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Dando sequência a esta série de matérias sobre o ‘be a bá’ de onde nasce a parte elétrica, falaremos agora sobre farol alto e baixo. Antes de adentrar ao assunto gostaria de relembrar que: O número 30 impresso nas costas do botão de acionamento significa que nele é descarregado corrente direto da bateria, pós caixa de fusíveis; O número 58 é lanterna e os 58 B (no caso da linha Volks) é a alimentação do reostato do painel. O número 56 impresso nas costas do botão do farol significa que ele ‘libera’ corrente para o farol baixo. Nele o fio possui coloração amarela. A linha 56 do botão do farol vai alimentar o 56 do relé do farol (localizado na caixa de fusíveis). O 56 A do relé do farol vai alimentar a base da caixa de fusíveis (fio amarelo, farol baixo). Após passar pelo fusível, existe uma ramificação, gerando 2 fios amarelos para os faróis (um para o farol direito e outro para o esquerdo). Obs: Para saber sobre a função do número 30 impresso nas costas do relé, veja a edição de abril! A letra ‘F’ também impressa nas costas do rele significa farol alto. A coloração do fio é branca. Após passar pelo fusível, existe uma ramificação, gerando 2 fios brancos para o farol alto (um para o farol direito e outro para o esquerdo). A letra ‘S’ do relé vai ligado a um fio marrom com listra branca, que conduz um sinal negativo, que sai da chave de seta e realiza a mudança do farol alto para baixo e vice versa. O fio marrom da chave de seta é terra e possui o número 31 como identificação. Lembre-se, a partir de hoje tudo o que se refere ao número 31 sempre será negativo! Até o próximo mês companheiro! Colaborou com este artigo Alexandre Pandolfi Peres Alekareka Assistência 24 Horas www.alekarekaassistencia.com.br Alekareka é consultor técnico e ministra cursos sobre eletrônica embarcada |
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