Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Se você ainda tem algum tipo de dúvida de como realizar esse procedimento, acompanhe no decorrer desta matéria alguns detalhes e dicas importantes de como efetuá-la com segurança e com certeza de resultados precisos e confiáveis
Definimos como “Tensão Elétrica Alternada” a tensão que não possui um nível fixo, isto é, sempre mudando sua polaridade entre um valor positivo e negativo (+/-).
A corrente alternada surgiu devido a um evento foi chamado de Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes), que foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século 19. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.
Tesla foi contratado por Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre as Cataratas do Niágara até a cidade de Buffalo, no estado de Nova York. Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado.
A corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo e tem uma forma gráfica de uma ONDA SENOIDAL, onde a frequência e amplitude do sinal são variáveis em função do tempo, sendo a forma de transmissão de energia mais eficiente, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo.
A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso, as perdas em CA são bem menores que em CC. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas com Corrente Contínua (CC).
A tensão alternada poderá estar assim representada:
ü VAC;
ü ACV;
ü AC.
E sua simbologia é a forma de onda alternada ( ).
Define-se como amplitude, a “altura” que o sinal elétrico atinge.
Define-se como frequência, a “duração” do sinal elétrico dentro do tempo de 1,00 segundo. Quanto maior for o número de vezes que o sinal se repete dentro do tempo de um segundo, maior será frequência elétrica.
No automóvel, a tensão alternada é encontrada:
ü Dentro do alternador;
ü Nos sensores indutivos de rotação e PMS para módulos de ignição;
ü Nos sensores de velocidade (para o sistema de freios ABS);
ü Nos sensores de rotação e PMS;
ü Nos sensores de rotação de caixas de câmbio automático;
ü Nos sensores de velocidade do veículo (para o sistema de injeção eletrônica do motor);
ü Nos sensores de velocidade do veículo (para o sistema de freios ABS);
ü Nos sensores indutivos de velocidade para painel de instrumentos (velocímetro);
ü Eletricidade residencial e industrial até 750 VAC;
ü Motores elétricos e quadros de comando;
Quando estamos usando o multímetro na função tensão AC, o mesmo está lendo a tensão efetiva ou eficaz ou tensão RMS (Root Mean Square ou Valor Médio Quadrático), mas não está lendo a tensão de pico.
• A tensão eficaz na rede elétrica é de 110VAC ou 220VAC, dependendo da cidade;
• Quando a tensão eficaz = 110VAC, a tensão de pico é de 155VAC;
• Quando a tensão eficaz = 220VAC, a tensão de pico é de 310VAC;
Se durante as medidas usarmos um multímetro com capacidade de leitura RMS, ele mostrará a Tensão eficaz da rede elétrica. Se a tensão de PICO for de 310VAC, saberemos que a tensão eficaz é de 220VAC.
• A tensão Vpp é a tensão PICO a PICO. Se tivermos 220VAC na tomada, a tensão Vpp será de 440VAC;
• A tensão Vp é a tensão de PICO. Se tivermos 220VAC na tomada, a tensão Vp será de 220VAC.
1) Selecionar no multímetro a função VOLTS, e verificar se no visor aparece a sigla AC. Se aparecer DC, use a tecla adequada para acessar tal função;
2) Existem multímetros que possuem escala automática, que se ajusta de acordo com o valor medido. Com escala manual, deve-se colocar o valor mais próximo (valor superior);
3) Encaixar as ponteiras no multímetro e medir a tensão do componente ou circuito.
ü Medição da tensão AC da bobina impulsora do distribuidor
ü Medição da tensão AC do sensor de ROTAÇÃO do motor
ü Medição da tensão AC do sensor de VELOCIDADE do veículo
Ligar todas as cargas possíveis e medir na escala de VAC. O valor máximo deve ser de 0,50 VAC (500 mVAC). Esta medição deverá ser feita diretamente entre o borne B+ do alternador e a massa do alternador.
ü Medição da tensão AC da rede elétrica residencial
• Com o multímetro na função VAC, com uma das mãos, segure a ponteira PRETA;
• Encaixe a ponteira VERMELHA no borne da tomada de força;
• Quando a rede for de 110VAC, somente em um borne teremos TENSÃO AC;
• O outro borne será o NEUTRO;
• Quando a rede for de 220VAC e NEUTRO, somente em um borne teremos TENSÃO AC;
• Quando a rede for de 2 fases de 110VAC, teremos TENSÃO AC nos 2 bornes da tomada de força