Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Este modelo Toyota FJ Cruiser, com 62.000 km, compareceu à Oficina do Gato, na zona leste de São Paulo, para realizar a substituição de rolamento e cubo de roda – neste modelo um é acoplado ao outro, que apresentava ruído e folga. Demonstraremos a seguir o processo e cuidados desta reparação.
Não é coincidência. O Toyota FJ Cruiser é uma releitura atual do lendário Toyota Land Cruiser FJ40 (no Brasil chama-se Bandeirante), porém o novo Cruiser não tem nada a ver com o desconforto e simplicidade de seu antecessor. Construído sobre a plataforma do 4Runner, possui tração integral inteligente nas quatro rodas e diferencial Torsen, que distribui a força do motor para a roda conforme a condição do terreno. Seu peso em ordem de marcha (1,948 kg), distribuídos em 4,67 m de comprimento e 1,90 m de largura, são empurrados pelo motor (denominando 1GR-FE) V6 de 4 litros (3956 cc) e comando de válvulas variável VVT-i. Entrega 242 cv a 5.200 rpm e 38,4 kgm a 3.700 rpm. Dentre os muitos itens de série, está o ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
REPARAÇÃO AO CUBO
1) Retire a roda e solte os dois parafusos que seguram a pinça de freio. Deixe apenas um destes parafusos, pois a pinça ficará suspensa pelos flexíveis do freio e este parafuso o segurará na posição.
2) Retire o parafuso do suporte do flexível de freio. Em seguida, solte o outro parafuso da pinça e afaste-a.
3) Retire o disco de freio e recoloque a pinça e seu respectivo parafuso, para mantê-la na posição.
4) Utilizando uma chave de fenda, retire a tampa do cubo de roda.
5) Com um alicate universal, remova o contrapino (cupilha) e também a trava da porca.
6) Retire o parafuso central, fixado na ponta de eixo.
7) Atrás do espelho da roda, está localizado o sensor do ABS. Solte seu parafuso e desencaixe o sensor.
8) Solte os 4 parafusos do cubo da roda com uma chave fixa. Retire o cubo da roda somente após retirar o sensor do ABS, pois ao retirar o cubo antes, pode-se danificar este sensor.
9) Sem aplicar muita força, com uma chave de fenda remova os resíduos de sujeira e graxa.
10) Com o auxílio de uma prensa hidráulica, separe o conjunto rolamento-cubo de rodas. Esta ação é necessária para o aproveitamento de algumas peças que não acompanham o novo kit de peças. Para este procedimento, utilize sempre equipamentos de proteção.
11) Remova o rolamento usado, geralmente é necessário destruir sua carcaça plástica, mas não há problema, pois não será reutilizado.
12) É necessário separar o rolamento e o cubo usados para utilizar os quatro parafusos do cubo. Só é possível retirar estes parafusos separando os dois componentes
13) Utilizando uma chave de fenda, faça uma alavanca embaixo do guarda-pó do rolamento usado, com cuidado para não danificá-lo. Este será reutilizado, após uma limpeza com um pano.
14) Monte o guarda-pó no rolamento novo, utilizando uma chave com fenda grossa, para não danificá-lo. São necessários dois operadores para esta operação.
15) Novamente utilizando a prensa, monte o cubo ao rolamento. Verifique se ambos estão alinhados perfeitamente em seu eixo. Atenção: é imprescindível muito cuidado para não bater ou danificar a lateral do rolamento, onde está o sensor do ABS. Esta parte é muito sensível, se danificada, o rolamento deve ser inutilizado (15A).
16) Remova a proteção plástica na parte interna do rolamento, com cuidado para não riscar a pista interna do rolamento. Evite utilizar ferramentas ou objetos pontiagudos.
17) Aplique uma boa quantidade de DESENGRAXANTE e limpe com um pano limpo, para remover todos os resíduos e partículas de sujeira.
18) Encaixe o anel de vedação no entorno do rolamento. Verifique se no O-ring há trincas ou quebras, se houver, substitua-o.
19) Retire a pinça do freio e transpasse uma haste qualquer através da mesma. Encaixe esta haste em algum lugar da suspensão, para manter a pinça apoiada e não deixá-la presa apenas pelos dutos de freio.
20) Posicione o espelho juntamente com o cubo da roda. Rosqueie os quatro parafusos. Pode haver alguma dificuldade em encaixar os parafusos, então faça com as duas mãos.
21) Aperte os parafusos e, para o aperto final, utilize uma alavanca.
22) Coloque o parafuso da ponta de eixo. O aperto final ainda será feito em seguida.
23) Encaixe o sensor do ABS e coloque o parafuso.
24) Coloque o disco de freio. DICA: aperte uma porca da roda, juntamente com uma porca de calço. Isto manterá o disco de freio na posição durante a montagem da pinça.
25) Monte e aperte os dois parafusos da pinça.
26) Monte o suporte do flexível e aperte o parafuso.
27) Faça o aperto final do parafuso do cubo, utilizando uma alavanca.
28) Recoloque a trava da porca e o contrapino (cupilha). (Dependendo da condição em que esta se encontra, recomendo substituí-la).
29) Coloque a tampa do cubo.
30) Recoloque a roda.