Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força

Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força

GM Corsa Classic 1.0 VHC que não funcionava após retífica do cabeçote e troca do virabrequim.

Da Redação
07 de agosto de 2025

Defeito

Alan Correa Quintas lidou com um GM Corsa Classic 1.0 VHC que não funcionava após retífica do cabeçote e troca do virabrequim. O motor apresentava centelha, combustível, sincronismo e peças novas, mas mesmo assim, não dava partida.

Diagnóstico

No Fórum Oficina Brasil, foi sugerido verificar a compressão — que estava em apenas 5,5 bar, muito abaixo do mínimo funcional. Foram levantadas hipóteses como assentamento incorreto das válvulas, falha nos anéis, ou ovalização do cilindro. Também foi indicado o teste de vácuo no coletor e análise da vedação das válvulas por boroscópio ou teste com óleo.

Solução

A causa foi confirmada como ovalização da camisa do cilindro, com desgaste na cabeça dos pistões. Após nova retífica completa e revisão do cabeçote, a compressão voltou ao normal. Esse caso mostra que retífica mal feita ou incompleta compromete todo o funcionamento. Antes de culpar sensores, vá direto à base: compressão e estanqueidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força