Notícias
Vídeos

Diagnóstico Automotivo Avançado XI: Transdutor de vácuo


Veículo apresentava sintomas típicos de falha de ignição, mas os aparelhos convencionais de diagnóstico não apontavam com precisão a origem do problema

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017

Defeito: Veículo apresentava sintomas típicos de falha de ignição, mas os aparelhos convencionais de diagnóstico não apontavam com precisão a origem do problema. Seria possível obter uma leitura confiável sem a necessidade de testar diversos componentes de forma isolada, e principalmente, mostrar de forma clara para o cliente a causa mais provável?


Diagnóstico:
 Reparador experiente recorreu a um transdutor de vácuo acoplado ao osciloscópio, que forneceu leituras consistentes captadas no coletor de admissão, que indicavam anomalias na leitura do sinal de vácuo em um dos cilindros. Este era um sintoma claro de falha de vedação no cilindro, eliminando a hipótese de falha de ignição.


Solução:
Autorizado pelo cliente, reparador abriu o cabeçote e localizou uma trinca em uma das válvulas, responsável pela falha na vedação. A sua substituição eliminou a falha de funcionamento do motor. O experiente técnico comprovou a eficiência do uso do osciloscópio automotivo, e considera que uma das principais vantagens, neste caso, é poder coletar os gráficos (sinais) no coletor de admissão, mesmo com o motor trabalhando em elevadas temperaturas. Além da transparência para o cliente, com o diagnóstico preciso o processo de reparo foi conduzido de forma assertiva, sem a necessidade de desmontagem de outros sistemas.