A Fiat convidou o Jornal Oficina Brasil para acompanhar o lançamento da nova Strada em Florianópolis- SC. Durante o evento, foi apresentado os novos modelos 2024 da Pick-up com Versões Ranch e Ultra equipadas com motor T200 usados no Pulse e Fastback.
A picape de entrada da montadora italiana ganhou novos integrantes para acirrar cada vez mais a disputa pela liderança do segmento, onde a mesma já e é líder a alguns anos, mas enfrenta fortes concorrentes direto ao trono, são: Montana e Saveiro (versão de entrada). Onde as montadoras rivais também devem apostar em robustez, força e esportividade.
Lançada no ano de 1998 a Strada já passou por muitas mudanças e inovações, como por exemplo na época a versão cabine estendida, onde ditou tendencia a frente de seus concorrentes na época, inovou outras vezes também com mudanças em suas carrocerias com a cabine dupla e versão com 3 portas.
Mas com tudo, dessa vez sua maior inovação fica por conta do conjunto do trem de força, onde o modelo adotou motor 1.0 e cambio CVT (“transmissão continuamente variável”), característica anteriormente aplicadas em modelos Hatch de entrada por exemplo, não em um que possui capacidade de carga de até 720 KG e 1.354 litro na versão cabine Plus, e 650 KG e 844 litros na cabine dupla, apesar do motor menor o modelo garante força e desempenho.
A Fiat Strada também possui segundo a marca capacidade de reboque habilitada de até 400 KG, um diferencial em relação aos concorrentes.
Produzida sobre a plataforma MPP, especialmente desenvolvida para picapes, a Fiat garante que o novo modelo, modelo inova em performance, robustez e segurança, tendo os seguintes itens como destaque:
O modelo recebeu no seu novo conjunto nova calibração da direção elétrica, na suspensão novos amortecedores e molas dianteiras tendo aumento da rigidez torcional (handling) e nos freios nova pinça com aumento da eficiência de frenagem.
MOTOR TURBO
O novo motor turbo 200 promete entregar TECNOLOGIA, PERFORMANCE e maior ECONOMIA de combustível, segundo a montadora a primeira aplicação em picapes compactas.
Fabricado com o bloco 100% em alumino, trazendo modernidade e redução de peso a sua construção, o motor também é equipado com injeção direta de combustível e o sistema “Fiat Multair” de terceira geração.
Sua nomenclatura “T200” já carrega a nova identidade da marca, aonde o torque é claramente estampado junto ao modelo, no caso 200 Nm de torque obtido em 1750 RPM, sim, o torque máximo do motor já é alcançado em baixa rotação, isso se dá principalmente pelo sistema “Multair”, que possui um sistema de gerenciamento de carga do motor muito mais fino e rigoroso, já que o mesmo realizada a abertura de válvulas de admissão de uma forma muito mais dinâmica, ciclo por ciclo, rotação por rotação, cilindro por cilindro, podendo ter dentro das suas estratégias de funcionamentos, função como atraso e adiantamento da abertura da válvulas, múltipla abertura de válvulas em um mesmo só ciclo de “cames”, ou até se preferir assim fazer a montadora um desligamento de cilindro, porem acreditamos que por possuir apenas 3 cilindros essa função não se incorpora a este motor.
Já a sua potência de 130 cavalos é obtida a 5750 RPM, uma potência relativamente boa se compararmos a uma versão já um pouco anterior da fiat Strada Adventure por exemplo, que era anteriormente equipada com um motor “Etorq” de 132 cavalos, claro, um motor um pouco mais antigo, sem turbina, sem injeção direta, sem tantos avanços tecnológicos, mas mostrando que o conceito de “downsizing” deste modelo foi aplico com muito sucesso.
CÂMBIO AUTOMATICO
As versões da nova Strada que possuem câmbio automático recebem a tecnologia CVT (transmissão continuamente variável) com 7 marchas simuladas no modulo manual e Sport, sistema esse criado pelas montadoras para aqueles clientes que se queixavam que os cambio CVT’s tiravam a sensação de “controle” do carro pelo motorista. Sendo assim, algumas delas ciaram essa estratégia onde o sistema simula como se o mesmo realizasse trocas de marchas, com aquela velha sensação de trabalho interno da transmissão, essa sensação fica bem mais nítida ao se conduzir no modo Sport, que porventura ganhou até um botão personalizado no painel.
CONSUMO
O novo motor além de chamar atenção pela potência e torque também encanta em sua relação de consumo de combustível obtendo bons números em suas classificações recebendo etiquetagem A do “Inmetro”.
Dentro do perímetro urbano a nova Strada teve média de consumo de 8,3 km/l no Etanol e 12,1 km/l na gasolina; já na estrada obteve 9,4 km/l no etanol e 13,2 km/l na Gasolina.
VISUAL
Para o novo pacote visual o modelo ganhou novas linhas, trazendo mais robustez e esportividade nas novas versões Ranch e Ultra, com nova grade frontal, novo para -choque, novos faróis de neblina em led, e novo SKIDPLATE. Já para as versões inferiores a marca ainda não confirmou mudanças visuais.
Ficha técnica - Fiat Strada Ranch Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT / Ultra Cabine Dupla Turbo 200 Flex CVT
MOTOR
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70,0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm°
Taxa de compressão: 10,5: 1
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) @ 5,750 rpm
Torque: 200 Nm (gasolina) / 200 Nm (etanol) @ 1.750 rpm
N° de válvulas por cilindro: Quatro por cilindro, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Injeção: direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático CVT (Continuamente Variável) com 7 Marchas Emuladas no modo Manual - Variável no modo Automático
Relações de transmissão:
1ª: 2,270
2ª: 1,600
3ª: 1,200
4ª: 0,940
5ª: 0,740
6ª: 0,580
7ª: 0,460
Ré: Entre 2.604 e 0,416
Diferencial: 5,698
Tração: Dianteira, com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Dianteiro: Sistema a disco ventilado, com pinça flutuante (diâmetro de 284 x 22 mm)
Traseiro: Sistema a tambor com sapatas auto-centrantes (diâmetro de 9")
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais
Direção
Assistência: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m
Rodas
Medidas: 16 X 6,0] ET40 (em liga-leve).
Pneus: 205/55 R16 (ATR para a versão Ranch)
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.253 kg (Ranch) 1.251 (Ultra)
Capacidade de carga: 650 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.448 mm
Largura da carroceria: 1.732 mm (s/espelhos)
Altura do veículo: 1.577 mm / 1.601 mm (com barra de teto)
Distância entre eixos: 2.737 mm
Altura mínima do solo: 185 mm
Angulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 299
Tanque de combustível: 55 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.178mm
Largura máxima da caçamba: 1.310 mm
Altura máxima da caçamba: 606 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 844 litros
Performance
0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,5 s (etanol)
Velocidade máxima: 178 km/h (gasolina) / 180 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/I (etanol)
Estrada: 13,2 km/| (gasolina) / 9,4 km/| (etanol)