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Diagnóstico de vibrações


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Carlos Napoletano Neto
13 de março de 2009

Na edição passada do jornal, vimos algumas definições dos fundamentos da física que tratam das vibrações e suas características, para melhor entendimento de como realizar um diagnóstico correto no veículo.

Nesta edição vamos estudar os passos necessários para que o diagnóstico seja o mais direcionado possível, possibilitando ao reparador definir exatamente onde está a causa do problema.

O primeiro passo é elaborar um formulário, que pode ter o formato mostrado nas figuras 1 e 2, dependendo das necessidades do reparador. Nessas figuras, vemos quais os dados essenciais para que o diagnóstico seja o mais direcionado possível. Tomamos como exemplo o diagnóstico visando uma reclamação de vibração num veiculo.



Figura 1 - Parte 1 do relatório


Figura 2 - Parte 2 do relatório

 
Diagnóstico

Formulário para coleta e organização de informações para localizar a origem das vibrações. Figuras 1 e 2.

Observamos que nestas duas figuras, simbolizando um relatório de análise, as fontes a serem consideradas são:

1. Cliente

A opinião objetiva do cliente é definitivamente influente para definir onde está o problema.

2. Consultor de serviço


Interpreta as informações do cliente e solicita ao técnico para executar o diagnóstico. (Veja na figura 1 o item CONSULTOR DE SERVIÇO).

A. Relação do eixo na etiqueta de peças e Manual de reparações.

B. Informações sobre o tamanho do pneu.

3. Técnico


Organiza as informações da Ordem de Serviço, executa os testes e medidas para localizar e reparar o problema.

O processo de 3 etapas, mostrado abaixo, ajudará na determinação da origem do problema e reparo do sintoma.


Etapa 1. Informações Computadas


Desenvolvimento das informações do instrumento de teste.

a. Freqüência do pneu a 5 km/h.

b. O eixo propulsor (cardan) é a freqüência da roda multiplicada pela relação numérica do eixo propulsor.

c. A freqüência do motor a 100 RPM é o valor 1,7 multiplicado pela metade do número de cilindros.


Etapa 2. Teste Instrumentado
 

 Medidor de ressonância (Resonant Reed Tachometer). Figura 3.

NOTA: O fototacômetro é um dispositivo eletrônico que utiliza célula fotoelétrica para medir o tempo entre impulsos refletidos de uma fonte rotativa e os registra em rotações por minuto. Pode ser útil quando outras informações não estão disponíveis.


Figura 4 - Fototacômetro

Deve-se sempre que possível executar um teste instrumentado para se determinar a freqüência das vibrações. Uma vez conhecendo-se a freqüência, a origem das vibrações pode ser determinada.

Etapa 3. Ferramentas de Medida

Para se confirmar a origem das vibrações.

a. GONIOMETRO – Um dispositivo mecânico para medir ângulos com um transferidor e um nível.

b. RELÓGIO COMPARADOR – Um dispositivo mecânico que mede centésimos de milímetro.

Operações de serviço


Remoção da roda

Às vezes é difícil remover a roda devido à interferência existente entre o furo central da roda e o cubo. As instruções seguintes permitem que a roda seja removida sem danos:

1. Reaperte todas as porcas da roda e solte cada porca duas voltas.

2. Abaixe o veiculo sobre o solo

3. Com a ajuda de pelo menos duas pessoas, balance o veículo lateralmente, com o máximo de força possível.

4. Mude a seletora de marchas de "D" para "R", permitindo que o veículo se movimente alguns metros em cada direção, aplicando o freio simultaneamente com golpes fortes e rápidos.

5. Levante o veículo e remova as rodas.

NOTA: Utilizar óleo penetrante NÃO é um modo eficiente para remover rodas muito presas. Nunca utilize calor, pois isto poderá afetar a durabilidade da roda, dos prisioneiros e dos rolamentos.

ATENÇÃO: NÃO PERMITA QUE ÓLEO PENETRANTE ATINJA A SUPERFÍCIE ENTRE A RODA E O TAMBOR OU O DISCO, POIS ISTO PODERÁ FAZER COM QUE RODA TRABALHE LIVRE, CAUSANDO PERDA DE CONTROLE DO VEICULO MAIS TARDE.

Instalação da roda

Deve ser utilizado o procedimento correto para apertar as porcas, para evitar que a roda, o tambor ou o disco fiquem emperrados. A figura 5 mostra a seqüência correta para o aperto das porcas da roda.

Figura 5 - Seqüência adequada de montagem das porcas da roda

ATENÇÃO: ANTES DE INSTALAR AS RODAS, REMOVA TODO MATERIAL ESTRANHO DA RODA E DAS SUPERFÍCIES DE MONTAGEM COM O AUXILIO DE UMA ESCOVA. ISTO GARANTIRÁ UM BOM CONTATO ENTRE AS SUPERFICIES DE MONTAGEM.

Medição da excentricidade da roda e do pneu

As medições de excentricidade podem ser feitas tanto no veiculo como fora dele. Um relógio comparador equipado com rolete na ponta apalpadora é o mais adequado. Se a medição for feita fora do veículo, é melhor montar a roda adequadamente num balanceador dinâmico.

Excentricidade Radial

A excentricidade radial (figura 6) mede a oscilação da banda de rodagem do pneu ou da sede do flange da roda.


Figura 6 Medição da Excentricidade Radial

Conforme vemos, estas medições são essenciais para se determinar a origem de uma vibração difícil de ser constatada com os métodos normais e visuais de diagnóstico.

Na seqüência deste artigo, no próximo número do jornal, veremos as operações de balanceamento e como se eliminar as causas de vibrações do conjunto roda / pneu.

Até lá e bom trabalho.

 

Matéria da edição Nº215 - Janeiro de 2009

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