Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
DIAGNÓSTICO
O veículo chegou na oficina com um ruído, como se o motor estivesse grilando ao funcionar com o câmbio em D ou em R.
O ruído persistia em diversos momentos: quando dava-se a partida e ao arrancar com o veículo, bastando apenas engrená-lo em “D” ou “R”
De primeiro momento, para tentar identificar a origem do grilado, o reparador funcionou o veículo sem a correia de acessórios, com suspeita de ser algum periférico (alternador, ar- condicionado, bomba de direção etc. ) com problema, como por exemplo, rolamento e polias
Sem a correia de acessórios o ruído persistia, então ele teve ideia de remover o coletor de escapamento para verificar se o catalisador estava solto dentro do bojo, porém nada de se descobrir a origem do ruído.
O ruído era muito semelhante a algo vibrando, porém os coxins estavam ok e o câmbio havia sido trocado por completo na própria Toyota em 2020.
Dando prosseguimento, o profissional fez um teste de rodagem com o veículo, mas não identificou a origem desse ruído que incomodava o proprietário do veiculo
Sem solução para o caso, o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do fórum OB, a fim de obter uma “luz” ou um “norte” para esse diagnóstico que estava difícil.
Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de detalhar todo o caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação relevante
Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir:
A primeira dica postada sugeriu separar por onde o barulho pode estar vindo, se é do motor ou da transmissão.
Perguntou também ao reparador se esse caso acontece com o veículo parado ou andando.
Outro reparador, para tentar compreender melhor, questionou se o veículo no N ou P faz barulho.
Foi informado pelo reparador que quando dava a partida no motor também apresentava o ruído, bem ligeiramente.
O barulho apresentava-se quando caía bastante a rotação e quando arrancava em D ou R.
Quando, no início da aceleração, principalmente quando o ar-condicionado estava ligado percebia-se mais.
No segmento da discussão, um colega de profissão deu uma dica valiosa: orientou checar os eixos balanceadores, e a pressão de óleo também.
SOLUÇÃO
Após ponderar as sugestões dos colegas através do Fórum OB, o reparador começou a investigar no veículo o que poderia ser, e então desmontou os eixos balanceadores do motor, e encontrou uma folga entre a engrenagem do eixo balanceador com o virabrequim.
Investigando mais a fundo, viu que a folga era algo anormal e a mesma ocasionou quebra dos pinos de fixação da engrenagem.
Foram montados dois eixos balanceadores novos e jogo de bronzinas novos e o problema foi cessado.