Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Toyota Rav4 2.4 16v 2007 gerando barulho no motor

Toyota Rav4 2.4 16v 2007 gerando barulho no motor

O SUV da montadora japonesa, equipado com o motor 2AZ-FEde 170 cv, quando abastecido com gasolina, apresentou um barulho no motor (grilando) quando com o câmbio engrenado em D ou em R

Da redação
10 de julho de 2023

DIAGNÓSTICO 

O veículo chegou na oficina com um ruído, como se o motor estivesse grilando ao funcionar com o câmbio em D ou em R.

O ruído persistia em diversos momentos:  quando dava-se a partida e ao arrancar com o veículo, bastando apenas engrená-lo em “D” ou “R”

De primeiro momento, para tentar identificar a origem do grilado, o reparador funcionou o veículo sem a correia de acessórios, com suspeita de ser algum periférico (alternador, ar- condicionado, bomba de direção etc. ) com problema, como por exemplo, rolamento e polias 

Sem a correia de acessórios o ruído persistia, então ele teve ideia de remover o coletor de escapamento para verificar se o catalisador estava solto dentro do bojo, porém nada de se descobrir a origem do ruído.

O ruído era muito semelhante a algo vibrando, porém os coxins estavam ok e o câmbio havia sido trocado por completo na própria Toyota em 2020.

Dando prosseguimento, o profissional fez um teste de rodagem com o veículo, mas não identificou a origem desse ruído que incomodava o proprietário do veiculo 

Sem solução para o caso, o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do fórum OB, a fim de obter uma “luz” ou um “norte” para esse diagnóstico que estava difícil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de detalhar todo o caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação relevante

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir:

A primeira dica postada sugeriu separar por onde o barulho pode estar vindo, se é do motor ou da transmissão. 

Leia também

  • Por que o motor ZETEC ficou conhecido como um motor que superaquece
  • Limpeza do bico injetor: quando e por que fazer no carro
  • Veja como foi a evolução do sistema de ignição e sua revolução para os profissionais da reparação
  • Palestra no Conecta 2026 aborda estratégias para aumentar lucratividade e reduzir retrabalho na reparação de motores

Perguntou também ao reparador se esse caso acontece com o veículo parado ou andando. 

Outro reparador, para tentar compreender melhor, questionou se o veículo no N ou P faz barulho.

Foi informado pelo reparador que quando dava a partida no motor também apresentava o ruído, bem ligeiramente.

O barulho apresentava-se quando caía bastante a rotação e quando arrancava em D ou R.

Quando, no início da aceleração, principalmente quando o ar-condicionado estava ligado percebia-se mais.

No segmento da discussão, um colega de profissão deu uma dica valiosa: orientou checar os eixos balanceadores, e a pressão de óleo também.

SOLUÇÃO 

Após ponderar as sugestões dos colegas através do Fórum OB, o reparador começou a investigar no veículo o que poderia ser, e então desmontou os eixos balanceadores do motor, e encontrou uma folga entre a engrenagem do eixo balanceador com o virabrequim.
Investigando mais a fundo, viu que a folga era algo anormal e a mesma ocasionou quebra dos pinos de fixação da engrenagem.
Foram montados dois eixos balanceadores novos e jogo de bronzinas novos e o problema foi cessado. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Proteja o veículo do calor com 4 ações essenciais da Niterra
Proteja o veículo do calor com 4 ações essenciais da Niterra
Iveco Daily 70C17 com motor 3.0 diesel queimou a junta do cabeçote por falta de cuidado
Iveco Daily 70C17 com motor 3.0 diesel queimou a junta do cabeçote por falta de cuidado
Sistema de arrefecimento do motor 1.4 TSI –Gasolina – Golf Highline 2013
Sistema de arrefecimento do motor 1.4 TSI –Gasolina – Golf Highline 2013