Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 2 – Recalibração de módulos eletrônicos

Parte 2 – Recalibração de módulos eletrônicos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
25 de maio de 2010

 

Nesta segunda reportagem sobre o tema evolução de calibrações, identificaremos mais algumas melhorias nos programas, tais como estouro corpo de borboleta, melhoria partida a frio e desempenho. Iremos a seguir identificar algumas melhorias na linha Volkswagen.

Um dos casos mais conhecidos são dos primeiros Fox 1.0 com central eletrônica 4BV que apresentavam estouro no coletor de admissão, também conhecido como retroignição ou backfire (Veja boletim anexo na site do jornal Oficina Brasil).

Este veículo possui uma central de calibração identificada como 4BV, que passou por uma série de evoluções de calibração. Primeiro virou 4BV.BT 113, depois evoluiu para 4BV.BT T114 e, um pouco mais tarde evoluiu para 4BV.BT T115, até que passou a ser 4BV.BT T116.

Já o Gol e Fox flex com ECU 4BV.ER também passaram por recalibração. Inicialmente era 4BV.ER 1703, e depois evoluiu para 4BV.ER 1704.
Já o Gol 1.0 8v gasolina ano 2001/2002 com sistema 4SV.AR passou por evolução de calibração de 4SV.AR 9751 para calibração 4SV.AR 9752 e, posteriormente para 4SV.AR 9753.

Também tivemos evolução nas peruas Kombi, com motor refrigerado a água. O sistema 4KR que equipa este veículo passou por uma evolução de calibração, de 4BV.KR 3202  para 4BV.KR 3203.

Citroën
Na Citroën houve recalibração nas linhas com motorização 1.4 8v flex, 1.6 16v flex e   2.0 16v.

Os veículos C3 1.4 8v com sistema de injeção Bosch 7.4.4 recebeu nova calibração de valores da temperatura da água, para melhorar a partida a frio e o desempenho do veículo, assim como nos C3 1.6 16v flex, porém neste a evolução de calibração ocorreu apenas para mudar valor de partida a frio.

Já nos veículos com ECU 6LP também passou por evolução de calibração para melhorar desempenho. O reparador deve observar que neste veículo há calibração das centrais de injeção e câmbio.

Peugeot
Na outra francesa, a Peugeot, tivemos algumas melhorias aplicadas nos veículos 206 1.4 8v flex, que passou por mudança nos valores da temperatura na partida a frio; e 206 1.6 16v, que tal como ocorreu no irmão Citroën C3, recebeu nova calibração para melhoria no sistema partida frio e desempenho.

Abaixo, montamos uma tabela com todas evoluções que é de nosso conhecimento, para que todas as empresas que não acompanharam a primeira matéria tenha o resumo em mãos. Assim fica mais fácil a identificação e agiliza a consulta às evoluções de calibração. Com isso, esperamos ter colaborado, com o fornecimento de informações que no nosso entender são muito úteis e facilitam o diagnostico.


Andre Luis Bernardo e Albino Buzolin Filho
Especialistas em reparo de módulos automotivos
(19) 3284-4831 
www.designmecanica.com.br
[email protected]





NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão
Técnicas
Técnicas
Diferenças e a importância das baterias no sistema start/stop
Técnicas
Técnicas
Quando fazer a limpeza do bico injetor do seu carro?