Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 4 - De maneira simples aprenda a parte elétrica

Parte 4 - De maneira simples aprenda a parte elétrica

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
26 de maio de 2010

 

Dando sequência a esta série de matérias sobre o ‘be a bá’ de onde nasce a parte elétrica, falaremos agora sobre farol alto e baixo.

Antes de adentrar ao assunto gostaria de relembrar que:

O número 30 impresso nas costas do botão de acionamento significa que nele é descarregado corrente direto da bateria, pós caixa de fusíveis;
O número 58 é lanterna e os 58 B (no caso da linha Volks) é a alimentação do reostato do painel.

O número 56 impresso nas costas do botão do farol significa que ele ‘libera’ corrente para o farol baixo. Nele o fio possui coloração amarela. A linha 56 do botão do farol vai alimentar o 56 do relé do farol (localizado na caixa de fusíveis).

O 56 A do relé do farol vai alimentar a base da caixa de fusíveis (fio amarelo, farol baixo). Após passar pelo fusível, existe uma ramificação, gerando 2 fios amarelos para os faróis (um para o farol direito e outro para o esquerdo).

Obs: Para saber sobre a função do número 30 impresso nas costas do relé, veja a edição de abril!

A letra ‘F’ também impressa nas costas do rele significa farol alto. A coloração do fio é branca. Após passar pelo fusível, existe uma ramificação, gerando 2 fios brancos para o farol alto (um para o farol direito e outro para o esquerdo).

A letra ‘S’ do relé vai ligado a um fio marrom com listra branca, que conduz um sinal negativo, que sai da chave de seta e realiza a mudança do farol alto para baixo e vice versa. O fio marrom da chave de seta é terra e possui o número 31 como identificação. Lembre-se, a partir de hoje tudo o que se refere ao número 31 sempre será negativo!

Até o próximo mês companheiro!


Colaborou com este artigo
Alexandre Pandolfi Peres
Alekareka Assistência 24 Horas
www.alekarekaassistencia.com.br
Alekareka é consultor técnico e ministra cursos sobre eletrônica embarcada






NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como uma simples pintura de para-choque gerou um reparo de R$ 4.500
Técnicas
Técnicas
Ar-condicionado com carga baixa de fluido refrigerante compromete o desempenho do sistema
Técnicas
Técnicas
Transmissão CVT: eficiência contínua com variação de torque sem escalonamento