Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Aula 51 - Administrando sua automecânica: Dicas para a recepção

Aula 51 - Administrando sua automecânica: Dicas para a recepção

Sabemos que consertar e fazer reparos em um carro não é algo que deixa o Cliente feliz, pois geralmente vai gerar um custo não programado!

Pedro Luiz Scopino
20 de abril de 2021

Um balcão com muita sujeira, uma iluminação bem fraca, nenhuma identificação e/ou conforto para o Cliente. Pode parecer estranho para alguns empresários, mas é normal para algumas oficinas e empresários do setor automotivo. E como consultor eu vivencio isso pelos quatro cantos do Brasil. Podemos melhorar a recepção nas oficinas mecânicas, autoelétricos e centros de reparação automotiva? Sim, podemos e devemos. Porque o Cliente que é bem recepcionado já sente mais confiança já na entrada do estabelecimento, já na recepção.

O Cliente valoriza as empresas mais profissionais, que recebem bem as pessoas que chegam para um reparo. E o que falar do público feminino mais independente, cada vez mais presentes aos volantes dos carros, cada vez mais proprietárias desses veículos e que cuidam da manutenção dos mesmos, como vai se comportar ao chegar em uma oficina que não tem ou não cuida da recepção?

E quando chega um Cliente na oficina, sempre temos que seguir alguns procedimentos. Parece simples, mas ter critérios e processos até no atendimento inicial é essencial, vamos ao exemplo utilizado na Auto Mecânica Scopino:

• olhar nos olhos do Cliente e dizer –Bom dia ou –Boa tarde, sempre com um sorriso;

• oferecer o espaço da sala de espera e já servir-lhe um café ou água ou bolacha;

• perguntar –em que posso ajudar?

• direcionar o atendimento ao técnico se for o caso ou para um agendamento futuro;

• colocar as proteções no veículo, capa de banco, filme no volante, alavancas de câmbio e de freio de estacionamento, tapete em papel;

• confirmar se o Cliente já tem cadastro ou fazer o cadastro completo;

• preencher a Ficha de Recepção, entrada de veículo, com assinatura do Cliente no campo data e hora de entrada.

Outra dica muito importante é a localização, se no Brasil temos sempre o volante no lado esquerdo do carro, a recepção na oficina, preferencialmente deve ser na frente e lado esquerdo da empresa. Mas por quê? Para facilitar a visualização e recepção do Cliente. Se possível, demarcar no solo em pintura ou faixa tipo fita adesiva, uma faixa amarela, para limitar e posicionar onde o carro deve parar para preenchimento da ficha de entrada. Esse local demarcado é fundamental também para um posicionamento das câmeras de segurança e filmagens, para prevenção de possíveis problemas de riscos ou amassados que não foram observados na recepção dos veículos.

E com uma recepção bem atrativa para o Cliente, de portas “abertas” para ele, permite que ele entre diretamente e já seja atendido pela recepção da empresa, assim o Cliente não precisa ficar passeando pela oficina perguntando pelo “dono” da oficina, o que pode ser muito perigoso, já que para trabalhar em uma reparadora de carros é obrigatório o uso de alguns EPIs (equipamento de proteção individual), assim o Cliente não pode ficar passeando pela oficina, entrando embaixo dos carros nos elevadores, ele só pode passar para visualizar o seu carro em serviço com a supervisão e acompanhamento de um responsável da oficina.

O que mais devemos ter e passar informações ao Cliente na recepção, na sala de espera? Vamos a algumas importantes dicas:

• Informativo de preços, caso cobre por hora, pode deixar claro o valor e se há diferenças para veículos nacionais, importados e/ou blindados;

• AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros válido;

• Alvará de Funcionamento – documento que comprova o correto funcionamento em relação ao local e serviços prestados;

• Certificado de Destino correto aos componentes contaminantes;

• Forma de pagamentos e desconto à vista (se for o caso).

CONCLUSÃO

Portanto, cuidar de uma parte da empresa que não seja técnica, é muito importante. Os Clientes são cada vez mais visuais, cada vez mais pesquisam pela internet, principalmente nas redes sociais, e a grande maioria sabe a diferença entre uma foto “comprada” padrão de um modelo a uma foto real da oficina.

Quando há uma boa recepção, a confiança já ganha um bônus todo especial, se tiver sanitários separados para homens, mulheres e portadores de necessidades especiais, melhor ainda. Se você como gestor puder oferecer água natural e gelada, café e seus derivados, uma bolachinha, uma bala ou pirulito, internet, televisão, sofá, área de crianças, o encantamento será maior! E essa frase, “encantar o Cliente” é o ponto inicial e um dos mais importantes para uma outra palavra muito, mas muito importante também: “fidelização”. Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor.

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

PRÓXIMOS TEMAS

Aula 52 Apagando Incêndios

Aula 53 Descarte e venda de Peças reutilizáveis

Aula 54 Descarte de Peças sem contaminação

Aula 55 Descarte de peças com contaminação

Abraço a todos e até o próximo mês e $UCE$$O! 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho