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  5. Parte 4 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

Parte 4 - Apresentação do câmbio automático AL4/DP0 (Renault, Peugeot e Citroën)

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
22 de dezembro de 2009
Dando continuidade a nossa seqüência de desmontagem da transmissão automática AL4/DP0, utilizada nos veículos das montadoras francesas (Renault, Peugeot e Citroën), neste número finalizaremos a desmontagem e iniciaremos a montagem utilizando as ferramentas e procedimentos recomendados pela fábrica.

Desmontagem
1-Ferramentas recomendadas
(Fig.1) Ferramenta para fixação do eixo de entrada 0342-E
(Fig.2) Ferramenta para remoção e reinstalação das travas do Freio F2 0342-Q.
2-Remoção
Remoção da tampa traseira da transmissão.
• Posicione a ferramenta número 1 conforme indicado pela figura 3.
• Remova os parafusos (2) e a tampa (1) conforme mostra a figura 4.
Nota: Os parafusos de fixação da carcaça do conversor e da carcaça traseira são iguais.
• Remova o pistão (3) do freio F1 girando-o ligeiramente conforme mostra a figura 5.

Acumulador de pressão
Remova a mola (5), o pistão (4), o calço (6),o rolamento de apoio de agulhas (7) e o vedador (8), conforme indicado na figura 6.

Conjunto de entrada de força da transmissão (embreagens E1 + E2 e freio F1)
Posicione a transmissão, com a carcaça traseira voltada para baixo.
Segure o eixo de entrada (9, solte a ferramenta (1), e remova o eixo primário completo (9) e a ferramenta (1)
Nota: Verifique se não existem discos presos na carcaça do conjunto. (Figura 7)
Comprima a tampa do pistão de controle (1) do freio F2 através da ferramenta (2)  (Figura 8)
Remova o anel trava (11), a ferramenta (2), a tampa (10), o pistão (12) e a mola (13), conforme indicado na figura 9.
Solte o parafuso de ancoragem (14) umas poucas voltas a fim de liberar a cinta do freio F2, conforme mostra a figura 10.
Remova a cinta (15) do freio F2, conforme a figura 11.

Desmontagem da Embreagem E2
Remova a engrenagem solar (1) (Fig.12). Depois, remova o cubo da carcaça da embreagem (2), o rolamento de apoio (3), o anel trava (4) e a placa de reação (5) segundo a figura 13
Nota: O rolamento de apoio “a” não deve ser removido.
Gire o eixo de entrada para remover os discos do conjunto da embreagem E2. (Fig.14)
Atenção: o curso de compressão da ferramenta (1) é muito limitado.
Remova o anel trava (6) do contra pistão (7). Utilizando a ferramenta especial (1), uma prensa de bancada e um alicate para anéis trava. (fig.15)
Depois, removaa ferramenta (1), o anel trava (6), o contra pistão (7), o conjunto das molas de retorno (8) e o pistão (9) – consulte a nota, conforme indicado pelas figuras 15 e 16.
Nota: o pistão (9) é removido montando-se o conjunto do eixo de entrada na tampa traseira e aplicando-se ar comprimido sob baixa pressão no orifício b, conforme indicado pela figura 17.
Atenção: O curso de compressão da ferramenta (2) é muito limitado.
Remova o anel trava (10) utilizando a ferramenta especial, uma prensa de bancada e um alicate apropriado para travas, conforme indicado na figura 18.
Na sequência, remova a ferramenta (2), a carcaça (11) dos conjuntos de embreagens E1 e E2.
Retire ainda a placa de reação (12), os discos (13) do conjunto de embreagem E1 e o anel O-ring (14) conforme mostra a figura 19.
Atenção: O curso de compressão da ferramenta especial (2) é muito limitado.

Remova o anel trava (15) utilizando a ferramenta especial (2), uma prensa de bancada e um alicate para travas apropriado. Figura 20
Remova também a ferramenta especial (2), o contra pistão (16), o conjunto das molas de retorno (17) e o pistão (18) – consulte a nota, conforme mostrado a figura 21.
Nota: O pistão (18) é removido posicionando-se o eixo de entrada na tampa traseira e aplicando-se ar comprimido no orifício “c”. (Figura 22).

Montagem da embreagem E1
Obrigatório: Lubrifique os lábios do pistão e do contra pistão da embreagem E1 misturando-se vaselina neutra com fluido indicado para a transmissão.

Depois, instale o pistão (18) girando-o em seu alojamento cuidadosamente, 0 conjunto das molas de retorno (17) e o contra pistão (16), conforme a Figura 21.

Instale um novo anel trava (15) com o auxilio de uma prensa de bancada, a ferramenta especial e um alicate especial para travas.
Instale um novo anel de vedação tipo o-ring no fundo do conjunto. (Figura 20)
Atenção: Tome cuidado para não danificar o anel O-ring nas estrias do eixo de entrada, ao instalá-lo.
Posicione a carcaça (11) da embreagem E1 de cabeça para baixo. (conforme mostra a figura 25).
Obrigatório: O primeiro disco do conjunto possui presilhas externas. Posicione o lado revestido do disco voltado para o lado da placa de reação.
Depois, posicione a placa de reação (12), os discos (13) do conjunto de embreagem E1.
Finalmente, instale o conjunto no eixo de entrada.
No próximo número daremos continuidade à montagem da transmissão. Até lá.

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