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Kombi com sistema MP 9.0: antigo, mas vale a pena relembrar


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Andre Bernardo e Albino Buzolin Filho
19 de abril de 2011

A Kombi é um carro bastante vendido e conhecido, mas apresenta várias particularidades que achamos interessante citar e relembrar muitos defeitos ocorridos no sistema MP 9.0 da Bosch.


Podem existir módulos com Code, onde o número Bosch é 0261206647, e sem Code, com número Bosch 0261204309.
O imobilizador deste veículo é da geração Imob 1, da VW, que possui uma caixa sob a coluna de direção. Neste sistema, podemos trocar o módulo de um veículo para outro que também possua sistema de Code, usando o comando de adaptação da unidade de comando no scanner.


Esta caixa de imobilizador apresenta bastante problema, fazendo com que ocorram defeitos esporádicos, como parar de funcionar.
É preciso tomar bastante cuidado também com a antena do imobilizador que se encontra afixada no cilindro de ignição do veículo. Ela costuma apresentar bastante defeito.


Este sistema apresenta como características:
- bobina com módulo de ignição acoplado;
- conector de ajuste de ponto;
- corretor de marcha lenta tipo rotativo;
- eletroválvula de purga do cânister;
- sensores de água, map e temperatura do óleo;
- potenciômetro de borboleta (tomar muito cuidado);
- não há sensor de detonação (no Gol com o mesmo sistema há);
Sistema bastante parecido com do Gol 1.0 8v, mas na Kombi não há corpo de borboleta eletrônico, o controle de marcha lenta é feito por um atuador rotativo.


Veja agora os principais problemas que encontramos em nossa experiência em reparos de módulos e no dia a dia da oficina:

1 - Erro de marcha lenta
Este veículo apresenta com bastante frequência erro de marcha lenta, após a substituição da embreagem ou retirada do motor. Como os conectores da válvula de purga do cânister e do atuador de marcha lenta são iguais, é fácil confundir e invertê-los.
Em um primeiro momento, podemos medir o pino do corretor de marcha lenta que vem dos pinos 2 e 26 da unidade de comando e os pinos da válvula do cânister possuem alimentação 12V em um pino, e o outro é proveniente do pino 3 da unidade de injeção.
Uma maneira fácil de identificar é visualizar os pinos do conector, que são dourados no caso do atuador de marcha lenta.

Dica
Tomar muito cuidado com o potenciômetro de borboleta deste veículo. Qualquer valor errado faz o carro ficar acelerado. Nunca colocar potenciômetro do paralelo, apesar de serem muito mais baratos, muitas vezes não possuem a escala correta.

2- Falha de aterramento: queima da bobina e do módulo

Outro defeito bastante comum neste veículo ao remover o motor ou ao efetuar medições no módulo de injeção deixando o mesmo pendurado sem aterramento. Veja algumas falhas decorrentes destes problemas:
A - Relês embaixo do painel vibrando: ocorre normalmente quando temos problemas no módulo devido à falta aterramento do motor ou módulo ficar sem aterramento, sendo necessário seu reparo ou substituição.
B - Bobina esquentando com o veículo funcionando ou apenas com a ignição ligada, provocando muitas vezes a queima da bobina, sendo necessário reparar o módulo e na maioria dos casos a troca da bobina (nunca utilizar bobinas de procedência duvidosa).

Dicas
Sempre melhorar o aterramento nestes veículos, e de preferência colocar terra extra no suporte do módulo de injeção para evitar sua queima, e reforçar também na carcaça do motor.
Já tivemos aqui alguns casos de queima da bobina onde todo aterramento estava em ordem. Depois da queima de duas bobinas em poucos minutos conseguimos detectar que o alternador dava picos de tensão chegando a 18V, queimando a bobina (não usar reguladores que não sejam de boa procedência).
Sempre que houver necessidade de remoção do motor ou troca da unidade de comando, desligue primeiro a bateria, pois qualquer falha de aterramento pode queimar o módulo facilmente.

3 - Derretimento do pistão do terceiro cilindro
Tomar muito cuidado com a inversão dos conectores dos bicos injetores 3 e 4. Este veículo possui uma calibração no módulo para que injete mais combustível no terceiro cilindro, que possui problemas de refrigeração devido à posição do radiador de óleo.
Esperamos ter ajudado com estes detalhes. É sempre bom relembrar, mesmo quando estamos acostumados a trabalhar no veículo, pois ainda podemos cometer erros graves com prejuízos grandes.



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