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A Ford lançou no Brasil a Nova Ranger, introduzindo a linha também vendida na Europa, Ásia e outros mercados. O modelo 2017 traz desenvolvimentos que refinam os seus atributos em todas as versões diesel e flex, com cabine dupla. Também é a primeira do segmento a vir com cinco anos de garantia a Ranger ganhou um interior mais requintado e tecnologias inéditas de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão. Seu conjunto de segurança, com sete airbags, é o melhor da categoria e também houve avanços nos motores 2.2 e 3.2 Diesel e 2.5 Flex. Direção elétrica e controle eletrônico de estabilidade são de série na picape.
De acordo com a Ford, o projeto global foi focado nas necessidades dos consumidores brasileiros do segmento e desenvolvido para atender as condições mais rigorosas de uso, comprovado por rodagem de mais de 1 milhão de quilômetros em testes de durabilidade.
“Ela foi desenvolvida para ser a picape média mais forte, robusta, capaz e confiável do segmento, com os atributos que o consumidor quer em termos de segurança, dirigibilidade, conforto e tecnologia”, diz Guy Rodriguez, diretor de Marketing, Vendas e Serviços.
Para o mercado brasileiro, a linha oferece duas opções de motores diesel 4x4: o 2.2 com câmbio manual ou automático, na versão XLS, e o veículo-chefe desse portfólio, o motor 3.2 Diesel de cinco cilindros com câmbio automático de seis marchas, nas versões XLT (intermediária) e Limited (top).
A Ranger 2.5 Flex, com transmissão manual, também vem nas versões XLS (entrada) e XLT. A Ranger traz aprimoramentos que tornam ainda melhor o seu conhecido desempenho em qualquer terreno, com capacidade de carga de uma tonelada. Nos dois motores Diesel, 3.2 e 2.2, os avanços incluem bicos injetores piezoelétricos, novos turbocompressores, novo desenho de válvulas e sensor de temperatura de gases de exaustão para aumentar a eficiência e economia.
O motor Duratorq 3.2 TDCi, de cinco cilindros, tem 200 cv de potência (a 3.000 rpm) e 47,9 kgfm de torque (de 1.750 a 2.500 rpm). O 3.2 vem acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, que também traz modificações no conversor de torque e no sistema eletrônico de controle para melhorar o desempenho e o consumo de combustível.
O Duratorq 2.2 TDCi aumentou a potência em 10 cv, somando 160 cv (a 3.200 rpm), e o torque atinge 39,2 kgfm (de 1.600 a 2.500 rpm). Este propulsor diesel menor pode ser casado com com as opções de transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades. A transmissão automática de seis velocidades da versão diesel também apresenta modificações no conversor de torque e no sistema eletrônico de controle. Todas as versões diesel vêm com tração 4x4 nas opções normal (High) e reduzida (Low), diferencial traseiro blocante, que aumenta a capacidade de vencer obstáculos. A mudança de tração 4x2 para 4x4 pode ser feita em movimento, a até 120 km/h, pelo comando eletrônico no console. A sua capacidade de imersão é de 800 mm.
O Duratec 2.5 Flex, de 173/168 cv (a 5.750 rpm E/G), traz sistema eletrônico de partida Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. O torque é de 24,9 kgfm com etanol e 24,3 kgfm com gasolina, ambos a 4.500 rpm. Este motor trabalha com uma transmissão manual de cinco marchas.
Fora de estrada
O controle automático de descidas, como diz o nome, mantém a velocidade constante em serras e rampas. Ele pode ser acionado por um botão no console, pelo comando no volante e também tem uma função “inteligente”: sempre que se acelera ou freia ele ajusta a velocidade ao novo padrão. O assistente de partida em rampa é outro recurso útil no dia a dia. Ele segura o veículo por cerca de 2 segundos quando se tira o pé do freio em aclives, dando tempo para o motorista acelerar sem deslizar.
Tecnologias
Outros itens da lista de opcionais inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão, farol alto automático e sistema de permanência em faixa, oferecidos na versão Limited, além de sistema auxiliar de estacionamento com câmera de ré e sensor de monitoramento de pressão dos pneus, disponíveis tanto na XLT como na Limited.
O piloto automático adaptativo permite programar a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente. O alerta de colisão é um sistema que detecta o risco de acidente e avisa o motorista, através de um alerta luminoso no para-brisa, se a distância mínima de segurança for atingida. Nesse caso, o sistema de freios é pré-carregado para garantir uma resposta mais rápida assim que o motorista acionar o pedal de freio.
O sistema de permanência em faixa funciona com o apoio de uma câmera para alertar o motorista quanto a mudanças indevidas de faixa de rolamento. Se o veículo tende a sair da faixa sem a intenção do motorista, ele gera uma vibração no volante. Caso o motorista não tomar nenhuma ação, o sistema faz pequenas correções, através de torque no volante, para que o veículo retorne à faixa.
Já o farol alto automático opera com sensores que, em função do nível de luminosidade, ligam ou desligam automaticamente o farol alto. Ele é desligado, por exemplo, quando detecta um carro trafegando em sentido contrário para não ofuscar o motorista. Assim que o veículo passa, o farol alto é ligado novamente. Sensor de chuva, acendimento automáticos dos faróis e retrovisor interno eletrocrômico são outros equipamentos da picape topo de linha.
Conectividade
A Nova Ranger vem de série com sistema de conectividade SYNC em toda a linha. O equipamento inclui CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU, através de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. A versão XLS tem tela colorida no painel de 4,2 polegadas e sistema AppLink para acesso a aplicativos de smartphones. Nas versões XLT e Limited a tela é de 8 polegadas e inclui navegação, mais comandos de voz para esta função e climatização.
Segurança
A nova Ranger tem reforços estruturais no chassi e na carroceria e também introduz sete airbags de série em todas as versões – dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta também com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, alerta sonoro de uso do cinto para o motorista e o passageiro, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e alarme volumétrico.
Outro item de série em toda a linha é o sistema AdvanceTrac. Ele inclui as funções de: controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa, controle anticapotamento, controle adaptativo de carga, luzes de emergência em frenagem brusca e assistente de frenagem de emergência, além de controle automático em descidas, este último disponível apenas nas versões diesel.Dois pontos que podem incomodar o setor da reparação independente é que a Ranger passa a ter cinco anos de garantia total e um novo plano de revisões com preço fixo. Na versão topo de linha 3.2 Diesel Limited, por exemplo, a redução de custos de manutenção é de 34%, segundo a Ford. O plano com três revisões têm um custo total de R$2.464,00, assim dividido: aos 12 meses ou 10.000 km, R$648,00; aos 24 meses ou 20.000 km, R$808,00; e aos 36 meses ou 30.000 km, R$ 1.008,00. A montadora afirma que na versão 2.2 Diesel XLS, a redução é de 39%.