhas, neste processo incorreto o fluído velho e sujo é “empurrado” para o interior do circuito e chegando até as válvulas da unidade hidráulica podendo travar uma delas na posição aberta, ocasionando até a troca da unidade hidráulica.
Procedimento:
No retorno do êmbolo para troca de pastilhas, deve ser aberto o sangrador correspondente e ligar uma mangueira no mesmo, para recolhimento do fluído antigo e sujo. Após a instalação de novas pastilhas, deve ser efetuada a sangria do circuito até sair fluído limpo pelo sangrador. Muitas vezes em uma simples troca de pastilhas de freio mal efetuada pode ser danificada e inutilizada a unidade hidráulica do ABS.
Na próxima edição, veremos o Sistema ABS do VW Passat importado.