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DIAGNÓSTICO:
Na oficina, o reparador se deparou com um Fiat 500 equipado com o motor 1.4 Multiair.
O proprietário do veículo reclamava de um problema intrigante: o veículo não dava partida.
O reparador, ao receber o veículo, começou a investigação.
De primeiro momento, o reparador constatou que o sistema de combustível estava abastecido e que tanto a pressão quanto a vazão da bomba estavam dentro dos parâmetros especificados.
Os bicos injetores foram cuidadosamente examinados e testados para garantir o funcionamento adequado. Velas novas foram instaladas e a centelha nas velas foi verificada em todos os cilindros, apresentando resultados consistentes.
Uma inspeção detalhada da correia dentada, chaveta da polia do virabrequim e da bomba d'água revelou que todos estavam em excelente estado de conservação. O sincronismo foi verificado usando uma ferramenta de fasagem, e os resultados foram precisos.
A bateria do veículo, uma Moura nova, estava com carga completa. Todos os aterramentos foram meticulosamente verificados, e uma inspeção minuciosa do chicote elétrico não revelou componentes defeituosos.
A unidade de controle eletrônico do motor foi testada e estava funcionando corretamente.
No entanto, ao tentar dar partida, o reparador notou um som anormal. Era um ruído que lembrava um motor sem compressão, um som distinto, semelhante a uma "máquina de costura".
Embora o scanner não tenha inicialmente detectado falhas, após várias tentativas de partida, uma falha P1524 foi registrada.
Este desafio técnico intrigou o reparador, que reconheceu que estava lidando com um motor Multiair, com o qual não tinha experiência prévia, além das trocas de correia dentada em outros veículos, dessa forma ele decidiu recorrer ao conhecimento coletivo do Fórum Oficina Brasil em busca de orientação.
A questão permanecia: alguém já havia enfrentado um problema semelhante ou poderia oferecer alguma perspectiva sobre a causa dessa falha?
Em poucos minutos após o relato do problema no Fórum OB as primeiras dicas começaram a aparecer, abaixo podemos conferir algumas delas:
SOLUÇÃO:
Após ler todas as sugestões e discutir com os colegas do Fórum o reparador começou uma investigação mais profunda e finalmente após muito trabalho de diagnostico o veículo em questão foi operacionalmente viável após a remoção e substituição da peça identificada como 55236756 (Flange do óleo/Trocador de calor).
Nesse processo, foi empregado um filtro de óleo convencional da linha Fire, resultando na obtenção de pressão adequada no sistema multiair, permitindo, assim, a partida do veículo.
O próximo passo consiste em verificar a disponibilidade dessa peça na rede de concessionárias Fiat. Esse desfecho é atribuído a procedimentos técnicos e de manutenção bem-sucedidos, agradecendo a solução obtida através do Fórum Oficina Brasil