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Este mês iremos demonstrar a ramificação e distribuição da parte elétrica. As dicas oferecidas contemplam a grande maioria dos veículos, desde os populares até modelos de luxo. Com exceção de alguns modelos franceses, que possuem diferentes padrões de cores no chicote, o reparador mesmo assim conseguirá discernir os diferentes destinos de cada fio, desde que seguidas às dicas a seguir. Obs: Esteja em mãos com a lâmpada de testes (veja na edição de março de 2010 como fazê-la). Para facilitar o entendimento, vamos iniciar pela lanterna. O acionamento da lanterna inicia no botão do farol, no painel interno do habitáculo. Na parte de trás do botão (esteja ele localizado no painel ou na chave de seta), haverá um pino de número 30. Isso significa que ali entra corrente direta da bateria. A partir de hoje ele será o positivo direto da bateria, porém ‘pós’ caixa de fusíveis! Todo botão do farol será alimentado pela linha 30. Lembre-se, o botão nada mais é que um liga/desliga! O número 58 localizado em um dos pinos nas costas do botão do farol é referente à lanterna do veículo (1º estágio do botão). Ele é interligado ao fio cinza ‘puro’. Este fio por sua vez se dirige do botão até a base da caixa de fusíveis. Ele alimentará uma placa, que por sua vez alimentará os fusíveis e depois as ramificações (saídas). É aí que entra o papel do fusível, responsável em fazer a ponte entre a entrada e saída da corrente da caixa. Pois bem, após passar pelo fusível, existirão algumas derivações do fio inicial que era todo cinza. Na saída agora haverá um fio cinza com listra preta, que alimentará do lado esquerdo/motorista a lanterna (dianteira e traseira), e outro fio, porém cinza com listra vermelha, que alimentará no lado direito (passageiro) a lanterna (dianteira e traseira). Existe também o número 58 ‘B’ nas costas do botão. Ele é o sinal de saída do reostato, responsável em aumentar ou diminuir a intensidade da luminosidade do painel. Portanto o sinal também nasce no botão (lembre-se que o botão é alimentado pela linha 30, positivo direto da bateria/caixa de fusíveis, e o reostato nada mais é que uma saída com resistência variável). Funcionamento da lanterna (Resumo) 1º O Botão do farol recebe positivo direto da bateria após ter passado pela caixa de fusíveis; 2º O número 58 do botão do farol pertence ao sinal da lanterna (1º estágio). Ele alimenta uma parte da base da caixa de fusíveis; 3º O fusível energizado envia a corrente ao outro lado (ponte), local onde inicia a distribuição/ramificação paras as lanternas dianteira e traseira esquerda (fio cinza/preto), e dianteira e traseira direita (fio cinza/vermelho). Para a próxima edição continuaremos a demonstrar o ‘be a bá’ da parte elétrica de maneira simples e prática. 1 abraço e até lá! |
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