Dicas e funcionamento do sistema Magneti Marelli IAW 4AFB
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Andre Luis Bernardo e Albino Buzolin Filho
12 de janeiro de 2011
Aplicação SG Palio Young 1.0 8v USA 83 gasolina P1 Palio RST 1.0 MPI 8v USA 83 gasolina P2 Palio RST 1.2 MPI 8v USA 83 gasolina P3 Uno 1.2 8v MPI USA 83 BZ Mercosul UB Uno 1.0 8v MPI USA 83 gasolina UN Strada RST 1.2 MPI 8v USA 83 gasolina PS Strada Young 1.2 MPI 8v USA 83 gasolina PK Fiorino 1.2 MPI 8v USA 83 gasolina F1 Fiorino 1.2 MPI 8v USA 83 BZ Mercosul F2 Palio RST II 1.2-8v gasolina Brasil FG Palio RST II 1.2-8v USA 83 SFS Brasil FF
Este sistema de injeção abrange as mais diversas condições de funcionamento do motor e solicitações tais como: 1) sistema de injeção eletrônica de combustível; 2) sistema de ignição eletrônica; 3) sistema de controle de detonação (“knock”); 4) interface digital com sistema immobilizer; 5) auto-gestão de controle para emissões veiculares/evaporativas; 6) sistema de auto-diagnóstico; 7) sistema de recovery de falha;. 8) estratégia de auto-adaptativo.
Todos os sistemas acima citados possuem estratégias de funcionamento bem definidas em que cada um tem a sua própria gestão de sensores e atuadores, porém os sistemas interagem entre si, formando um sistema único e versátil de gerenciamento. A central possui uma função auto-adaptativa que tem o objetivo de reconhecer as mudanças que ocorrem no motor por conta de processos de estabilização, do envelhecimento dos componentes e do próprio motor. Estas mudanças são memorizadas sob forma de modificações no mapeamento básico, e possuem a função de adaptar o funcionamento do sistema às progressivas alterações do motor e dos componentes em relação às características de um veiculo novo. Reconhecimento da posição dos cilindros O sinal de fase do motor é obtido através da roda fônica (60 - 2 dentes), do sensor de rotação, é uma estratégia de cálculo que projeta a fase do motor em função do comportamento do mesmo na fase de partida, permite que a central reconheça o tempo correto de ignição, e a sequência de abertura dos injetores. Problemas em campo 1. Primeira ou segunda velocidade da ventoinha não liga Com luz acesa no painel realizamos os testes comandando com scanner as 2 velocidades, se alguma das 2 velocidades do ventilador apresentar defeito colocar caneta de polaridade nos pinos B14 ventoinha alta e pino B40 ventoinha baixa, caso não haja mudança da canetinha para verde que é o negativo o problema estará dentro do módulo, sendo necessário repará-lo ou a troca da unidade
2. Carro falhando Já tivemos algumas vezes este problema e após a verificação geral no veículo para surpresa desligando o motor de passo o carro para de falhar, se observarmos com a caneta de polaridade os pinos do motor de passo veremos que fica pulsando os 4 fios dele, o que não é o correto . Neste momento descobrimos que o defeito era na central. Reparamos e acabou o defeito.
3. Marcha lenta quadrada e sem desempenho Tivemos vários casos que abaixa o vácuo do motor e perde desempenho. O segredo é verificar a regulagem da válvula.
4. Motor para ao ligar ventilador interno Ao ligar o ventilador interno o motor parava de funcionar. Foi constado mau contato no aterramento do chicote na coluna do lado direito. Verificar se o mesmo não está muito esticado e, se necessário, prolongar o fio. 5. Veículo pega e morre quando está parado por um certo tempo ou na fase fria Primeiramente deve-se verificar se motor de passo não está travado. Depois, checar os aterramentos e, se tudo estiver correto, pode ser problema na bateria, mesmo o carro não apresentando ainda dificuldade de partida. 6. Veículo entra em funcionamento e apaga em seguida Principalmente após lavar o motor acontecem vários casos com este e outros sistemas Marelli. O MAP muda sua depressão bloqueando o funcionamento do veiculo, sem haver partida. Agradeço ao Marcos Sarpa, da Dicatec, por colaborar nas dicas elaboradas nesta matéria.