Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação

ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação

Novo hub digital da ZF Aftermarket em Campinas reúne times e projetos de conectividade, telemetria e gestão de oficinas em um ambiente colaborativo e alinhado à estratégia global da empresa.

Da Redação
Imagem sem descrição

Voltado ao desenvolvimento de soluções digitais para os segmentos de carros de passeio, veículos comerciais, serviços e distribuição do Aftermarket, o novo Hub tecnológico nasce como um polo de inovação regional. A estrutura concentrará soluções já iniciadas e consolidadas da ZF Aftermarket na América do Sul — como plataformas digitais de telemetria, gestão para oficinas e marketplace — reforçando o compromisso da empresa com a digitalização do setor e com a entrega de soluções que respondam às necessidades do mercado local. Além dos projetos voltados ao mercado sul-americano, parte da equipe atuará em iniciativas estratégicas globais, contribuindo com o desenvolvimento da plataforma Aftermarket Enterprise Platform (AEP) da ZF. Essa integração internacional agrega valor aos projetos com clientes e parceiros, além de reforçar a conexão e colaboração das equipes locais com a jornada global da empresa.

Com a unidade de Campinas, a ZF Aftermarket se junta a hubs de soluções digitais já atuantes espalhadas em outros mercados estratégicos, atualmente localizados em Dublin (Irlanda), Varsóvia (Polônia), Pilsen (República Tcheca) e Barcelona (Espanha). O Hub no Brasil fortalece a estrutura de inovação na América do Sul e cria um novo elo entre as operações locais e globais da ZF Aftermarket. As equipes já contam com profissionais de diversos setores de atuação e novas oportunidades estão em aberto ou serão anunciadas para funções relacionadas ao desenvolvimento das plataformas, além de parcerias, análise de dados, suporte técnico e negócios.

“As soluções digitais fazem parte da estratégia da ZF e vêm transformando significativamente nossa atuação no aftermarket. Com a criação do novo Hub de tecnologia em Campinas, damos um passo ainda mais estruturado para tornar a mobilidade, os negócios dos distribuidores, varejos, oficinas e frotas cada vez mais eficiente, rentável e segura, com foco total nas demandas do nosso mercado. Trata-se de um espaço pensado para potencializar a colaboração entre equipes de negócios, desenvolvimento e inovação, acelerando o desenvolvimento de novas soluções, ampliando a sinergia entre nossas equipes para entregar valor aos nossos clientes”, afirma Maurício Paguaga Gerente Sênior de Soluções Digitais da ZF Aftermarket América do Sul.

Atração de talentos e cultura digital

A escolha de Campinas como sede do novo Hub de Soluções Digitais levou em consideração não apenas a localização em um centro urbano em expansão, mas a presença de um dos maiores polos universitários e tecnológicos do Brasil. O novo ambiente foi criado para que os profissionais possam conciliar o trabalho remoto com a interação presencial, favorecendo a troca de conhecimento e a colaboração entre as áreas.

O novo espaço em Campinas será a base para equipes que hoje já atuam em diferentes localidades da ZF no interior de São Paulo, como Sorocaba, Itu e Sumaré, consolidando a estrutura digital em um único ambiente colaborativo, com formato de trabalho híbrido e flexível. “O objetivo é incentivar o compartilhamento de experiências de negócios, processos, tecnologias e soluções com equipes interdisciplinares, promovendo times de alta performance e a melhor experiência possível para os nossos colaboradores”, comenta o executivo. “Com isso, promovemos a transformação do mercado de reposição, que deve se tornar cada vez mais digitalizado, conectado e eficiente”.

Combinando ambiente colaborativo, flexibilidade híbrida e iniciativas voltadas à transformação prática do setor, o Hub de Soluções Digitais se destaca como um espaço capaz de atrair e engajar profissionais de excelência nas áreas de engenharia, tecnologia e serviços técnicos.

Ecossistema digital e soluções em andamento

Dentre as soluções desenvolvidas mundialmente estão a plataforma de telemetria e conectividade para implementos, SCALAR, para frotas de ônibus, BusConnect, e uma plataforma de conectividade para veículos comerciais leves. Além disso, as soluções voltadas a oficinas mecânicas, como o ZF [pro]Manager (gestão de agendamentos e clientes), ZF [pro]Parts (marketplace) e ZF [pro]Diagnostics (diagnóstico técnico) também fazem parte do ecossistema digital da ZF e serão coordenadas pelas equipes de desenvolvedores e de negócios no novo ambiente).

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil
Pitstop
Pitstop
Salão do Automóvel 2025 reúne eletrificação, clássicos raros e supermáquinas em edição histórica