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  5. Ar-condicionado controla até os níveis mais finos de partículas de poeira dentro dos carros

Ar-condicionado controla até os níveis mais finos de partículas de poeira dentro dos carros


Aquecer ou esfriar a cabine dos veículos tornou-se comum com a instalação do sistema de climatização em praticamente todos os modelos, mas as melhorias dos controles do ar continuam avançando

Antônio Gaspar de Oliveira
22 de setembro de 2022

Há apenas algumas décadas, somente os proprietários de carros de luxo tinham o prazer e o conforto do sistema de ar-condicionado instalado nos seus carros. Também já tivemos a fase da instalação deste sistema em carros, que eram comprados por um preço menor por não ter este sistema instalado na fábrica, mas os proprietários queriam o conforto do ar-condicionado e as oficinas especializadas faziam as instalações dos kits, que muitas vezes tinham que passar por adaptações, principalmente dos suportes para manter o alinhamento das polias acionadas por correias.

Podemos observar que atualmente a maioria dos veículos estão saindo de fábrica equipados com sistema de ar-condicionado, tanto nos carros de passeio, nos comerciais médios e também nos caminhões e ônibus. 

Isso é muito bom para as oficinas especializadas neste sistema, porque terão bastante serviços com as manutenções corretivas, ou seja, o cliente só vai trazer o carro para a oficina quando o ar-condicionado parar de funcionar, pois raramente alguém pede para fazer manutenção preventiva.

Já temos muitas melhorias aplicadas neste sistema, visando ao conforto dos ocupantes dos veículos, mas também com a preocupação ambiental, preservando nosso planeta sem agredir a nossa atmosfera, liberando gases que destroem a camada de ozônio ou contribuindo com o aquecimento global.

As mudanças e melhorias no uso de gases menos agressivos ao meio ambiente também permitiram a implantação de novos recursos nos sistemas e alguns fabricantes de automóveis estão inovando e surpreendendo com as tecnologias de controle do ar-condicionado dentro da cabine.

A fabricante Hyundai está inovando com o desenvolvimento de tecnologias de ar-condicionado que mantêm o ar climatizado e limpo dentro dos veículos e para gerenciar a qualidade do ar e o funcionamento deste sistema, são realizadas três etapas:
After-Blow - Mantém o evaporador seco para impedir o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Esta função é ativada depois que o motor é desligado e o ar condensado no evaporador é drenado naturalmente por cerca de 30 minutos, é aquela água que aparece debaixo dos carros quando o ar-condicionado estava ligado. 

O sistema After-Blow, ou ventilação posterior, é ativado por 10 minutos para secar o evaporador e remover qualquer resíduo de ar condensado nas aletas e na passagem de ar. O sistema de ar-condicionado permite automaticamente a entrada de ar exterior durante este período para evitar a acumulação de humidade.

Removendo a água condensada nas aletas do evaporador, suprime o crescimento de mofo no sistema de ar-condicionado, que pode causar mau cheiro e entupimento das passagens de ar pelo evaporador.

Toda operação deste sistema ocorre de forma autônoma e com o motor desligado. Para suprir e controlar a energia durante o funcionamento, é necessária a aplicação de tecnologia, que usa um sensor inteligente de bateria (IBS) para monitorar a carga da bateria e interrompe o funcionamento quando atinge níveis críticos, evitando qualquer preocupação com a descarga da bateria. Também se desativa quando o sistema de ar-condicionado não está em uso por um determinado período de tempo ou quando a temperatura externa é baixa. 

Multi-Air Mode - Dispersa o ar dentro da cabine para reduzir o contato direto com o fluxo de ar, utilizando várias saídas de ar-condicionado e aquecimento para criar um ambiente interno mais agradável com ventilação suave.

Quando este modo é ativado, o ar é direcionado para as múltiplas aberturas recém-adicionadas nos bancos do motorista e do passageiro, além das saídas de ar normais. O volume geral da ventilação permanece o mesmo, mas a dispersão do vento reduz o contato direto com o ar e suaviza o ambiente. Este modo pode ser ligado e desligado com base na preferência do motorista.

Fine Dust Indicator - Exibe informações sobre a qualidade do ar em tempo real, indicando o tamanho das partículas no ambiente da cabine.

O Indicador de Pó Fino monitora e mede o tamanho das partículas em suspensão no ar dentro do veículo em tempo real e fornece informações digitalizadas, permitindo que o motorista gerencie melhor a qualidade do ar.

O indicador exibe a concentração e o nível de poluição de partículas ultrafinas (PM 2,5) no interior do veículo usando números inteiros e cores para melhor visualização do usuário, sendo o azul para partículas de 0 a 15 μg/m3, verde para 16 a 35 μg/m3, laranja para 36 a 75 μg/m3 e vermelho para 76 μg/m3 ou superior.

Se o nível de partículas ultrafinas exceder 36 μg/m3 enquanto a função estiver ativa, o modo de limpeza do ar será executado para purificar o ar no veículo.

O sistema de purificação de ar define automaticamente o volume de ar entre 3 e 8 e muda para o modo de recirculação de ar e ativa o sistema de ar-condicionado para reduzir a umidade interna. 

Se a qualidade do ar não melhorar no modo de limpeza, também pode servir de alerta para o motorista substituir os filtros do ar-condicionado ou aspirar os bancos, os tapetes e o carpete do carro, que podem estar com excesso de poeira acumulada.

Os sistemas de controle de climatização e qualidade do ar nos veículos estão ultrapassando barreiras, que ficavam restritas apenas em alguns componentes deste sistema, como o compressor, condensador, evaporador e os demais que completam o conjunto.

Os fabricantes estão avançando além do controle da temperatura, buscando tecnologias para oferecer qualidade do ar que é respirado dentro do carro, ainda reduzindo as probabilidades de contaminação por fungos e bactérias com a redução controlada da humidade do ar. (Fig.12)

O controle da humidade dentro do carro ocorre durante o período que o ar-condicionado estiver ativado e também depois que o motor do carro for desligado e sistemas como este podem gerar especulações, principalmente pelos proprietários, que não conhecem o funcionamento e podem achar que está com defeito. (Fig.13)

Já para os reparadores que estão atentos aos conteúdos publicados pelo Jornal Oficina Brasil, não haverá surpresa quando estes carros equipados com o novo sistema de ar-condicionado chegarem em suas oficinas. 

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