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Motor do corpo de borboleta
Motor de corrente contínua, operada com a tensão de bateria (12V) com duty-cycle variável, com inversão de polaridade para controle de marcha lenta.
Nesse contexto, duty cycle é a proporção de tempo durante o qual um componente, dispositivo ou sistema está em operação.
Por exemplo, o termo duty cycle (razão modulação PWM de amplitude 12V e duty cycle de 75% produz o mesmo efeito de uma tensão contínua de 9V - 12*0,75 = 9).
Autoadaptação da borboleta motorizada: a posição de mínima abertura da borboleta é continuamente adaptada, isto é, o menor valor lido é armazenado como mínimo. A relação entre o valor lido e o ângulo de borboleta usa uma fórmula de conversão interna à Central de Controle.
A posição inicial de um corpo de borboleta compreende-se na média (entre 7° e 12°), parcialmente aberta devido à existência de uma mola de dupla ação. A posição de repouso permite que o motor funcione com rotação e potência baixa para se dirigir o veículo para uma oficina, caso haja problema com comando da borboleta.
Recovery do motor da borboleta
Caso o motor da borboleta apresente alguma falha, teremos na maioria dos casos:
• Lâmpada piloto Indicadora de avaria de injeção ligada;
• Ângulo borboleta 1 e 2 (fixo), o motor acelera pela variação de avanço até 3.000 rpm, na maioria dos casos para o veículo chegar até uma oficina.
Quando ocorre problema no corpo de borboleta, o módulo de injeção reduz o avanço de ignição e incremento do tempo de injeção para preservar o funcionamento do motor.
Na maioria dos casos, quando é feito o reparo neste corpo de borboleta, teremos de fazer o ajuste básico do corpo e apagarmos a memória de avarias, para que ocorra sincronismo do módulo com a unidade de comando.
Veja abaixo um vídeo apresentado por Walter Moreira, da oficina Pardal Motores, em São Paulo, com algum procedimentos de testes em corpos de borboleta motorizados:
{module video tbi motorizado}
Sistema 4SF
Aplicado em Palio 1.0 Gasolina, Palio 1.4 Flex, Palio 1.8 Flex e Siena 1.4 Flex
Neste sistema de injeção, temos módulos que utilizam rede can e outros, caixa imobilizador parecida com a do Palio antigo.
Este sistema de injeção possui motor de corrente contínua, operada com a tensão de bateria (12V) com duty-cycle variável, frequência fixa de 1.000 Hz, com inversão de polaridade para controle de marcha lenta.
Recovery do motor da borboleta
Caso o motor da borboleta apresente algum de seus pinos 53 ou 67com falha, teremos:
- Lâmpada piloto indicadora de avaria de injeção ligada;
- EDI detecta erro na borboleta motorizada;
- Ângulo borboleta 1 e 2 (fixo) 9°, o motor acelera pela variação de avanço até 3.000 rpm.
Ao gerar o defeito, a luz de injeção acende. Quando pisamos no pedal a borboleta motorizada não funciona e o motor acelera apenas até 3.000 rpm através de variação de avanço de ignição.
Se a falha for corrigida, a lâmpada piloto indicadora de avaria de injeção continua acesa, mesmo se apagarmos o erro com o scanner. Ela apenas se apagará na próxima partida do motor.
Nestes veículos, na maioria dos casos o problema ocorre devido à perda do acelerador. Daí, desligamos a chave e ele voltará ao normal. As alterações foram feitas para corrigir estes e mais alguns problemas associados ao desempenho e partida frios. É preciso verificar se o módulo está enquadrado nestes sistemas e numerações como citado abaixo:
4SF.PC > 4SF.PC1
4SF.GB > 4SF.GB1
4SF.KF > 4SF.KF1
4SF.PA > 4SF.PA1
Sistema 5NF
Aplicado no Palio 1.0 16V 1.3 16V, Dobló 16 16V 1.8, Strada 1.8 8V
Todos os veículos que usam esta central possuem rede can. Tivemos neste sistema 10 16V, uma evolução de calibração de 5nf. f1 para 5nf.f3 para corrigir o defeito - erro map e corrigir o erro aceleração.
Outro sistema que apresenta bastante problema de perda da aceleração.
O corpo de borboleta não atua. E se persistir o erro, o problema deve estar no módulo de injeção.
Para resolver, é preciso medir a continuidade dos pinos A52 A57, que são os do motor da borboleta. Verificados todos esses detalhes, é preciso ver se o problema está no módulo de injeção, o que é bastante comum, que pode apresentar problema de parar de funcionar à saída do motor do corpo.
O posicionamento da válvula borboleta é feito através de um D.C. Motor que age em todo o campo de regulagem, da marcha lenta à plena carga.
No caso de acionamento sem alimentação, a válvula borboleta é disposta em
uma posição de recovery através de uma pré-carga de duas molas a torção.
O motor elétrico é de corrente contínua com ímãs permanentes (ferrite) e alimentado pela ECU com um comando em PWM com uma frequência de 1 kHz a uma tensão nominal de 12V (tensão da bateria).
Existe uma função no scanner para realizar o sincronismo do corpo.
O fato de não aceitar aceleração pode ser ocasionado pela falta de sincronismo no corpo de borboleta.
Se isso ocorrer, limpe o corpo de borboleta, aqueça enquanto os parâmetros são novamente calculados pelo módulo somente após aquecer o veículo e acelerar.
Quando ocorre este defeito, pode acontecer de acender luz indicando map.
Outro defeito que ocorre neste sistema é quando o motor não aceita aceleração e a marcha lenta fica irregular e, às vezes, até morre.
Pode ser ocasionado pelo mau aterramento do módulo de injeção.
Depois da intervenção, faça um ajuste básico quando solucionar o problema.
Aprendizado do corpo com borboleta motorizado
Efetua-se com um comando ativável por tester de diagnósticos e dura alguns segundos com resposta de confirmação sobre o resultado da operação executada.
Durante esta operação a central executa na ordem:
- Leitura e memorização em RAM parada mecânica na marcha lenta;
- Leitura e memorização em RAM, posição de limphome;
- Verificação da funcionalidade do corpo com borboleta;
- Memorização em EEPROM dos valores adquiridos no power-latch.
- Chave em “Stop”, aguarde por cerca de 15 segundos o final da fase de auto-alimentação (power-latch) e, em seguida, funciona novamente o motor;
- Nas sucessivas power-on, a central verifica novamente a funcionalidade do corpo com borboleta e a posição limp-home.
- O autoaprendizado permite a ECU 5NF gerir corretamente o controle ativo da borboleta motorizada.
Sistema 7.3.H4
Aplicada nos veículos da linha Fire gasolina, Palio e Siena 10 16V e 1.3 16V.
Este sistema possui rede can em todas as motorizações, usando rede can delphi neste sistema de injeção.
Apresenta bastante problema de perda acelerador e este módulo usa tecnologia híbrida como mostrada na Figura 1. Quando perder acelerador, primeiramente, testar o corpo de borboleta. Se não resolver o problema, será necessário substituir o módulo, que não dá para reparar quando acontece este defeito.
Já tivemos casos com código defeito p0120 - erro sensor borboleta, detectado no scanner, no qual foi verificado também mau contato no conector do corpo de borboleta.