Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Fiat Fastback 2026 estreia com nova grade, teto panorâmico e mantém motorização híbrida

Fiat Fastback 2026 estreia com nova grade, teto panorâmico e mantém motorização híbrida


Modelo aposta em visual mais sofisticado e reforça foco em eficiência sem abrir mão do desempenho

Lucas Arnaldo
27 de junho de 2025

A Fiat anunciou o primeiro facelift do Fastback, o SUV coupé da marca italiana. Como destaque da linha MY26, a nova grade dianteira com filetes verticais confere mais imponência ao modelo, com um desenho de linhas mais retas e robustas. Outro diferencial é o teto solar panorâmico, oferecido como opcional nas versões Impetus (T200 Hybrid) e Limited (T270), e item de série na versão Abarth (T270)



Em relação à motorização, a montadora de Betim optou por manter o motor T200 Hybrid, lançado no início de 2025. Desde sua estreia, o propulsor causou polêmica por se tratar de um sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), popularmente conhecido como híbrido leve, já que o motor elétrico não é responsável pela tração do veículo.

O sistema híbrido leve do Fastback é composto por um motor elétrico BSG (Belt Starter Generator), que atua como alternador, motor de partida e no sistema start-stop. Diferente de um alternador convencional acionado por correia, o BSG opera com energia de 12V armazenada em uma bateria auxiliar de 11 Ah, posicionada sob o banco do motorista e recarregada durante a frenagem regenerativa. Esse motor elétrico é acoplado ao virabrequim por correia, auxiliando o motor a combustão em situações de maior exigência de torque, como ultrapassagens.



O sistema funciona através de quatro modos de operação: 

  1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia. 
  2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo. 
  3. Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo. 
  4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional. 

Para gerenciar a integração entre a bateria auxiliar e a bateria convencional do veículo, a Stellantis desenvolveu o módulo eletrônico DBSM (Dual Battery System Management), responsável pelo controle de transição entre os dois sistemas elétricos.



Esse conjunto, aliado ao motor T200, é capaz de recuperar até 25% da energia cinética desperdiçada em frenagens, contribuindo para uma economia de combustível de até 5%. Segundo dados de consumo, o Fastback T200 Hybrid faz 12,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,5 km/l e 10,1 km/l com etanol, respectivamente.

O motor T200 Hybrid mantém o projeto do motor a combustão, com sistema MultiAir III, três cilindros, diâmetro de 70 mm e curso de 86,5 mm. Possui corrente de comando para sincronização entre virabrequim e cabeçote, e taxa de compressão de 10,5:1. A partir de 2025, atendendo à norma PROCONVE L8, o sistema de injeção passou a ser o GSPEC 5 – GSE L8, uma evolução em relação às versões anteriores do T200. Esse conjunto trabalha em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas para oferecer uma condução mais linear e eficiente



A tecnologia embarcada no T200 Hybrid representa um avanço significativo para a indústria automotiva nacional. Segundo a FENABRAVE, a Fiat ocupa a 2ª posição entre as marcas que mais vendem veículos híbridos no Brasil, com 15.631 unidades comercializadas. A Stellantis afirma que 50% dos Fastback vendidos atualmente são equipados com motorização híbrida. O grupo também anunciou que essa tecnologia será implementada em outras marcas da companhia, como Peugeot, Citroën e Jeep, nos próximos anos



O crescimento da frota nacional de veículos híbridos e elétricos reforça o compromisso da Fiat com a inovação. Sua tradição em ser líder de vendas no Brasil comprova que a popularização do sistema híbrido começou e, se o reparador automotivo não buscar informação e atualização, corre o risco de ficar fora de uma fatia cada vez mais relevante do mercado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Fiat Fastback 2026 estreia com nova grade, teto panorâmico e mantém motorização híbrida
Em Foco
Em Foco
Brasil no topo em Nürburgring: Augusto Farfus conquista a vitória na lendária pista alemã após largar na 17ª posição no grid
Em Foco
Em Foco
Vai viajar de carro nas férias? Descubra por que ter um seguro automóvel é essencial para salvar sua viagem e seu bolso