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  5. Chevrolet Captiva ganha motor com injeção diretaChevrolet Captiva ganha motor com injeção direta

Chevrolet Captiva ganha motor com injeção diretaChevrolet Captiva ganha motor com injeção direta


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
10 de março de 2011

O já bom motor 2.4l utilizado anteriormente deu lugar a um também 2.4l, porém com injeção direta de combustível, DOHC, 16 válvulas, com taxa de compressão elevada (11,2:1), 185cv de potência máxima a 6.700rpm, e torque máximo de 23,8kgfm a 4.900rpm.


A troca do sistema de injeção já é, em si, uma grande novidade, pois trata-se do primeiro veículo quatro-cilindros da marca no Brasil a receber esta tecnologia. Mas não para por ai. A GM concedeu à Ecotec o maior dos benefícios que o modelo precisava para se tornar um SUV mais competitivo no mercado: o câmbio de seis velocidades mais marcha-à-ré. Parece até que a marca ouviu as preces de todos, porque a antiga transmissão matava o motor, por mais econômico que fosse.


Agora, sim, dá gosto de ver. Infelizmente não houve oportunidade para testar o veículo em movimento, mas assim que possível traremos esta experiência, assim como os detalhes mecânicos das novas tecnologias de injeção direta. Apenas uma estranheza: apesar da boa potência de 185cv, a GM não equipou o Ecotec com turbocompressor, dispositivo que mostra ser bastante conveniente com a injeção direta, pois eleva bem a potência e torque, sem proporcionar exagerado aumento de consumo. Pode ser isso venha com o tempo.

V6
Já a novidade do modelo V6 é o motor 3.0l 24v com injeção direta, DOHC, com taxa de compressão de 11,7:1 que rende 268cv de potência máxima a 6.950rpm, e torque máximo de 30,6kgfm a 5.100rpm, em substituição ao Alloytec V6 3.6l 24v.


Este novo propulsor é o mesmo que equipa o Omega Fittipaldi, lançado em dezembro do ano passado. Com esta novidade, a GM alinha os produtos de nicho. Não será estranho se em um futuro próximo o sedan Malibu também apresente o motor 2.4l da Ecotec.
O modelo V6 vem com transmissão de seis velocidades, tal como na versão anterior, e ainda em duas opções de tração: 4x2 e 4x4 integral. Os preços: Ecotec R$ 90.299, V6 4x2 R$ 96.774, e V6 4x4 R$ 100.774.

Undercar
Apesar da grande mudança de motor e câmbio (no caso da Ecotec), nos itens de suspensão e freios a Captiva Sport não mudou nada. Tanto a quatro-cilindros quanto a V6 apresentam suspensão dianteira do tipo McPherson, independente, com barra de torção e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.


Já na traseira, também é independente, vem com um double wishbone, de quatro braços articulados e barra de torção, com amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.


A direção é hidráulica e os freios são a disco nas quatro rodas, todos ventilados (296mmx29mm na dianteira, e 303mmx20mm na traseira), com sistema antibloqueante (ABS). As rodas são de 17x7 polegadas, revestidas com pneus 235/60.


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