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A Fiat anunciou o primeiro facelift do Fastback, o SUV coupé da marca italiana. Como destaque da linha MY26, a nova grade dianteira com filetes verticais confere mais imponência ao modelo, com um desenho de linhas mais retas e robustas. Outro diferencial é o teto solar panorâmico, oferecido como opcional nas versões Impetus (T200 Hybrid) e Limited (T270), e item de série na versão Abarth (T270)
Em relação à motorização, a montadora de Betim optou por manter o motor T200 Hybrid, lançado no início de 2025. Desde sua estreia, o propulsor causou polêmica por se tratar de um sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), popularmente conhecido como híbrido leve, já que o motor elétrico não é responsável pela tração do veículo.
O sistema híbrido leve do Fastback é composto por um motor elétrico BSG (Belt Starter Generator), que atua como alternador, motor de partida e no sistema start-stop. Diferente de um alternador convencional acionado por correia, o BSG opera com energia de 12V armazenada em uma bateria auxiliar de 11 Ah, posicionada sob o banco do motorista e recarregada durante a frenagem regenerativa. Esse motor elétrico é acoplado ao virabrequim por correia, auxiliando o motor a combustão em situações de maior exigência de torque, como ultrapassagens.
O sistema funciona através de quatro modos de operação:
Para gerenciar a integração entre a bateria auxiliar e a bateria convencional do veículo, a Stellantis desenvolveu o módulo eletrônico DBSM (Dual Battery System Management), responsável pelo controle de transição entre os dois sistemas elétricos.
Esse conjunto, aliado ao motor T200, é capaz de recuperar até 25% da energia cinética desperdiçada em frenagens, contribuindo para uma economia de combustível de até 5%. Segundo dados de consumo, o Fastback T200 Hybrid faz 12,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina, e 8,5 km/l e 10,1 km/l com etanol, respectivamente.
O motor T200 Hybrid mantém o projeto do motor a combustão, com sistema MultiAir III, três cilindros, diâmetro de 70 mm e curso de 86,5 mm. Possui corrente de comando para sincronização entre virabrequim e cabeçote, e taxa de compressão de 10,5:1. A partir de 2025, atendendo à norma PROCONVE L8, o sistema de injeção passou a ser o GSPEC 5 – GSE L8, uma evolução em relação às versões anteriores do T200. Esse conjunto trabalha em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas para oferecer uma condução mais linear e eficiente
A tecnologia embarcada no T200 Hybrid representa um avanço significativo para a indústria automotiva nacional. Segundo a FENABRAVE, a Fiat ocupa a 2ª posição entre as marcas que mais vendem veículos híbridos no Brasil, com 15.631 unidades comercializadas. A Stellantis afirma que 50% dos Fastback vendidos atualmente são equipados com motorização híbrida. O grupo também anunciou que essa tecnologia será implementada em outras marcas da companhia, como Peugeot, Citroën e Jeep, nos próximos anos
O crescimento da frota nacional de veículos híbridos e elétricos reforça o compromisso da Fiat com a inovação. Sua tradição em ser líder de vendas no Brasil comprova que a popularização do sistema híbrido começou e, se o reparador automotivo não buscar informação e atualização, corre o risco de ficar fora de uma fatia cada vez mais relevante do mercado.