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Para entender melhor o scanner automotivo, é importante conhecer as diferenças entre os modelos disponíveis.
Os scanners profissionais, que serão abordados neste artigo, são mais completos, permitindo ajustes e programações, além de testes de atuadores, leitura de parâmetros e varredura de códigos OBD.
Já os scanners não profissionais, comercializados como leitores de código, realizam apenas a leitura de parâmetros e a varredura de códigos OBD, como é o caso do Elm 327.
Existem dois tipos de scanners profissionais: os multimarcas e os dedicados originais de montadora (OEM), cada um com suas particularidades. A escolha ideal depende do volume de veículos atendidos por mês e do foco da oficina.
Para veículos com câmbio automático, marcas como Launch, Texa, Autel e Sun são boas opções, pois contam com a função de programações online via protocolo SAE J2534.
Em outro cenário, há scanners com custo mais acessível e um formato mais interativo, permitindo a seleção do modelo e ano do veículo. Exemplos incluem Alfateste, Raven, Napro e Tecnomotor, que atendem grande parte da frota nacional e são ideais para oficinas que trabalham com diversas manutenções, como injeção eletrônica, freios ABS, ar-condicionado e transmissões automatizadas como Dualogic, I-Motion, Easy-Tronic e Easy-R.
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Vale ressaltar que os scanners profissionais mais completos contam com diagramas elétricos integrados, além de muitos reparadores optarem por telas de 7 polegadas ou maiores para melhor visualização das informações.
Outra opção a ser considerada é o scanner com função de osciloscópio integrado, que pode ser uma escolha interessante para quem busca um equipamento 2 em 1. No entanto, é importante lembrar que, caso haja algum problema, será necessário enviar todo o equipamento para a assistência técnica, o que pode impactar o trabalho na oficina. Por esse motivo, alguns reparadores preferem adquirir o osciloscópio separadamente, evitando essa dependência.
Em alguns casos, a melhor escolha pode ser um scanner original de montadora (OEM). A principal vantagem desse modelo é o acesso imediato a todos os sistemas de eletrônica embarcada do veículo, já que ele é desenvolvido pelo próprio fabricante. Por outro lado, os scanners multimarcas podem levar um tempo para disponibilizar os sistemas mais recentes, mas as fabricantes desse tipo de equipamento estão cada vez mais rápidas e eficientes em suas atualizações.
Além disso, um scanner multimarcas oferece ao reparador mais flexibilidade, permitindo atender veículos de diferentes montadoras, o que pode ser um grande diferencial para oficinas que recebem uma variedade maior de modelos.
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Para escolher o melhor scanner para a oficina, é essencial analisar quais modelos de veículos são mais atendidos, seja por mês ou ao longo do ano. O ideal é contar com um sistema de gestão, que permita gerar um histórico dos veículos que mais exigiram o uso do scanner.
Se a oficina atende em sua maioria veículos de uma única montadora, a melhor opção pode ser um scanner original da montadora (OEM), pois ele oferece acesso completo aos sistemas eletrônicos do fabricante.
Por outro lado, se a oficina recebe veículos de diversas montadoras, pode ser vantajoso investir em mais de um scanner, combinando um scanner original OEM com um scanner multimarcas, garantindo um atendimento mais amplo e eficiente.
Entre os principais fabricantes de scanners multimarcas, destacam-se:
Dentre os scanners originais da montadora OEM podemos citar alguns modelos como:
· Volkswagen e Audi: Odis / VCDS
· FCA (Fiat Chrysler Dodge Jeep): wiTech / DRB-III
· Chevrolet (General Motors): GM MDI / GM Tech 2 / Tech1A
· Hyundai e Kia: GDS / KDS
· Toyota e Lexus: TechStream Lite / Mastertech
· Honda e Acura: software Honda HDS / DSTi
· Ford: IDS
· Peugeot e Citroen: Lexia
· Mercedes Benz: Xentry Diagnosis
· Volvo: Vocom