Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Defeitos intrigantes: Fiat Palio 1.0 8V Sistema IAW 1G7 1996/2000

Defeitos intrigantes: Fiat Palio 1.0 8V Sistema IAW 1G7 1996/2000


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marcos Scarpa
10 de junho de 2011

Esta dica foi retirada do Manual Eletrônico = Dicatec

Dica: Estouro no filtro de ar e alto consumo de combustível

Defeito: Gostaria de comentar este mês uma falha que vem se apresentando com frequência no veículo Fiat Palio 1.0 8V com sistema IAW 1G7 do ano 1996 até o ano 2000. Falha muito comentada pelos mecânicos, e poucos conseguem solucionar o problema, achando até que seja característica do veículo. “Estouro no filtro de ar e alto consumo de combustível”.

Abaixo, seguem várias tentativas realizadas por vários mecânicos para a solução do problema, sem obter resultados positivos:
• Regulagem completa do motor e troca de muitos componentes;
• Retificar cabeçote (descarbonização e assentamento das válvulas);
• Remapear o Módulo da Injeção (aumentando tempo de injeção);
• Aumentar a vazão dos bicos injetores e a pressão da linha de combustível.
Alguns itens citados acima até resolvem o defeito do “estouro no filtro de ar”, porém, o consumo de combustível aumenta ainda mais.


Agora, vamos para as dicas do conserto do famoso “estouro no filtro de ar” e a mais polêmica reclamação de “alto consumo de combustível” deste veículo. Estas recomendações que iremos comentar não deverão ignorar a prática da manutenção preventiva e corretiva, como, por exemplo, fazer uma regulagem completa no motor:

Verificar sincronismo da correia dentada com ferramentas adequadas;
Ajustar as válvulas do motor (admissão e escape = 0,33 mm);
Limpar e testar os bicos injetores;
Conferir pressão e vazão da bomba de combustível;
Substituir filtros de combustível e ar;
Analisar e testar sistema de ignição (cabos de velas, velas e bobinas);
Limpeza do corpo borboleta (TBI).

Ao término da regulagem completa do motor, iniciaremos os ajustes necessários para resolver o problema do defeito citado acima.

1 - Analisar os terminais do conector do sensor de detonação conforme esquema elétrico, pino 1 e 2 do conector estão invertidos. Como devem ficar:
• Pino 1 do conector faz continuidade com pino 33 do módulo, fio branco;
• Pino 2 do conector faz continuidade com pino 16 do módulo, fio vermelho até 1998 e fio azul após 1999;
• Pino 3 do conector é terra (massa).

2 - Soltar o suporte do sensor de rotação e posicioná-lo totalmente para trás do motor, adiantando o ponto de ignição, conforme figura:
• O suporte do sensor de rotação tem dois furos oblongos tendo espaço suficiente para avançar totalmente para trás do motor;
• Tenha cuidado com o ajuste entre a distância do sensor de rotação em relação a roda fônica (0,4 a 1,0 mm).

3 - Abaixar a temperatura do sensor de temperatura do ar:
• Pela posição do sensor de temperatura do ar está fixado no coletor de admissão (coletor de alumínio), aumenta a temperatura para próximo de 60 a 70 graus;
• Abaixar a temperatura do ar colocando um resistor 1,0 Kohms em série no fio de alimentação do sensor (5,0 vdc).

4 - Aterrar o fio cinza da sonda lambda (pino 2), aterramento deficiente:
• Por falta de aterramento, a sonda tem um sinal irregular (muito lento);
• Fazer aterramento após o conector da sonda, lado chicote do módulo (fio amarelo pino 12).

Aí estão as dicas para solucionar o defeito. Agora só depende do bom profissionalismo dos mecânicos para a realização dos procedimentos citados acima, com muita cautela e capricho. Usar solda nas emendas dos fios para não oxidar, espaguete térmico para melhor vedação e etc.
Espero ter ajudado com esta dica. No próximo mês, apresentaremos mais falhas intrigantes pela montadora Fiat. Um grande abraço.



 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Sistemas de escape com filtros de partículas (DPF)
Técnicas
Técnicas
Porque é considerado problemático o câmbio dsg-7 da VW
Técnicas
Técnicas
Descubra como o calor perdido pode se transformar em potência extra nos motores a combustão