GESTÃO FINANCEIRA É O GPS DA OFICINA
Com o intuito de manter uma oficina mecânica funcionando a todo vapor e gerando lucro, é fundamental entender mais sobre a gestão financeira do negócio. Como estruturar o fluxo de caixa, por exemplo, representa um pilar importante dessa gestão.
No ramo automotivo, e principalmente no que diz respeito às oficinas mecânicas, vale dizer que o lucro não está no carro que entra no pátio, mas sim no que sobra no caixa ao final do dia. Existe uma diferença entre os dois. Mais serviço não necessariamente significa mais faturamento, já que o que sai (gastos) é tão importante quanto o que entra (lucro).
Ignorar essa ideia é o que faz a maioria das oficinas falir ou interromper os serviços mesmo com o pátio cheio e grande demanda. Imagine o seguinte cenário: um galão de combustível sendo abastecido pelo bocal. Se no fundo houver um furo mais ou menos grande por onde o líquido escorre a medida em que vai sendo colocado, o galão nunca conseguirá ficar completamente cheio. O mesmo acontece no mundo dos negócios. Se os gastos mensais forem mais altos do que o dinheiro que entra, o caixa nunca estará completo.
ORGANIZAÇÃO SIMPLES
Nesse sentido, organização é a palavra de ordem. É preciso registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, idealmente separando-as por categorias, como peças, mão de obra, impostos e retiradas.
Comece anotando o valor total que a oficina tem no início do mês, registre por dia todos os gastos e recebimentos e deixe um espaço reservado para o quanto sobrou ao final desses 30 dias. A diferença entre o quanto sobrou e o valor inicial pode ser considerado o lucro da oficina naquele mês.
Passo a passo para ter um controle simples:
● Liste entradas e saídas fixas e variáveis.
● Classifique em categorias.
● Crie uma rotina semanal para atualizar.
● Use uma planilha simples, mas mantenha a disciplina.
Lembre-se: Um controle simples, feito com constância, vale mais do que um sistema de gestão financeira terceirizado e muito mais caro, que muitas vezes acaba não sendo usado.
DOIS CAIXAS, DUAS MEDIDAS
Um outro aspecto dessa organização financeira diz respeito a não misturar o caixa da empresa com o caixa pessoal. Cada um precisa trabalhar de forma independente, ou seja, ter gastos e receitas separados. É muito fácil, principalmente se o dono da oficina for a mesma pessoa que cuida das finanças, se embaralhar na hora das contas e acabar misturando o que é lucro do negócio e o que é despesa pessoal.
Para evitar esse tipo de situação, é recomendado abrir contas separadas, registrar todas as movimentações e, em alguns casos, contratar um contador.
COMO ECONOMIZAR COM INSUMOS
Uma das melhores formas de organizar o fluxo de caixa de uma oficina e ter mais lucro ao final do mês é economizando na compra de peças, acessórios e todo tipo de insumo necessário. É possível reduzir bastante o valor de uma compra, principalmente se ela acontecer em larga escala. Os preços de atacado são consideravelmente mais em conta.
Com o Mercado Livre Negócios, uma coisa é certa: a economia acontece todo dia! Quem se cadastra na plataforma tem acesso a descontos, preços mais baixos e mais do que isso, pode comprar de outras empresas, por atacado.
Além disso, outras vantagens incluem compras garantidas com devolução até 30 dias após a entrega, envios no prazo com rastreamento em tempo real e pagamentos sob medida. É uma ferramenta poderosa para ter mais controle financeiro e fazer seu negócio crescer.
Acesse a página de cadastro do Mercado Livre Negócios ou leia o QR code abaixo e aproveite todos os benefícios!