Conforme vimos na edição passada do jornal, após identificar a reclamação do cliente pelo preenchimento de um formulário padrão e algumas medições preliminares de um veículo com queixa de vibração a uma determinada velocidade, o técnico procederá a algumas operações de serviço levando em consideração certos cuidados. Foi abordado também o procedimento de medição da excentricidade radial da roda, e nesta edição prosseguiremos nas verificações para identificação das causas de vibrações reclamadas.
Procedimento de medição (roda)
A. Excentricidade lateral no veículo (Figura 1)
Monte a roda no cubo. Certifique-se que a área de contato da roda com a ponta do relógio comparador (sede da flange) esteja livre de qualquer material que possa afetar a medição.
Posicione a ponta do relógio comparador na flange da roda e gire-a para localizar o ponto mais baixo. Zere o relógio logo após. Gire a roda para verificar a excentricidade total e localizar o ponto mais alto. Posicione o relógio comparador na flange oposta e repita a medição. A excentricidade será aceitável se ela for de no máximo 1,14 mm para rodas de aço ou de 0,76 mm ou menos para rodas de liga leve.
B. Excentricidade radial no veículo (Figura 2)
Posicione o relógio comparador na sede da flange da roda. Gire a roda para verificar a excentricidade total e localizar o ponto mais alto. Posicione o relógio comparador na sede da flange oposta e repita a medição. Ela será aceitável se for de no máximo 1,02 mm para cada flange para rodas de aço ou de 0,76 mm ou menos para rodas de liga leve.
C. Excentricidade Lateral e Radial fora do veículo
Faça uma marca coincidente no prisioneiro e no furo da roda. Remova a roda e coloque-a na máquina de balanceamento dinâmico.
O procedimento é o mesmo utilizado para medir as excentricidades lateral e radial no veículo.
Balanceamento do Conjunto Roda e PneuExistem dois tipos de balanceamento do conjunto roda e pneu. Balanceamento estático e balanceamento dinâmico.
Balanceamento Estático (Figura 3) – distribuição equalizada de peso ao redor da roda.
O desbalanceamento estático causa saltos, chamados de trepidação, na roda, causando eventualmente desgaste irregular do pneu, além de comprometer o conforto dos ocupantes do veículo e a vida útil dos componentes da suspensão.
Balanceamento Dinâmico (Figura 4) – Distribuição equalizada de peso em cada lado da linha central. O desbalanceamento dinâmico causa um movimento de lado a lado chamado vibração lateral ou "shimmy".
Variações de Força RadialAs variações de força radial podem ser verificadas através da análise de problema no pneu (em laboratório especializado) ou uma máquina ajustadora de pneu. A mudança de posição radial do eixo é medida por ambas as máquinas.
Balanceamento de aperfeiçoamento no carroO balanceamento do conjunto roda/pneu no veículo somente é recomendado quando o balanceamento fora do veículo não corrigir o problema. Pode ser chamado de balanceamento de aperfeiçoamento, pois pode corrigir tambor ou disco desbalanceados.
A indexação é o método de correção de desbalanceamento do tambor ou disco de freio sem adição de peso à roda dinamicamente balanceada.
Procedimento: faça uma marca coincidente no prisioneiro e no furo de roda e remova a roda. Faça uma marca no tambor ou disco de freio e gire o mesmo 90 graus. Monte novamente o conjunto roda/pneu e verifique o balanceamento. Se não for ainda satisfatório, ou se o balanceamento piorar, volte a roda para o sentido anterior e mais 90 graus, e assim por diante, até conseguir o melhor resultado.
NOTA: Os pesos adicionados à roda no balanceamento do conjunto fora do veículo NÃO podem ser removidos quando executado um balanceamento de aperfeiçoamento. O balanceamento dinâmico no veículo corrigirá o balanceamento estático adicionando-se peso a ambos os lados do aro da roda.
Veículos com Tração TraseiraAtenção: para veículos com tração traseira, deve ser verificada a existência de diferencial de deslizamento limitado (tração positiva) antes da operação de balanceamento do conjunto roda/pneu no lugar. Isto pode ser feito levantando-se as rodas traseiras e girando uma delas. Se a outra roda girar no mesmo sentido, o diferencial é de deslizamento limitado, caso contrário, o diferencial será do tipo padrão (livre).
Diferencial de Deslizamento LimitadoA roda oposta à que será balanceada deve ser removida e as porcas reinstaladas para prevenir que o tambor ou o disco movimente-se para fora do conjunto durante o procedimento de balanceamento da roda/pneu. Sem as porcas, haveria a possibilidade de provocar um acidente de trabalho.
CUIDADO: nos diferenciais padrão, quando uma roda é bloqueada, não exceda 55 km/h, pois isto poderá causar danos ao conjunto de engrenagens do diferencial.
Veículos com Tração DianteiraAtenção: a suspensão deve sempre estar em uma condição sob carga (veículo apoiado sob os braços da suspensão) em veículo com tração dianteira, para prevenir danos aos semi-eixos e engrenagens do diferencial.
Na sequência deste artigo, abordaremos aspectos da montagem do conjunto e verificação dos órgãos mecânicos ligados ao sistema de suspensão/direção.