Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Celta com dificuldade de partida

Chevrolet Celta com dificuldade de partida

Saiba como foi resolvido o defeito do modelo da GM

Da Redação
03 de agosto de 2018

Defeito: Celta 2011 com 94.000 KM rodados equipado com o motor 1.0 flex chegou à oficina com o cliente reclamando na dificuldade de partida diariamente. Com o motor frio, às vezes só funciona no tranco e quando aquecido é preciso pressionar o pé no acelerador até o final. Com esses sintomas o motor demonstra estar afogado.

Diagnóstico: Na oficina o reparador iniciou o diagnóstico verificando cabos de velas, substituindo os quatro injetores, conferindo o sincronismo, ajustando o AF pelo scanner, trocando a bomba de combustível, realizando testes na bobina de ignição e na TBI. E mesmo depois desses procedimentos o defeito permaneceu.

Antes de abrir o motor, ele recorreu ao Fórum Oficina Brasil atrás de mais dicas sobre o defeito. Alguns reparadores sugeriram diagnósticos mais detalhados como, conferir se a chaveta do virabrequim estava quebrada, substituição da sonda lambda, conferir se o catalisador estava entupido e a compressão dos cilindros.

Outro reparador comentou sobre uma experiência que passou pelo mesmo problema neste modelo e estava dando excesso de combustível ao esquentar o motor. A única solução foi trocando o comando de válvulas.

Pelo relato de às vezes só funcionar no tranco, um parceiro de profissão comentou que talvez esteja havendo uma queda de tensão durante a partida, ocasionando colapso em todo o sistema de injeção/ignição, fazendo com que o carro perca alguns parâmetros básicos de funcionamento. Por isso, é muito interessante conferir todo o sistema de partida, tempo de injeção e a pressão do coletor.

Solução: Após cinco dias com o carro na oficina realizando todos os testes sugeridos pelos profissionais do Fórum, o defeito foi solucionado.

Aplicando o teste de compressão com um manômetro, todos os cilindros estavam indicando o mesmo valor de compressão. Porém, mesmo com os valores em sincronia, o reparador resolveu conferir novamente utilizando o osciloscópio. Notou que durante a partida havia uma diferença quase imperceptível no consumo de corrente entre os cilindros 3 e 4. Ao remover o cabeçote se deparou com a junta queimada entre esses dois cilindros. Ao fazer a limpeza do componente e a substituição da junta, o carro voltou ao normal.

Cliente satisfeito pelo belo serviço realizado.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força