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Com cada vez mais Smart nas ruas, há também um aumento da procura por reparos a serem executados neste modelo. O Jornal Oficina Brasil encontrou um deles na oficina para manutenção preventiva, e também preparou dicas para que o reparador possa se preparar quando um Smart entrar em sua oficina.
Com cada vez mais Smart nas ruas, há também um aumento da procura por reparos a serem executados neste modelo. O Jornal Oficina Brasil encontrou um deles na oficina para manutenção preventiva, e também preparou dicas para que o reparador possa se preparar quando um Smart entrar em sua oficina.
Na Frison Convenience, localizada na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo, encontramos um Smart Cabrio 2009 com 7.759 quilômetros rodados, que foi à oficina para fazer uma troca de óleo e filtro. Para realizar este serviço não há muitos segredos, mas é necessário executar o reset do painel ao término do procedimento. A reparadora Fabiana Paes dos Santos fez este reparo no Smart.
LUBRIFICANTE
1)Para ter acesso ao motor, basta levantar a proteção acarpetada do porta-malas e retirar a tampa que cobre o motor. 1A) Desrosqueie a tampa do óleo de motor;
2)Erga o Smart no elevador. Desparafuse o bujão do cárter de óleo, componente que também dispõe de uma pequena tela (em destaque na foto 2A);
3)Solte o filtro de óleo com a chave específica e retire-o;
4)Substitua o filtro de óleo... 4A) ... e recoloque o bujão;
5)Coloque o novo lubrificante, que neste caso é o 0W40.
RESET
Acompanhe como é realizado o procedimento de reset do painel no Smart:
6)Gire a chave da ignição do Smart, sem dar a partida no motor.Aperte duas vezes o botão do hodômetroe solte-o. Desligue a ignição;
7)Segure novamente o botão do hodômetro e gire a chave de ignição, mantendo-o pressionado. Aguarde até que a luz de advertência se apague para soltar o botão do hodômetro.
Caso a luz não se apague no painel, repita o procedimento.
Para o Smart, podem ser aplicados os seguintes tipos de lubrificante:
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Este veículo ainda é pouco visto em oficinas, mas aparece com certa frequência nas ruas das grandes metrópoles brasileiras. E para os reparadores ainda não há muito conteúdo técnico disponível sobre manutenções e características deste modelo. Preparamos então um material com dicas e informações que podem auxiliá-los.
Desenvolvido pela Daimler na Alemanha, montado na França e trazido ao Brasil desde 2009 (já na sua segunda geração chamada W451) pela Mercedes-Benz, o minúsculo Smart (mede 2,69 m de comprimento e 1,56 m de largura) e dispõe de muita tecnologia embarcada em sua mecânica e seus componentes.
Mas por que o pequeno Smart está no Caderno Premium, se ele custa a partir de R$53.000? Simples: Se considerarmos que com este valor é possível comprar um sedã médio nacional, um veículo que transporta apenas duas pessoas e pouca bagagem não é para qualquer um.
Separamos algumas informações técnicas fornecidas pela montadora e no manual do proprietário, importantes para manutenções como pré-inspeção veicular, troca de lubrificante do motor, líquido de arrefecimento, fluido da transmissão e do freio. Vamos então às dicas:
STOP-START
Esta tecnologia está presente hoje apenas em veículos importados. Porém, a partir do segundo semestre de 2013 também poderá equipar modelos nacionais. Chamada no Smart de tecnologia mhd, o acionamento automático do sistema "micro hybrid drive" desliga o motor quando o veículo estiver com o freio acionado e abaixo de 8 km/h. Isto pode ser útil se, por exemplo, estiver parado num semáforo ou conduzir no trânsito (anda e para). Deste modo, reduz o consumo de combustível, bem como as emissões de gases e o ruído do veículo.
A função "stop-start" é automática, se ligar o motor com a chave.
O motor só é desligado com a função "stop-start" se:
·pisar no pedal do freio;
·a velocidade do veículo for inferior a 8 km/h;
·a temperatura do motor for superior a 60°C;
·a bateria do veículo tiver carga suficiente para religar o motor;
·a temperatura da bateria e a temperatura exterior forem superiores a -5°C;
·a velocidade de marcha ou N estiver engrenada;
·a velocidade do veículo, depois do primeiro arranque do veículo, tiver sido uma vez superior a 8 km/h;
·a tampa do compartimento de carga estiver fechada.
O motor arranca novamente, se soltar o pedal do freio ou acelerar.
Obs.: Se, ao manobrar o veículo, mudar a alavanca das velocidades de R para 1 ou A*,a função "stop-start" só volta a ficar disponível depois de exceder uma velocidade de 8 km/h. Durante esse tempo,acende-se a luz de controlo amarela ECO no painel de instrumentos.
* (quando há o câmbio automático opcional)
O motor volta a ligar-se automaticamente, se:
·desligar a função com a tecla no console central ou abrir a tampa do compartimento de carga enquanto o veículo está parado. A luz de controle verde/amarela ECO no painel de instrumentos apaga-se;
·a pressão do pedal de freio for demasiado baixa;
·a velocidade for superior a 10 km/h.
FOTO: Para ligar ou desligar a função, pressione a tecla no console central, ao lado da chave de ignição.
TRANSMISSÃO
Para troca ou manutenção na caixa de mudanças, utilize o lubrificante recomendado:
INSPEÇÃO VEICULAR
Ao realizar uma pré-inspeção em um Smart que passará pela análise de gases e ruídos, fique atento aos seguintes valores:
CAPÔ DIANTEIRO
Para realizar algumas manutenções, é necessário remover o capô dianteiro. Sob ele estão os reservatórios de fluido de freio, de água do limpador de para-brisas e do sistema de arrefecimento (nesta ordem ao observarmos a foto 9 da esquerda para a direita);
9) Travas “escondidas” no pára-choque dianteiro devem ser desencaixadas para liberar o capô;
10) Puxe o capô plástico horizontalmente, com muito cuidado. Atenção às duas travas localizadas nas extremidades;
FLUIDO DE FREIO
Com o passar do tempo, o líquido dos freios absorve humidade da atmosfera. Deste modo, o ponto de ebulição baixa.
ATENÇÃO: Se o ponto de ebulição do líquido dos freios for demasiado baixo, podem formar-se bolhas de vapor no sistema de freios, em caso de solicitação excessiva dos mesmos (por exemplo, em uma descida de montanha). Isto afeta o efeito de frenagem. É necessário substituir o líquido do sistema de freio a cada dois anos.
11) O reservatório do líquido dos freios encontra-se sob o capô dianteiro, do lado do motorista.
INSERIR FOTO 11
Para verificar o nível do líquido do sistema de freios:
·Abra a tampa de manutenção (1);
·Faça uma verificação visual no reservatório;
·O nível do líquido tem de se situar entre MIN e MAX.
LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
O sistema de refrigeração encontra-se sob pressão. Por essa razão, desrosqueie a tampa apenas quando o motor estiver frio. Caso contrário, poderá queimar-se com o líquido de refrigeração quente que sairá.
O líquido de refrigeração é composto de água e de um produto anticongelante ou anticorrosivo.
Verifique o nível do líquido de refrigeração, com o veículo sobre um piso plano e o motor arrefecido.
Verificar o nível do líquido de refrigeração: o depósito de compensação do líquido de refrigeração encontra-se no habitáculo dianteiro, circulado em vermelho (destaque).
INSERIR FOTO 12
·Deixe o líquido de refrigeração esfriar pelo menos 30 minutos;
·Abra a tampa de manutenção (2);
·Submeta o recipiente a uma verificação visual;
·O nível do líquido deve estar situado entre MIN e MAX.
Para adicionar líquido de refrigeração:
·Cubra a tampa (2) do reservatório de refrigeração com um pano;
·Gire lentamente a tampa (2) ½ volta para a esquerda e deixe sair a pressão excedente;
·Gire a tampa (2) para a esquerda e retire-a;
·Complete o líquido de refrigeração até à altura de enchimento máxima.
·Feche e rosqueie bem a tampa (2).
Serviços de manutenção periódicos no Smart: