Notícias
Vídeos

Prisma 2014 não desliga após remover a chave da ignição


Saiba como foi resolvido o problema do modelo

Por: Da Redação - 18 de agosto de 2018

Defeito: O cliente levou seu veículo para a oficina e explicou que estava apresentando um defeito muito estranho. “Depois que eu retiro a chave da ignição o motor continua ligado, após alguns segundos ele começa a falhar e apaga”. 

Diagnóstico: O reparador constatou que após deligar a chave, a bomba de combustível continua sendo alimentada, mesmo depois de remover o relê e o fusível da bomba. Interessante que sem o fusível a bomba diminui a pressão para 1,5 bar. 

No Fórum, o reparador foi orientado a verificar o bloco do motor, em específico a cabeça do pistão, que geralmente nesses defeitos está carbonizada. E também aplicar testes na sonda lambda.  

O reparador primeiramente verificou as sondas, no scanner a leitura da primeira estava em 935 a 980 millivolts, que na verdade teria que ser em 10,5 e 13,5 Volts. Mesmo acelerando continuava neste parâmetro. 

Para complementar a informação, outro reparador relatou que já pegou um caso semelhante em sua oficina, e o problema consistia no painel defeituoso. Havia queimado o transistor, desta forma a alimentação dos fusíveis chegava pela metade. Com isso, não chegava à informação completa para o sistema desligar o motor.  

O reparador achou interessante a experiência compartilhada, mas, sua suspeita principal era do módulo estar com avarias. Como o cliente estava com um orçamento limitado, antes de encaminhar o módulo para o diagnóstico, ele resolveu mais uma vez fazer uma análise detalhada em toda a ignição do veículo.  

Ao realizar um teste no rele de ignição com o multímetro, comprovou que estava com os valores distorcidos, decidiu então encomendar um novo e substituir. 

Solução: Após a troca do relé de ignição, o veículo respondeu aos testes de partida e desligamentos, mas, ao acionar a ignição a bomba de combustível estava demonstrando demora no acionamento. Portanto, achou melhor substituir este componente também. Após reparo o veículo não demonstrou mais defeitos. Problema resolvido.