Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
O já bom motor 2.4l utilizado anteriormente deu lugar a um também 2.4l, porém com injeção direta de combustível, DOHC, 16 válvulas, com taxa de compressão elevada (11,2:1), 185cv de potência máxima a 6.700rpm, e torque máximo de 23,8kgfm a 4.900rpm.
A troca do sistema de injeção já é, em si, uma grande novidade, pois trata-se do primeiro veículo quatro-cilindros da marca no Brasil a receber esta tecnologia. Mas não para por ai. A GM concedeu à Ecotec o maior dos benefícios que o modelo precisava para se tornar um SUV mais competitivo no mercado: o câmbio de seis velocidades mais marcha-à-ré. Parece até que a marca ouviu as preces de todos, porque a antiga transmissão matava o motor, por mais econômico que fosse.
Agora, sim, dá gosto de ver. Infelizmente não houve oportunidade para testar o veículo em movimento, mas assim que possível traremos esta experiência, assim como os detalhes mecânicos das novas tecnologias de injeção direta. Apenas uma estranheza: apesar da boa potência de 185cv, a GM não equipou o Ecotec com turbocompressor, dispositivo que mostra ser bastante conveniente com a injeção direta, pois eleva bem a potência e torque, sem proporcionar exagerado aumento de consumo. Pode ser isso venha com o tempo.
V6
Já a novidade do modelo V6 é o motor 3.0l 24v com injeção direta, DOHC, com taxa de compressão de 11,7:1 que rende 268cv de potência máxima a 6.950rpm, e torque máximo de 30,6kgfm a 5.100rpm, em substituição ao Alloytec V6 3.6l 24v.
Este novo propulsor é o mesmo que equipa o Omega Fittipaldi, lançado em dezembro do ano passado. Com esta novidade, a GM alinha os produtos de nicho. Não será estranho se em um futuro próximo o sedan Malibu também apresente o motor 2.4l da Ecotec.
O modelo V6 vem com transmissão de seis velocidades, tal como na versão anterior, e ainda em duas opções de tração: 4x2 e 4x4 integral. Os preços: Ecotec R$ 90.299, V6 4x2 R$ 96.774, e V6 4x4 R$ 100.774.
Undercar
Apesar da grande mudança de motor e câmbio (no caso da Ecotec), nos itens de suspensão e freios a Captiva Sport não mudou nada. Tanto a quatro-cilindros quanto a V6 apresentam suspensão dianteira do tipo McPherson, independente, com barra de torção e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
Já na traseira, também é independente, vem com um double wishbone, de quatro braços articulados e barra de torção, com amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
A direção é hidráulica e os freios são a disco nas quatro rodas, todos ventilados (296mmx29mm na dianteira, e 303mmx20mm na traseira), com sistema antibloqueante (ABS). As rodas são de 17x7 polegadas, revestidas com pneus 235/60.