Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Subaru WRX desembarca no Brasil com novo câmbio e motor 2.0 turbo boxer

Subaru WRX desembarca no Brasil com novo câmbio e motor 2.0 turbo boxer

Novidade da marca japonesa vem equipada com transmissão CVT, inédita para o modelo, juntamente com o sistema de vetorização de torque

Vinícius Montoia
15 de outubro de 2015

O novo WRX chega ao país para encher os olhos daquele consumidor que queria um esportivo disfarçado de sedã. Abandonando a nomenclatura Impreza, agora o WRX tem motor novíssimo de 2,0 litros que desenvolve até 270 cv e 35,7 kgfm de torque. O veículo, produzido no Japão e importado para o Brasil via Caoa, oferece ótimo desempenho com seu FA20, nome do motor boxer turbo 2.0 com injeção direta de combustível (DIT). Ele disponibiliza toda a potência aos 5.600 rpm e há uma extensa faixa de torque, que vai dos 2.000 a 5.200 rpm.

 A engenharia da marca optou por utilizar nesse motor uma medida de diâmetro versus curso dos pistões de 86mm X 86mm, taxa de compressão de 10,6:1 e turbo twin-scroll*. E você, reparador independente, saiba que é a primeira vez que um WRX desembarca no país com transmissão automática. O câmbio que equipa o sedã é chamado Sport Lineartronic, que é CVT, oferecendo até 8 marchas virtuais. A “troca” pode ser feita por borboletas atrás do volante. Por ser continuamente variável, a transmissão não dá trancos e mesmo no modo esportivo não há do que reclamar. E é essa a única opção de câmbio e motor para o sedã.

Motor 2.0 turbo desenvolve 270 cv e 35,7 kgfm de torque

O motorista pode escolher entre três opções de condução: “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”. No primeiro e segundo modos o câmbio trabalha com seis marchas virtuais. Já no Sport Sharp é possível escolher até oito velocidades. A dupla motor/câmbio trabalha com a versão Symmetrical All-Whell Drive, que é a tração integral com Distribuição Variável de Torque (VTD). Esse sistema oferece mais torque para um dos lados do veículo dependendo da condução do motorista e analisando dados dos sensores de ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, tornando a pilotagem mais segura e ágil.

Posição de dirigir é impecável

Nesse conjunto atua o Active Torque Vectoring (ATV), que é a vetorização de torque. Em curvas, o sistema aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir a saída de frente e melhorar a resposta durante o trajeto. É bom lembrar que o ATV funciona mesmo quando os controles de estabilidade e tração estão desligados. É possível perceber na pista de testes da fazenda da Capuava, no interior de São Paulo, onde tivemos as primeiras impressões do WRX, que a tração faz com que o veículo grude no chão como um bólido de competição. Se o 2.0 já é assim, imagine o STI!

Entrada de ar no capô não atrapalha a visão do motorista

UM SEDÃ ESPORTIVO

A grade hexagonal é a marca inconfundível do WRX. Ela chama atenção na parte da frente do modelo, junto com o para-choque robusto. Agora com assinatura em LED, os faróis completam a “cara” do WRX com seu xenônio. A entrada de ar no capô foi reposicionada para melhorar a visibilidade do motorista.

No painel há uma tela de 4,3” que mostra o manômetro de pressão do turbo

De perfil, as rodas são de 18” e elas formam um belo conjunto com o para-lamas mais largo com vinco acentuado. E a parte traseira também não abre mão da esportividade: o para-choque possui um extrator de ar integrado e dupla saída de escape com quatro ponteiras cromadas. Há, na tampa do porta-malas, um pequeno aerofólio na versão 2.0. E por falar no bagageiro, ele continua pequeno, apesar de ter ganhado 40 litros. Agora são 340 litros de capacidade.

Versão é mais discreta que o STI, com aerofólio menor

INTERIOR

 O volante de couro com base reta é sempre uma boa pitada de esportividade para a cabine. Além de ter comandos de rádio e computador de bordo, ele é ajustável em altura e profundidade e proporciona ótima empunhadura. Os bancos também ajudam na hora de se “encaixar” no carro.

O painel é revestido de material de toque suave, o que minimiza os ruídos na cabine. O teto solar está 2,5 cm maior que o do modelo anterior.

Faróis ganharam contorno em LED

A iluminação dos mostradores é em vermelho e em sua parte central está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5 polegadas apresentando informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o piloto automático, marcha engatada e eventuais falhas de funcionamento.

A vetorização de torque, em curvas, freia a roda de dentro para evitar a saída de frente e distribui a força de acordo com o ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral

Na parte central do painel há uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas. Nela é possível controlar o sistema de áudio e visualizar a câmera de ré. Acima desta, próximo à junção do painel com o vidro, há outra tela (4,3”) que mostra informações de condução, como o manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo.

E é com todos esses atributos que o Subaru WRX chega renovado ao mercado nacional. Por R$ 147.900 é possível empacotar e levar um para casa, pois para quem conhece os modelos da marca, sabe que dificilmente ele aparecerá em uma oficina.

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025 chega ao Brasil com design renovado e tecnologia atualizada
Lançamentos
Lançamentos
Ram antecipa primeiras imagens oficiais da nova Dakota
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot anuncia os novos 208 e 2008 Hybrid: tecnologia híbrida leve e novos desafios para reparadores