Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil

Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil

Com motor 1.6 turbo de 300 cv, câmbio manual ou automático, e aerodinâmica renovada, o novo GR Yaris estreia mais potente e começa a ser entregue em abril de 2026

Da Redação
01 de dezembro de 2025
Imagem sem descrição

Baseado no modelo campeão do Campeonato Mundial de Rali de 2025 (WRC), com duas corridas de antecedência, o GR Yaris está confirmado para o Brasil. Criado a partir da expertise da TOYOTA GAZOO Racing no automobilismo, o hot hatch será vendido em duas versões – com câmbio manual ou automático – e chegará aos primeiros compradores em abril de 2026.

Desenvolvido por entusiastas para entusiastas

Com o DNA das competições de rali, nenhum detalhe do GR Yaris se sobrepõe à função: as novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas melhoram a aerodinâmica e a refrigeração do conjunto mecânico. Já os paralamas alargados abrigam rodas forjadas, exatamente como nos carros de corrida, e freios de alta performance.

Na traseira, as saídas de ar reduzem a resistência aerodinâmica, além de melhorarem a dirigibilidade e a estabilidade do veículo, bem como a dispersão do calor proveniente do sistema de escape. As luzes de neblina e de ré foram retiradas do para-choque para reduzir o risco de danos durante possíveis colisões em competições, enquanto aerofólio perdeu a terceira luz de freio para facilitar sua substituição ou personalização.

Plataforma e suspensão aprimorados

Construído sobre uma estrutura desenvolvida exclusivamente pela TOYOTA GAZOO Racing, o hot hatch pesa apenas 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática.

O esportivo combina a parte frontal do Yaris europeu, feito sobre a plataforma GA-B, e traz a suspensão do tipo McPherson com três pontos fixação. Na traseira, o hot hatch toma como base a plataforma GA-C, dedicada a veículos maiores da Toyota, e utiliza um refinado conjunto de suspensão independente do tipo double wishbone.

Para garantir mais rigidez à carroceria e melhor handling, o novo GR Yaris recebeu cerca de 15% a mais de pontos de solda, além de 15% mais adesivos estruturais. Já o sistema de direção elétrica recebeu o final tuning do piloto profissional Kazuya Oshima para uma sensação de relação mais direta (1:1) entre o movimento do volante e das rodas.

Conjunto mecânico com DNA das pistas


Imagem sem descrição

O GR Yaris vem equipado com motor 1.6 turbo de três cilindros com impressionantes 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.

Para isso, o modelo tem pistões reforçados, sistema de injeção de combustível D-4ST com pressão elevada para 260 bar, radiador de óleo com sistema de refrigeração aperfeiçoado e um exclusivo pulverizador de água para o controle de temperatura do intercooler em situações de exigência extrema.

Por sua vez, o sistema de tração integral GR-Four – igual ao utilizado pelo GR Corolla – tem três diferenciais (um central e dois Torsen de deslizamento limitado, um em cada eixo) e três modos de distribuição de torque: Normal (60% dianteiro e 40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70). Essa é mais uma herança do rali, onde a TOYOTA GAZOO Racing é campeã mundial há cinco anos consecutivos.

Purismo, agora, em duas configurações

Para a além do câmbio manual de seis marchas, o GR Yaris terá a opção de transmissão automática GR-DAT (Direct Automatic Transmission) de 8 marchas, desenvolvida para entregar respostas extremamente rápidas, e as trocas manuais têm o padrão de competição: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para “subir” marchas.

Cabine pensada para a pilotagem purista

Toda a cabine do novo GR Yaris é exclusiva e foi desenvolvida sob o conceito driver-first, que prioriza a experiência do condutor. Com inspiração nos veículos de competições de rali, o console central é inclinado em 15° para melhorar a visibilidade e há espaço para a instalação de mostradores ou de um monitor para copiloto à frente do passageiro.

Em relação à tecnologia, o modelo oferece um quadro de instrumentos digital de 12,3” com modos de visualização Normal e Esportivo – sendo este último com layout mais minimalista e focado nas informações de desempenho. Nas versões automáticas, são exibidas a temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução para as marchas.

Para reforçar a ergonomia de um legítimo esportivo, o hot hatch teve a borda superior do painel rebaixada em 50 mm e espelho retrovisor reposicionado. Além disso, foram realizados importantes ajustes para aprimorar a postura de pilotagem, com volante reposicionado e bancos dianteiros rebaixados em 25 mm para um feeling mais purista.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Toyota GAZOO Racing confirma novo GR Yaris com 300cv, baseado em Pentacampeão Mundial de Rali, para o Brasil
Pitstop
Pitstop
Salão do Automóvel 2025 reúne eletrificação, clássicos raros e supermáquinas em edição histórica
Pitstop
Pitstop
Freios Ferodo: nova cobertura para a frota brasileira