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Luz da injeção eletrônica acesa, cód. P0300 – Falha de combustão em múltiplos cilindros


Não era cabos, nem velas, nem bobina, nem os bicos! Um diagnóstico preciso depende não só do uso de equipamentos, mas da expertise do Reparador para interpretar os resultados obtidos dos testes realizados

José Tenório da Silva Junior
26 de novembro de 2019

Quando a luz da injeção eletrônica acesa aparece no painel do veículo e o código P0300 é indicado, isso sinaliza uma falha de combustão em múltiplos cilindros.

Esse código é um alerta do sistema de diagnóstico do veículo, indicando que o motor está enfrentando falhas intermitentes em diferentes cilindros, o que compromete o desempenho e a eficiência do motor.

A falha P0300 pode ser causada por uma série de problemas no motor, como falhas no sistema de ignição, problemas no combustível ou até mesmo em componentes mecânicos.

Para identificar a causa exata, um diagnóstico preciso é essencial. Isso não depende apenas do uso de ferramentas como o scanner automotivo, mas também da habilidade e experiência do reparador para interpretar corretamente os resultados obtidos nos testes realizados.

Neste artigo, vamos compartilhar um caso real diagnosticado e consertado na oficina JR AUTOMOTIVA. Veremos como o uso de ferramentas como o osciloscópio e um processo de diagnóstico automotivo bem estruturado foram cruciais para identificar e resolver a falha.

A história começa com um veículo aparentemente perfeito, mas que, ao realizar a leitura dos códigos, revelou uma falha significativa que poderia ter sido difícil de identificar sem o equipamento adequado.

Caso real: diagnóstico com scanner automotivo e osciloscópio

Recebemos um Ford Fiesta motor 1.6 8v (ano 2010) na oficina com a luz da injeção eletrônica, mas sem qualquer irregularidade aparente no funcionamento do motor.

Mesmo após uma inspeção visual e funcionamento perfeito, o código P0300 foi identificado ao realizar a leitura com o scanner automotivo.

A primeira hipótese foi que o problema poderia estar relacionado ao combustível, já que o veículo havia sido recentemente revisado. Orientamos o cliente a trocar o combustível e esperar para ver se o problema persistiria.

Quinze dias depois, a luz acendeu novamente, e o código de falha P0300 apareceu mais uma vez.

Como resolver o problema: passos para diagnóstico automotivo aprofundado

A falha P0300 indica que há um problema de combustão em múltiplos cilindros, frequentemente relacionado ao sistema de ignição.

Inicialmente, testamos as velas, cabos de velas e a bobina, mas todos estavam em bom estado. Em seguida, verificamos os bicos injetores e a bomba de combustível, medindo vazão e estanqueidade, sem encontrar problemas.

Foi então que decidimos usar o osciloscópio para analisar o sinal de ignição de cada cilindro. Observamos uma diferença nas ondas geradas no cilindro 01, o que nos levou a aprofundar a investigação.

Como analisar os resultados dos testes

Após o uso do scanner automotivo e do osciloscópio para verificar o desempenho de ignição e identificar a falha no cilindro 01, a próxima etapa foi realizar um teste de estanqueidade nos cilindros.

Esse teste é essencial para garantir que não haja vazamentos no sistema de combustão, o que poderia afetar a eficiência do motor e gerar o código P0300.

Seguindo uma ordem lógica, partimos para os testes de estanqueidade dos cilindros, utilizando um aparelho específico para esse fim. (foto abaixo)



Passo a passo do teste:

  1. Retire todas as velas do motor para evitar qualquer interferência.

  2. Gire o motor até que o pistão do primeiro cilindro esteja na fase “compressão”, ou seja, o pistão em PMS (Ponto Máximo Superior) e as válvulas do cilindro fechadas.

  3. Instale a ferramenta no lugar da vela do primeiro cilindro.

  4. Aplique a pressão máxima e verifique se há estanqueidade no cilindro através dos manômetros da ferramenta.


Análise dos resultados:

-       Se houver vazamento pela válvula de admissão, será possível ouvir o barulho do ar no corpo de borboleta;

-       Se houver passagem de ar pela válvula de escapamento, é possível ouvir e sentir o ar saindo pelo cano de escapamento;
 

-       Se houver passagem excessiva de ar pelos anéis, é possível verificar pela vareta de óleo, respiro do motor ou pela tampa onde coloca-se o óleo;

-       Se houver passagem de ar para o sistema de arrefecimento, será possível ver a água subindo até transbordar no reservatório.

Para a nossa surpresa, ao aplicar pressão de ar comprimido no cilindro 01, o líquido de arrefecimento começou a transbordar pelo reservatório.

O que foi feito após o problema ser diagnosticado

Após a confirmação da junta do cabeçote queimada, o próximo passo foi a remoção do cabeçote para uma análise detalhada. A causa do problema foi identificada como a corrosão na junta do cabeçote, resultado de falhas no sistema de arrefecimento.



Veja na como estava o cabeçote. Observe que pedaços da junta ficaram grudados nele:



Esse tipo de falha é comum quando o sistema de arrefecimento não mantém a temperatura do motor dentro dos parâmetros ideais.

Durante a remoção, também verificamos que o torque de aperto dos parafusos do cabeçote estava inadequado, o que contribuiu para a falha.

Um torque inadequado pode levar a falhas na vedação da junta, resultando em vazamentos e, por consequência, comprometendo a combustão.

Dicas para a excelência na montagem do cabeçote

1. O cabeçote deve estar retificado, superfície do bloco limpa e plana;

2. Utilize o kit de juntas do cabeçote de ótima qualidade, porque já vem com todas as juntas necessárias;

3. Instale a junta do cabeçote e observe atentamente se todos os furos da junta estão certos com os furos do bloco (porque pode haver algum erro de aplicação ou posição da junta);

4. Gire a árvore de manivelas aproximadamente 15° para a esquerda, deixando os pistões um pouco abaixo do PMS para não correr o risco de empenar válvulas no momento da montagem;

5. Aplique um jato de ar comprimido em todos os orifícios dos parafusos de fixação do cabeçote no bloco. Porque se houver algo dentro do furo, formará um calço e o parafuso terá um falso aperto;

6. Utilize sempre parafusos NOVOS! Porque os parafusos, por serem elásticos, esticam no momento do torque. Logo, se forem reutilizados não irão suportar um novo aperto e/ou darão um falso aperto;

7. Aplique um pequeno fio de graxa na parte inferior da cabeça do parafuso para reduzir o atrito no momento do aperto e uma fina película de óleo na rosca para diminuir o atrito no momento do aperto;

8. Siga à risca as recomendações de torque e sequência de aperto, que estão especificadas no verso das embalagens da junta do cabeçote dos melhores fabricantes




Como realizar a manutenção correta e evitar falhas recorrentes

A manutenção preventiva no sistema de arrefecimento é fundamental para evitar falhas como a junta do cabeçote queimada.

Isso inclui a substituição regular de peças como a válvula termostática, bomba d'água, e o líquido de arrefecimento com aditivo à base de etileno glicol.

Além disso, ao montar o cabeçote, é essencial seguir as recomendações de torque de aperto corretamente. O torque inadequado pode causar falhas de vedação e gerar problemas no motor.

Lições aprendidas e a importância da manutenção preventiva

O caso demonstrou a importância de um diagnóstico automotivo minucioso, em que o uso de ferramentas como o scanner automotivo e o osciloscópio foi crucial para identificar o verdadeiro problema.

A manutenção preventiva, especialmente no sistema de arrefecimento, pode evitar falhas graves no motor, como a junta do cabeçote queimada.

Ao realizar as manutenções corretamente e seguir as instruções de torque de aperto, você assegura o bom funcionamento do motor e evita custos elevados com reparos.

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