Atualmente os valores pagos aos profissionais que trabalham para as empresas do ramo de reparação automotiva (oficinas, center car, centros automotivos, car center, restauradora, e etc) estão bem abaixo dos níveis de outras categorias de profissionais equiparados em virtude de um agravante que vem ocorrendo no segmento de reparação automotiva:
A MIGRAÇÃO DE NOVOS PROPRIETÁRIOS DESSAS EMPRESAS
Com o agravamento da crise econômica que teve início em meados de 2005 e se estendeu até meados de 2009, muitas grandes empresas remanejaram seus executivos (diretores, gerentes e etc) para assumirem tarefas corporativas para que o quadro intermediário de funcionários ( supervisores, chefes, encarregados) fosse diminuido, e com isso reduzindo custos para as organizações.
Com essa atitude, um grande número de pessoas foram colocadas no mercado de "desempregados" com uma pequena fortuna em mãos, resultado de acordos, indenizações, gratificações, FGTS, resultantes das rescisões dos contratos de trabalhos com aquelas empresas.
Inúmeras dessas pessoas buscando novas oportunidades de trabalho, passaram a adquirir e expandir pequenas oficinas mecânicas, ou, se associarem com profissionais conhecidos e abrirem centros automotivos, disseminadamente.
Ocorre que esses elementos, que não tem comprometimento nem conhecimento suficiente para perpetuar o negócio, só visam o resultado (retorno) do investimento que fizeram, e com isso exploram exorbitantemente os preços cobrados dos clientes, e achatam ainda mais os valores que pagam aos profissionais que com eles trabalham.
Invariavelmente esses "exploradores" ficam no mercado automotivo entre 2 e 5 anos, e vendem o estabelecimento totalmente sucateados, inclusive deixando um rastro de problemas com os serviços mal executados aos clientes.
Eu venho acompanhando essa situação já algum tempo aqui na região nordeste (Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco) e conheço inúmeros "empresários" no segmento automotivo que são migrantes de outros ramos de atividades.
Respostas:
QUAL SERIA O SALARIO JUSTO PARA UM MECANICO QUE SAIBA MONTAR MOTORES TRABALHE COM INJEÇÃO ELETRONICA CORREIA DENTADA DE QUASE TODOS CARROS SUSPENSÃO E FREIOS TUDO ISSO MUITO BEM FEITO
QUIUQUI escreveu:
QUAL SERIA O SALARIO JUSTO PARA UM MECANICO QUE SAIBA MONTAR MOTORES TRABALHE COM INJEÇÃO ELETRONICA CORREIA DENTADA DE QUASE TODOS CARROS SUSPENSÃO E FREIOS TUDO ISSO MUITO BEM FEITO[/quote
QUIUQUI,
Considerando que esse profissional esteja devidamente habilitado com cursos, treinamentos e reciclagens para ter todas essas qualidades, eu o admitiria para trabalhar em nosso Centro Automotivo, com a seguinte remuneração: R$ 1.200,00 de salário fixo mensal, mais comissões de 5% sobre a produção individual de serviços e peças aplicadas, o que totalizaria em torno de R$ 2.800,00. Valor que eu acredito ser uma remuneração justa e bem próxima da realidade para nossos profissionais.
Em tempo: minha função na empresa é de Gerente Operacional, com liberdade plena de administração por resultado planejado.
Mas acredito que vc não tenha a produtividade que eu consigo aqui na minha empresa.
Informe a média total de remuneração de seus profissionais
EM MINHA IMPRESA EU PAGO DOIS SALARIOS MAIS 20% SOBRE A PRODUÇÃO DE EQUIPE MEUS PROFICIONAIS GANHAM EM TORNO DE 2500
Companheiro, sua produtividade está bem abaixo do esperado (R$ 7.400,00) por ptofissional. Mas a remuneração total está dentro dos parâmetros mínimos esperados para a categoria.
Voce está pagando em torno de 34% sobre a produtividade (média) de remuneração para seus profissionais. Acredito que sua rentabilidade deva estar comprometida.
Jotaperkol escreveu:
Companheiro, sua produtividade está bem abaixo do esperado (R$ 7.400,00) por ptofissional. Mas a remuneração total está dentro dos parâmetros mínimos esperados para a categoria.
Voce está pagando em torno de 34% sobre a produtividade (média) de remuneração para seus profissionais. Acredito que sua rentabilidade deva estar comprometida.
EU PAGO SOBRE MÃO DE OBRA
Está explicado.Toda empresa do ramo automotivo que mantém uma produtividade muito baixa, tende a remunerar seus profissionais com um percentual muito alto (acima de 25%) sobre a mão de obra (serviços) e dessa forma comprometem a rentabilidade e a formação de reservas para reaplicação o próprio negócio.
Qualquer tipo de remuneração fixada acima de 25% do total de produtividade individual do profissional compromete a estabilidade economica e financeira da empresa.
gostaria de colocar minha opinião.
atualmente o salario da maioria dos profissionais da area automotiva está bem abaixo do que a categoria merece.
conheço muitos profissionais qualificados que ganham em media 800 reais/mes,um absurdo,(profissional qualificado na minha opinião é aquele profissional que tem no curriculum ,eletrica,motor,injeção eletronica,freio,eletronica embarcada e saiba um basico em outras funções)
muitas das veses acontecem situações na vida que momentaneamente o profissional é obrigado a se sugeitar a essa situação por varios motivos,principalmente quem depende dessa miseria para poder sobreviver.
uma coisa que aprendi na vida,não basta o profissional ser bom no que faz,tem que ter sorte para subir na vida.
e não adianta o reparador bater o pé e achar que não é subistituivel,sabem por que,um profissional acha defeito em veiculos em meia hora,o patrão dispensa este funcionario, pega dois pagando o mesmo valor, no mesmo serviço eles acham defeito trocando pessas em dois dias,
é isso que a maioria dos empresarios querem,com os erros da profissão aumentar os lucros.
esse comentario todo foi feito por um profissional que trabalha a 3 anos de empregado,na area de injeção e eletrica ,que com muito esforço já tem varios equipamentos,e mais algum tempo abrira sua oficina e ai sim,existirá alguma possibilidade de ganhar mais
GAUSS escreveu:
gostaria de colocar minha opinião.
atualmente o salario da maioria dos profissionais da area automotiva está bem abaixo do que a categoria merece.
conheço muitos profissionais qualificados que ganham em media 800 reais/mes,um absurdo,(profissional qualificado na minha opinião é aquele profissional que tem no curriculum ,eletrica,motor,injeção eletronica,freio,eletronica embarcada e saiba um basico em outras funções)
muitas das veses acontecem situações na vida que momentaneamente o profissional é obrigado a se sugeitar a essa situação por varios motivos,principalmente quem depende dessa miseria para poder sobreviver.
uma coisa que aprendi na vida,não basta o profissional ser bom no que faz,tem que ter sorte para subir na vida.
e não adianta o reparador bater o pé e achar que não é subistituivel,sabem por que,um profissional acha defeito em veiculos em meia hora,o patrão dispensa este funcionario, pega dois pagando o mesmo valor, no mesmo serviço eles acham defeito trocando pessas em dois dias,
é isso que a maioria dos empresarios querem,com os erros da profissão aumentar os lucros.
esse comentario todo foi feito por um profissional que trabalha a 3 anos de empregado,na area de injeção e eletrica ,que com muito esforço já tem varios equipamentos,e mais algum tempo abrira sua oficina e ai sim,existirá alguma possibilidade de ganhar mais
DESEJO QUE DE SERTO E CONCIGA ABRIR A SUA OFICINA EU TAMBEM ERA MECANICO E SONHAVA EM TER A MINHA PROPRIA EDIGO QUE FOI DIFICIO MAS VALEU A PENA
GAUSS,
Na minha opinião esses que se dizem profissionais e aceitam uma remuneração baixa para trabalhar, estão ajudando esses proprietários de oficinas que nada tem a ver com o segmento automotivo a terem em um pequeno espaço de tempo lucros exorbitantes com a exploração dos preços cobrados dos clientes e também a exploração dos que com eles trabalham.
Se todos procurassem fazer como vc, que aos poucos está se equipando para poder abrir sua oficina, as explorações diminuiriam.
Faço votos que vc tenha sucesso e, quando for empresário, não cometa os mesmos erros desses exploradores.
Jotaperkol, boa noite, vc vem diz que a maioria aqui no NE, monta centro automotivo, entre 02 e cinco anos, acabam e vendem todo sucateado. Gostaria primeiro que o Sr. se indentifica-se, o sr. cria uma polemica, mais nao se identifica, paraben ao amigo reparador que paga aos seus funcionarios em torno de R$2.500,00. Na regiao que me encontro, que é o sertao pernambucano, precisamente no vale do sao francisco.A maioria paga o piso salarial do comercio, mais comissao ou coissoes sem carteira assinada. Uma das grande dificuldades nossa aqui na regiao é que nao se tem profissional qualificado, tem-se muito profissionais que aprenderam na pratica. Um detalhe que o sindicato que rege os mecanicos daqui é o sindicato dos metarlugicos em Recife - PE, onde o piso e de R$716,00, o que nao somos nos e sim o que o sindicato estabelece outra coisa que muitos de nos cobramos, mais a realidade para as empresas e outra, ou seja os impostos altos e mau cobrado e aplicado. Por isso amigo vc fala da regiao do nordeste mais identifique-se por favor. Um boa noite a todos.
Sr. Jeronimo, acredito que o senhor não compreendeu minha colocação com relação aos aventureiros do segmento automotivo.
Essas pessoas normalmente vem de outras atividades e buscam obter lucros exorbitantes explorando não só os profissionais da área, como também todos os conceitos que os verdadeiros empresários do ramo automotivo procuraram construir.
Eu me referi a região nordeste porque é a que eu conheço e tenho contato constantemente.
Minha identificação está no meu perfil do JOB.
Abraços.
gostei desse bate papo eu trabalho pra uma empresa de transporte e tamben estou batalhando pra montar a minha propia empresa
Olá amigo camilotty, seja bem vindo ao bate papo.
Faça seu comentário, já que vc será um futuro empresário do ramo.
Faço votos que seja bem sucedido e não cometa os mesmos erros desses empresários aventureiros do nosso setor automotivo.
Abraços.
Ola companheiros! bom acredito eu ter intendido as duas colocaçoes dos caros colegas mais ha um certo erro de comunicaçao acontecendo. O colega joaperkol esta se referindo a determinados proprietarios de lojas de reparaçao veicular sem nenhum comprometimento com o oficio sem conhecimento tecnico que simplesmente investem em um comercio as escuras sem vizao que o profissional percorreu um longo trecho ate sa formar seja na pratica ou na teoria visto que a grande maioria de nos pegou no batente muito cedo e se formou na pratica e nao tem formaçao academica em topicos relacionados a administraçao, mas na conntra mao de tudo isso como acredito que o companheiro jeronimo quis esclarecer que em sua maioria nos pequenos empreendedores que fugimos dessa exploraçao e abrimos o proprio negocio conseguimos conduzir bem os negocios e que temos um diferencial, realmente entendemos com clareza toda a dificuldade para a execuçao de cada serviço e sabemos o valor de cada funcionario dentro do oficio ao contario de certos aventureiros , e posso afirmar que todo mestre so e conhecedor de sua maquina apos conhecer o ultimo dos parafusos. Assim somos nos mecanicos , adiministradores, recepcionistas temos que conhecer e desenpenhar todos os oficios dentro do comercio (oficina)abraços a todos!!!
TOTALFLEX escreveu:
JOTAPERKOL EM QUAL EMPRESA TRABALHA???
QUAL É A SUA PROFISSAO?QUAL É O NOME DA EMPRESA NA QUAL SE DIZ GERENTE ?
Não imagino qual seu interesse em ter essas informações, mas, segue um pequeno perfil de meus conhecimentos:
1.- Trabalhei na Rede VW de 1964/1967 como auxiliar de estoque de peças;
3.- Voltei para a Rede VW em 1977 como Consultor Técnico;
4.- Em 1978 passei para Gerente de Serviços;
5.- Em 1979 passei a acumular as funções de Gerente de Peças e Serviços;
6.- Em 1982 Passei a exercer a função de Gerente Geral;
7.- Em 1984 Passei a exercer a função de Controller de 3 (tres) concessionárias do mesmo Grupo, uma Volkswagen, uma Mercedez Bens e uma Massei Fergusson;
8.- Fiquei no cargo até 1987;
9.- De 1988 até 1997 fui Gerente Administrativo e Financeiro de uma empresa de Construções Civil e Eletromecânica;
10.- Em 1999 passei a Gerente Operacional de um Centro Automotivo Multimarcas, onde fiquei até 2005;
11.- De 2006 até hoje, faço consultoria para Centros Automotivos Multimarcas, implantando filosofia de atendimento, informatização de gerenciamento integrado, administração de resultados, administração de custos por OBZ, e conceitos de produtividade participativa.
Acredito ter satisfeito sua curiosidade.
Abraços.
CONHECE O FERREIRA, CONSULTOR TÉCNICO PARA AUTO CENTER?
Se vc identificar o estado, a cidade, o auto center que ele trabalha, talvez eu possa te informar alguma coisa sobre ele. Isso se ele for realmente profissional da área.
perguntei porque ele ando quebrando augumas auto center por aqui no PR hehehehe
e sumiu!!
É companheiro, foi o que coloquei como ponto de início para este debate.
Hoje, em todas as regiões, temos muitos "picaretas" se dizendo conhecedores do ramo e tomando o lugar de verdadeiros profissionais.
É bom fazer um alerta para todos os participantes do JOB para que procurem identificar se esse "cidadão" ainda está atuando e em que região se encontra.
Posso dizer que aqui na região nordeste (Ceará/Pernambuco/Paraíba/Sergipe/Bahia) nas Oficinas e Centros Automotivos que tenho contato, ele ainda não passou.
Abraços.
ENTÃO EU CONHECI ESSE CIDADÃO EM UM CURSO PARA GERENCIAMENTO DE AUTOCENTER E UMA DAS DIRETRISES DEN SEU CURSO E REDUÇÃO DE SALARIO DOS MECÂNICO,BOM JÁ É DIFICIL ACHAR PROFICIONAL E SE PAGAR POUCO FICA PIOR AINDA NÃO ACHA?
Concordo com vc, companheiro.
Na postagem inicial eu alerto justamente sobre isso.
Ocorre que "picaretas" que estão atuando no ramo, estão pagando aos profissionais remuneração bem abaixo da média (região nordeste).
Nas empresas que eu tenho passado, eu oriento que se pague algo em torno de R$ 2.800,00, entre fixo e comissões (sobre a produção individual).
Eu busco tirar do profissional o máximo de produtividade para poder dar esse retorno a ele.
Edilson,
eu não concordo com vc.
A partir do momento que se pague ao profissional comissões sobre a produção individual dele (peças aplicadas + serviços) estamos dizendo a esse profissional que ele é um parceiro da empresa em que trabalha, e não "empregado", e o resultado é totalmente positivo, só trazendo benefícios para ambos (profissional e empresa).
O profissional se sente estimulado a partir do momento que ele percebe que quanto mais ele produzir mais ele ganha.
Com questão a "vendedores de peças", alerto a vc que, em certos momentos é muito arriscado para a empresa se um desses profissionais ao invez de substituir a peça resolve reaproveita-la, podendo ocorrer diversos retornos desse cliente com reclamações de mal funcionamento do veículo.
Basta fazer concientização dos profissionais que trabalham na empresa.
Abraços.
Jotaperkol escreveu:
Concordo com vc, companheiro.
Na postagem inicial eu alerto justamente sobre isso.
Ocorre que "picaretas" que estão atuando no ramo, estão pagando aos profissionais remuneração bem abaixo da média (região nordeste).
Nas empresas que eu tenho passado, eu oriento que se pague algo em torno de R$ 2.800,00, entre fixo e comissões (sobre a produção individual).
Eu busco tirar do profissional o máximo de produtividade para poder dar esse retorno a ele.
JOTAPERKOL,gostei do seu comentário e pelo que entendi você visita empresas pra orientá-las em relação à salário de acordo com a capacidade dos profissionais e assuntos sobre gestão.Ví no seu perfil que você é da Bahia e seria interessante você visitar a nossa cidade e quem sabe até nos fazer uma visita onde creio que seria muito interessante.O que acha?
Paulista/Emerson,
positivo, atualmente eu trabalho com prestação de serviços de consultoria e assessoria para micros e pequenas empresas no ramo de Centros Automotivos que estão em busca de aperfeiçoamento para alcançar melhor nível de relacionamento cliente x oficina x funcionários x comunidade, que normalmente sozinhos os proprietários não conseguem ou não tem conhecimento e coragem para implementar.
É justamente nesse momento que eu entro e dou o orientação, e ajudo a implantar, os meios e utilizar as ferramentas que deverão ser usadas para que a Oficina faça a diferença junto aos seus clientes.
Eu resido em Salvador/BA, provisóriamente, mas estou justamente desenvolvendo um trabalho junto a um Centro Automotivo na cidade de Olinda/PE, onde devo ficar até o fim do mês de novembro/2010.
Gostei da sua proposta e vou estudar uma forma de poder atende-la.
Vou passar pelo seu e_mail as possibilidades de fazer um trabalho ai com você.
Abraços,
JOTAPERKOL
Bertholdo,
a melhor forma de um profissional reparador ter uma boa remuneração, é ser parceiro da empresa (Oficina) em que trabalha.
Todo profissional ganhando uma parcela de salário fixa mais participação (comissão) na produtividade trabalha com muito mais disposição, e sabe que quanto mais ele produzir ele ganhará.
É por isso que prego a remuneração composta de uma parcela fixa e outra variável de acordo com a produtividade individual (peças+serviços).
o Sr. estar correto, mais o Sr. a de convir, que isto depende muito de regiao para regiao. Esta parcela fixa que o Sr. se refere, seria o base da classe ou uma base diferenciado, para aqueles que tem mais experiencia, so que aqui na regiao pelos menos o que se paga e quando se paga é o base do comercio. Isto não é justo, pois o base daqui do comercio gira em torno de R$550,00 e o Base que que deveria pagar que é o do sindicato dos metarlugicos se não me falha a memoria e de R%$780,00
Jeronimo,
você tem razão. O valor difere muito de região para região.
Normalmente aqui na região nordeste se usa o critério de se pagar uma parcela fixa que é igual ao piso do sindicado dos comerciários, mais um percentual, que varia de 5% à 20%, sobre o valor de serviço produzido individualmente.
Eu particularmente não aprovo esse critério, pois prejudica diretamente o profissional uma vez que o valor da mão de obra quem fixa é o "dono da Oficina", e as vezes sem critério lógico nenhum, apenas "pela cara do freguês".
Eu normalmente discuto outras formas de se compor a remuneração dos pofissionais que trabalham nas empresas que faço consultoria.
Companheiro, eu fiz um curso recente de uma semana na capital, e um dos assuntos foi justamente esse de ´salario do profissional. Só que eles não explicaram como fazer a composição de fixo mais comissão que seja legal para os profissional.
Eles ensinaram a gente a calcular o nosso custo da mão de obra e como se deveria cobrar pelo serviço realizado.
Na sua opinião qual a composição ideal para nos centros automotivos e os profissionais que trabalham para nos?
colegas de profissao , meu nome é reinaldo , trabalhei durante 23 anos em concessionarias de autos , comecei como ajudante e cheguei a gerente geral,numca tive valorizaçao finamceira adequada , masss , nimguem vive amarrado a patrao nenhum , a minha grande riqueza que consegui durante anos , foi expeiencia em todas areas de uma oficina ,loja ou centro automotivo, e especializaçao em varias areas , eu acho que o profissional tem estabelecer metas para sua conquista profissional, talvez o salario que hoje nao é tao bom , amanha fara diferença, li aqui num topico da oficina brasil que temos que procurar sempre fazer bem feito, este é o primeiro segredo para o sucesso ,o que mais tem no mercado de trabalho sao picaretas e mercenarios, tentem nao se corromper com amizades e promessas mirabolantes , e invistam em conhecimento , a sua hora chegara , numca é tarde para vencer e ter sucesso. a só uma coisinha para o patrao o funcionario sempre é caro , e para o empregado numca o rendimento é o suficiente ... isso sempre sera
Jeronimo,
você tem razão. O valor difere muito de região para região.
Normalmente aqui na região nordeste se usa o critério de se pagar uma parcela fixa que é igual ao piso do sindicado dos comerciários, mais um percentual, que varia de 5% à 20%, sobre o valor de serviço produzido individualmente.
Eu particularmente não aprovo esse critério, pois prejudica diretamente o profissional uma vez que o valor da mão de obra quem fixa é o "dono da Oficina", e as vezes sem critério lógico nenhum, apenas "pela cara do freguês".
Eu normalmente discuto outras formas de se compor a remuneração dos pofissionais que trabalham nas empresas que faço consultoria.
BASEADO NA SUA RESPOSTA ACIMA, VC NAO ACHA QUE ESTES CENTROS AUTOMOTIVOS OU OFICINAS, ESTAO ERRADAS EM ESTAR PAGANDO O PISO DO COMERCIO, QUE SE NAO ME FALHA A MEMORIA É R$550,00 OU 590,00. QUANDO UM MECANICO NAO TEM NADA A VER COM COMERCIARIO. NAO DESMERECENDO A PROFISSAO DO COMERCIARIO, MAIS O MECANICO TEM MUITO RESPONSABILIDADE NAQUILO QUE FAZ, DO QUE QUALQUER COMERCIARIO, APESAR DE NAO DEVERMOS FAZER COMPARATIVOS, POIS QUALQUER PROFISSAO TEM SUA HISTORIA OU RESPONSABLIDADE. EXISTE UM PISO DE MECANICO, POR QUE NAO UTILIZAR ESTE E DAR UMA PARTICIPAÇAO DE 5 A 20% AO MECANICO. POR QUE NA SUA OFICINA OU CENTRO AUTOMOTIVO VC TEM UM VALOR HORA. E É EM CIMA DISTO QUE DEVE-SE COMEÇAR A COMPOSIÇAO DE VALORES DAQUILO QUE VC PODE OU NAO. PORTANTO ME DESCULPE, NAO QUERENDO OFENDER OS COMERCIARIOS NAQUILO QUE CITEI ACIMA, POR QUE NO MEU RAMO TAMBÉM SOU, POIS VENDO PEÇAS E SERVIÇOS. MAIS ACHO QUE SAO DUAS PROFISSOES DISTINTAS.
jeronimo50 escreveu:
Jeronimo,
você tem razão. O valor difere muito de região para região.
Normalmente aqui na região nordeste se usa o critério de se pagar uma parcela fixa que é igual ao piso do sindicado dos comerciários, mais um percentual, que varia de 5% à 20%, sobre o valor de serviço produzido individualmente.
Eu particularmente não aprovo esse critério, pois prejudica diretamente o profissional uma vez que o valor da mão de obra quem fixa é o "dono da Oficina", e as vezes sem critério lógico nenhum, apenas "pela cara do freguês".
Eu normalmente discuto outras formas de se compor a remuneração dos pofissionais que trabalham nas empresas que faço consultoria.
BASEADO NA SUA RESPOSTA ACIMA, VC NAO ACHA QUE ESTES CENTROS AUTOMOTIVOS OU OFICINAS, ESTAO ERRADAS EM ESTAR PAGANDO O PISO DO COMERCIO, QUE SE NAO ME FALHA A MEMORIA É R$550,00 OU 590,00. QUANDO UM MECANICO NAO TEM NADA A VER COM COMERCIARIO. NAO DESMERECENDO A PROFISSAO DO COMERCIARIO, MAIS O MECANICO TEM MUITO RESPONSABILIDADE NAQUILO QUE FAZ, DO QUE QUALQUER COMERCIARIO, APESAR DE NAO DEVERMOS FAZER COMPARATIVOS, POIS QUALQUER PROFISSAO TEM SUA HISTORIA OU RESPONSABLIDADE. EXISTE UM PISO DE MECANICO, POR QUE NAO UTILIZAR ESTE E DAR UMA PARTICIPAÇAO DE 5 A 20% AO MECANICO. POR QUE NA SUA OFICINA OU CENTRO AUTOMOTIVO VC TEM UM VALOR HORA. E É EM CIMA DISTO QUE DEVE-SE COMEÇAR A COMPOSIÇAO DE VALORES DAQUILO QUE VC PODE OU NAO. PORTANTO ME DESCULPE, NAO QUERENDO OFENDER OS COMERCIARIOS NAQUILO QUE CITEI ACIMA, POR QUE NO MEU RAMO TAMBÉM SOU, POIS VENDO PEÇAS E SERVIÇOS. MAIS ACHO QUE SAO DUAS PROFISSOES DISTINTAS.
Acontece que não existe um enquadramento correto do profissional que trabalha em Oficina Mecânica e de Chaparia e Pintura automotiva em um Sindicato da categoria.
Aliás, não existe Sindicato específico para a nossa categoria.
O mais próximo é o Sindicato dos Trabalhadores em Oficinas Mecânicas e Metalúrgicas, que tem em todos os estados brasileiros. Parece-me que só nas capitais.
Esse Sindicato é o que normalmente negocia com o sindicato dos empregadores (SINDIREPA) anualmente os reajustes, o piso salarial e condições de trabalho dos profissionais mecânicos, chapistas e pintores automotivos.
O piso negociado atualmente é de R$ 780,00 (maior média nacional), e que quase nenhuma Oficina, Centro Automotivo ou Reparadora paga aos seus profissionais. Elas optam em pagar pelo piso fixado pelo Sindicato dos Comerciários que é de R$ 590,00 (maior média nacional). O que está completamente errado e o Sindicato que se diz da categoria não se manifestam nem a favor nem contra.
Eles só querem saber da “bolada” que é a Contribuição Sindical anual obrigatória e das taxas também obrigatórias por ocasião da homologação da convenção coletiva de trabalho.
Creio que é outro assunto que a nossa categoria deverá repensar e tomar algumas medidas, já que o número de profissionais no mercado brasileiro é bastante grande para começar a andar sozinho, sem a interferência de “sindicalistas profissionais”
JOTAPERKOL
O pior é que vc tem razao. Qual seria o sindicato correto para os mecanicos das oficinas reparadoras. outro diferncial que devia existir seria entre o salario inicial do mecanico e o do auxiliar, que se trabalha em valores muito proximo e nao acho correto.
jeronimo50 escreveu:
O pior é que vc tem razao. Qual seria o sindicato correto para os mecanicos das oficinas reparadoras. outro diferncial que devia existir seria entre o salario inicial do mecanico e o do auxiliar, que se trabalha em valores muito proximo e nao acho correto.
Jeronimo,
Eu normalmente oriento que se pague ao Profissional Mecânico o valor fixo de R$ 1.200,00 mais comissões, sobre a produtividade individual de peças aplicadas e mão de obra, em percentual (%) a ser determinado de acordo com a rentabilidade da Oficina.
Nas empresas em que fiz trabalhos de consultoria e assessoria para corrigir os erros de operações, esse valor (R$ 1.200,00) sempre foi adotado, e com as comissões o total do salário do Profissional Mecânico fica em torno de R$ 2.200,00 a 2.800,00, dependendo do volume do movimento de vendas.
Com relação ao salário do Auxiliar/Ajudante, desde que já tenha prática, eu oriento que se deva pagar o valor do piso do Sindicado dos Empregados em Oficinas Mecânicas e Metalúrgicas, que fica em torno de R$ 790,00.
Se for Auxiliar/Ajudante aprendiz, eu oriento que se pague um salário mínimo, R$ 510,00.
Esses valores são sempre fixados com a participação e aprovação dos proprietários das Oficinas, e até hoje estão dando certo.
Todos passam a se empenhar para que a Oficina tenha melhores resultados, sem comprometer o atendimento e a qualidade dos serviços.
Realmente estou de acordo com vc, mais para a regiao que estou acredito que nem as concessionarias estao pagando isso.
jeronimo50 escreveu:
Realmente estou de acordo com vc, mais para a regiao que estou acredito que nem as concessionarias estao pagando isso.
Jeronimo,
Eu sei que existem distorções entre as diversas regiões do Brasil.
Até mesmo dentro de um estado existem distorções em virtude da região em que se esta trabalhando – capital x interior – cujo mercado potencial influencia diretamente no volume de vendas da Oficina, e conseqüentemente na remuneração dos funcionários.
Esses parâmetros que citei foram aplicados em Oficinas Mecânicas e Centros Automotivos com capacidade de atendimento a partir de 220 veículos mês (22 dias trabalhados por mês), tanto de capitais como de cidades do interior e, que tendo o “orçamento” de serviços bem trabalhado proporciona um volume de vendas que comporta um compromisso desses.
JOTAPERKOL
Aos poucos vc ja estar dando consultoria aqui no forum. Estou na regiao do São Francisco precisamente, Petrolina. Aos poucos estou começando a suspirar, venho de uma sociedade que nao deu certo, mais ja estou no mercado a nove anos so, a sociedade so durou 06 meses, pensamentos diferentes, o capital investindo foi alto, quando vc pensa em vender so querem comprar de graça. Entao optei por continuar, ja tinha um pouco de conhecimento e aos poucos adquirindo novos conhecimentos através de cursos. Mais penso desta maneira, fazendo com que o profissional que trabalha comigo, se sinta uma peça importante, dentro da equipe.
jeronimo50 escreveu:
Aos poucos vc ja estar dando consultoria aqui no forum. Estou na regiao do São Francisco precisamente, Petrolina. Aos poucos estou começando a suspirar, venho de uma sociedade que nao deu certo, mais ja estou no mercado a nove anos so, a sociedade so durou 06 meses, pensamentos diferentes, o capital investindo foi alto, quando vc pensa em vender so querem comprar de graça. Entao optei por continuar, ja tinha um pouco de conhecimento e aos poucos adquirindo novos conhecimentos através de cursos. Mais penso desta maneira, fazendo com que o profissional que trabalha comigo, se sinta uma peça importante, dentro da equipe.
Jeronimo,
Eu fui convidado recentemente por Paulista (fórum OB) para visitar a cidade em que ele tem Centro Automotivo, Juazeiro/BA.
Eu estou aguardando informações dele a respeito do que ele na verdade está precisando mudar na rotina das atividades da empresa dele para poder fazer uma proposta de serviços.
Talvez seja interessante você também verificar se há necessidade de mudança em sua empresa, e levantar os pontos que acha necessário a intervenção de um consultor.
Dessa forma eu poderia atender os dois ao mesmo tempo, o que baratearia o custo dos meus serviços para cada um.
Você está estabelecido em uma região que tem uma frota automotiva rodante muito boa acompanhado de poder aquisitivo de médio para alto e talvez possa ser melhor explorado para melhorar seu volume de vendas.
Se achar interessante, passe as informações para meu E_Mail.
Jair Coelho
ola Jotaperkol estava lendo sobre o comentario do salario do mecânico
e sobre falta de bom mecanico, a piasada de hoje não quer saber de sujar a mão de gracha, a oficias estão brigando pela mão de obra.
Boa tarde,
O tema vem bem justo para o momento.
Aqui em SP com a implantação da inspeção veicular, aumentou consideravelmente a demanda de serviço, no contra ponto a mão de obra qualificada esta cada vez mais escassa, os profissionais bons ja estão empregados, os "1/2 oficiais" e aprendizes não existem mais, migrados para outras areas principalmente informatica que não precisa sujar as mãos e o salario base é maior que da nossa categoria.
ney1 escreveu:
ola Jotaperkol estava lendo sobre o comentario do salario do mecânico
e sobre falta de bom mecanico, a piasada de hoje não quer saber de sujar a mão de gracha, a oficias estão brigando pela mão de obra.
Ney,
ocorre que o conceito de mecânico está mudando, para melhor.
Hoje em virtude da concepção de veículos rodando com eletrônica embarcada os profissionais em mecânica não precisam mais sujar as mãos de graxa como antigamente. Com isso a classe está se valorizando, se atualizando, fazendo cursos de aprendizagem e reciclagem, e não mais estão aceitando trabalhar com ferramental e equipamentos que nãos sejam de ponta.
Essa mudança está beneficiando também o relacionamento cliente x oficina por que o cliente está percebendo que seu veículo está sendo mais bem cuidado, nao sai da oficina com marcas de mãos na chaparia, com o volante e a alavanca de marchas sujos de graxa e óleo, os bancos não estão mais manchados de sujeira dos macacões dos mecânicos, e por ai vai.
Graças que essa mudança está sendo para melhora das condições de nossa categoria.
Jair Coelho
Cozaciuc escreveu:
Boa tarde,
O tema vem bem justo para o momento.
Aqui em SP com a implantação da inspeção veicular, aumentou consideravelmente a demanda de serviço, no contra ponto a mão de obra qualificada esta cada vez mais escassa, os profissionais bons ja estão empregados, os "1/2 oficiais" e aprendizes não existem mais, migrados para outras areas principalmente informatica que não precisa sujar as mãos e o salario base é maior que da nossa categoria.
Boa tarde Cozaciuc,
no meu comentário anterior eu escrevo justamente sobre esse assunto.
Eu hoje ajudo aos proprietários de Oficinas Mecânicas e Centros Automotivos a se modernizarem, melhorar as relações com o mercado (cliente), funcionários, comunidade (bairro, cidade onde atuam) e usar a ferramenta mais preciosa que inventaram até hoje, o "MARKETING".
Você tem que saber acompanhar não só a evolução técnica dos automóveis, mas, também a evolução comercial do mercado para poder tirar proveito disso em beneficio da sua atividade, e com isso poder pagar melhores salários, poder pagar cursos de aperfeiçoamento para seus pofissionais, utilizar melhores ferramentas e equipamentos, oferecer melhor atendimento aos seus clientes, participar de eventos em seu bairro na sua cidade, e por ai vaí.
Perceba que o conceito de mecânico está mudando, e para melhor.
Não existe escassez de mão de obra profissional no mercado, o que não existe é atrativos para atrair esses profissionais para as Oficinas e Centros Automotivos.
Jotaperkol, sinta-se a vontade vindo a regiao, no rodape tem meu endereço de e-mail. fica a vntade sera bem vindo mesmo que nao venhamos a fazer negocio de consultoria.
jeronimo50 escreveu:
Jotaperkol, sinta-se a vontade vindo a regiao, no rodape tem meu endereço de e-mail. fica a vntade sera bem vindo mesmo que nao venhamos a fazer negocio de consultoria.
Jeronimo, creio que em breve poderei estar ai na sua região, e lhe farei uma visita.
Só estou finalizando serviço de consultoria em um Centro Automotivo e devo estar terminando até o final do mês de novembro, após isso, poderei fazer uma visita a você e a paulista em Juazeiro/BA, sei que serei bem recebido.
Abraços.
JOTAPERKOL
kexao escreveu:
colegas de profissao , meu nome é reinaldo , trabalhei durante 23 anos em concessionarias de autos , comecei como ajudante e cheguei a gerente geral,numca tive valorizaçao finamceira adequada , masss , nimguem vive amarrado a patrao nenhum , a minha grande riqueza que consegui durante anos , foi expeiencia em todas areas de uma oficina ,loja ou centro automotivo, e especializaçao em varias areas , eu acho que o profissional tem estabelecer metas para sua conquista profissional, talvez o salario que hoje nao é tao bom , amanha fara diferença, li aqui num topico da oficina brasil que temos que procurar sempre fazer bem feito, este é o primeiro segredo para o sucesso ,o que mais tem no mercado de trabalho sao picaretas e mercenarios, tentem nao se corromper com amizades e promessas mirabolantes , e invistam em conhecimento , a sua hora chegara , numca é tarde para vencer e ter sucesso. a só uma coisinha para o patrao o funcionario sempre é caro , e para o empregado numca o rendimento é o suficiente ... isso sempre sera
Reinaldo (kexão),
Só espero que essa sua trajetória sirva de exemplo para você, e muitos outros, e que não venham a cometer no futuro o mesmo erro dos seus patrões.
Quando chegar o momento de você abrir seu Centro Automotivo, saiba primeiro selecionar e depois valorizar o profissional que irá trabalhar para você.
Mostre a ele que você quer um parceiro e não um “empregado”.
Lucro é bom quando todos que ajudam a gerar ganham uma parte do “bolo” lembre-se sempre disso.
Tem que haver atrativos para se manter bons profissionais numa empresa.
O que me separa do Paulista aqui é a ponte do rio Sao Francisco.Se vier de Aviao nos avisa, para podermos apanhar o Sr. no aeroporto.
jeronimo50 escreveu:
O que me separa do Paulista aqui é a ponte do rio Sao Francisco.Se vier de Aviao nos avisa, para podermos apanhar o Sr. no aeroporto.
OK Jeronimo!
Assim que estiver terminando o serviço que estou realizando eu aviso quando poderei estar ai na sua cidade.
Desculpe a demora em responder mas é que estou totalmente concentrado nas operações do Centro Automotivo que estou realizando consultoria.
Agradeço antecipadamente sua hospitalidade.
JOTAPERKOL
ok. e-mail e telefones vc vai achar na minha identificação.
Cozaciuc escreveu:
Boa tarde,
O tema vem bem justo para o momento.
Aqui em SP com a implantação da inspeção veicular, aumentou consideravelmente a demanda de serviço, no contra ponto a mão de obra qualificada esta cada vez mais escassa, os profissionais bons ja estão empregados, os "1/2 oficiais" e aprendizes não existem mais, migrados para outras areas principalmente informatica que não precisa sujar as mãos e o salario base é maior que da nossa categoria.
Cozaciuc, boa tarde.
Você tem razão. Com o advento da Inspeção Veicular o número de veículos nas Oficinas Mecânicas e Centros Automotivos vai aumentar e muito em virtude de, acredito eu, em torno de 40% da frota rodante, segundo informações do DETRAN, não fazem reparos mecânicos corretivos visando o bom funcionamento do veículo, mas fazem “armengues” para continuarem rodando. Um dos fatores que contribuirá para esse aumento de freqüência nas Oficinas, já que essa frota deverá estar com seus motores ajustados para atender os parâmetros de aprovação.
A ausência de pessoas interessadas em aprender a profissão de mecânicos ou reparadores é o fato de não haver atrativos para o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens que estão disponíveis no mercado e querendo trabalhar. Ocorre que normalmente as Oficinas Mecânicas, Centros de Restauração e Centros Automotivos não fazem divulgação da necessidade de contratação dentro das comunidades em que estão situadas, utilizam o “boca a boca” dos seus funcionários para tentarem encontrar aprendizes para a profissão.
Vai da nossa capacidade de divulgar que, hoje as Oficinas Mecânicas, os Centros de Restauração e os Centros Automotivos não são mais aqueles lugares insalubres, sujos de graxa e óleos de antigamente e os funcionários não necessariamente terão que sujar as mãos (e roupas) desses resíduos e também mostrar as vantagens financeiras de se trabalhar no setor.
JOTAPERKOL
ApoloDelta escreveu:
Companheiro, eu fiz um curso recente de uma semana na capital, e um dos assuntos foi justamente esse de ´salario do profissional. Só que eles não explicaram como fazer a composição de fixo mais comissão que seja legal para os profissional.
Eles ensinaram a gente a calcular o nosso custo da mão de obra e como se deveria cobrar pelo serviço realizado.
Na sua opinião qual a composição ideal para nos centros automotivos e os profissionais que trabalham para nos?
ApoloDelta,
normalmente eu oriento aos Centros Automotivos que se pague ao profissional mecânico uma remuneração composta de uma parcela fixa + uma parcela variável calculada sobre a produtividade individual (peças + serviços).
O percentual a ser aplicado para determinar essa pacela variável é fixada de acordo com cada empresa e é levado em consideração a rentabilidade (lucro) esperado pelo(s) proprietário(s) dessa empresas.
É uma composição que determina uma parceria entre a empresa e o profissional sem prejudicar nenhum deles.
A parcela fixa é calculada aplicando-se o fator de 1,5 (uma vez e meia) o valor do piso fixado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Oficinas Mecânicas e Metalúrgicas de cada estado.
JOTAPERKOL
: : :
Vou dar um exemplo real de remuneração paga a um mecânico (PROFISSIONAL) no mês de Outubro/2010 na cidade de Olinda/PE, por um Centro Automotivo Multimarcas em que estou prestando serviços:
-Esse mecânico produziu o valor total de R$ 21.540,00 entre serviços e peças aplicadas.
-O valor das peças que ele aplicou na realização dos serviços foi de R$ 14.350,00.
-O valor dos serviços por ele realizados foi de R$ 7.190,00.
Ele tem como salário fixo o valor de R$ 1.230,00 - (uma vêz e meia o piso do sindicato da categoria).
Ele ganha comissão de 5% sobre o valor das peças aplicadas: R$ 717,50.
Ele ganha comissão de 10% sobre o valor dos serviços realizados: R$ 719,00.
Total da remuneração desse mecânico no mês de Outubro/2010: R$ 2.666,50
Ele atendeu 54 veículos da linha leve em 25 dias de serviços no citado mês.
Só não posso divulgar o quanto a empresa teve de lucro com os serviços realizados e peças aplicadas por esse mecânico, mas garanto que foi compensador.
JOTAPERKOL
Grande JOTAPERKOL! Vendo por esse lado é fácil ver o quanto é bom o salário desse mecânico que produziu esses valores.Isso deve-se também a porcentagem da comissão e serviços rotativos onde são feitas somente revisões preventivas e troca de peças pois creio que se esse mecanico pegar uma daquelas buchas que nos tomam mais de 1 dia aí com certeza sua produção será bem menor
ola gostaria de conhecer sua oficina, poderia fornece seu mail p/ contato
Jota
concordo com tudo que voce expôs ate agora...mas essa formula não seria somente para centros automotivos com serviço direcionado (suspenção ,freio, embreagem) ???
Não consigo visualizar um mecanico multimarcas, pegando como dizemos aqui"buchas" de injeção, fazendo motor, cabeçotes, cambios....conseguir desenvolver 54 carros mes...
Ai fica aquela questão levantada paginas atras...empresarios com dinheiro investindo no "file mignon" da reparação e sobrando a carne de 2ª para os mecanicos de profissão e pequenas empresas .
Com sua ajuda gostaria de sugerir um topico para o forum "Como cobrar problemas dificeis"
Abraço
JOTAPERKOL eu acredito que nesse exemplo que vc citou o mecânico só deve ter atendido serviços chamados "rápidos".
Recentemente fiz um curso aqui na nossa capital, e o instrutor citou também dados interessantes de como melhorar o rendimento dos nossos profissionais, e um desses exemplos foi justamente a exploração de serviços rápidos que permitem atender até 4 veiculos por dia. Só que nesse tipo de serviço so se trabalha com peças de fassil substituição e de tempo até uma hora e meia.
Estou fazendo experiencia nesse sentido com um mecânico bastante experiente em sistema de injeção eletrônica, coloquei até um box de serviço só para esse tipo de atendimento e acredito que até o mes que vem terei ideia do seu rendimento.
Rhiaj Crescelius
Centro Automotivo ApoloDelta
Cozaciuc escreveu:
Jota
concordo com tudo que voce expôs ate agora...mas essa formula não seria somente para centros automotivos com serviço direcionado (suspenção ,freio, embreagem) ???
Não consigo visualizar um mecanico multimarcas, pegando como dizemos aqui"buchas" de injeção, fazendo motor, cabeçotes, cambios....conseguir desenvolver 54 carros mes...
Ai fica aquela questão levantada paginas atras...empresarios com dinheiro investindo no "file mignon" da reparação e sobrando a carne de 2ª para os mecanicos de profissão e pequenas empresas .
Com sua ajuda gostaria de sugerir um topico para o forum "Como cobrar problemas dificeis"
Abraço
Cozaciuc,
veja a postagem de ApoloDelta. Ele entendeu qual é o caminho das pedras.
Você tem que saber estruturar sua Oficina para separar os serviços "RÁPIDOS" dos serviços que são "BUCHAS" e demoram muito mais tempo para serem realizados.
Aí é que está a diferença de "CONCEITOS" do que deve ser uma Oficina Mecânica ou Centro Automotivo.
O maior erro dos reparadores está em "MISTURAR" os serviços que estão sendo realizados.
Quanto a sua sugestão, me dê mais detalhes do assunto "PROBLEMAS DIFÍCEIS" para que eu possa trocar idéias com você.
Um grande abraço.
JOTAPERKOL
ducallus escreveu:
ola gostaria de conhecer sua oficina, poderia fornece seu mail p/ contato
ducallus,
se for o meu E_mail que vc está solicitando, pode entrar em contato pelo:
Abraços,
JOTAPERKOL
Cozaciuc, esclareça o que vc chama de "COBRAR PROBLEMAS DIFÍCEIS" para que nós possamos desenvolver o assunto para a postagem.
Abraços,
JOTAPERKOL
Companheiros,
Aqui em Olinda/PE, onde estou fazendo trabalhos de consultoria e assessoria para um Centro Automotivo, são exatamente 22 do dia 30/11/2010, último dia do mês.
Em conjunto com a diretoria da empresa acabamos de fechar o movimento de vendas de serviços e peças do mês de Novembro/2010, e também os valores que serão pagos, na próxima sexta-feira 03/12, aos funcionários.
Vocês lembram a postagem que fiz sobre a remuneração de um determinado mecânico deste Centro Automotivo no mês de Outubro/2010 ?
Pois é, neste mês de Novembro/2010 ele, o mesmo mecânico, vai receber as seguintes quantias:
-Esse mecânico produziu o valor total de R$ 26.860,00 entre serviços e peças aplicadas.
-O valor das peças que ele aplicou na realização dos serviços foi de R$ 17.460,00.
-O valor dos serviços por ele realizados foi de R$ 8.400,00.
Ele tem como salário fixo o valor de R$ 1.230,00 - (uma vez e meia o piso do sindicato da categoria).
-Ele ganha comissão de 5% sobre o valor das peças aplicadas: R$ 873,00.
-Ele ganha comissão de 10% sobre o valor dos serviços realizados: R$ 840,00.
-Total da remuneração desse mecânico no mês de Novembro/2010: R$ 2.943,00.
Ele atendeu 52 veículos da linha leve em 25 dias de serviços no citado mês.
Houve um melhor aproveitamento de venda por veículo atendido em relação ao mês anterior.
Continuo não podendo divulgar o lucro que a empresa obteve com as atividades desse mecânico, mas posso afirmar que os dois proprietários estão bastante satisfeitos não só com ele como também com o desempenho de toda a equipe.
JOTAPERKOL
Aqui na empresa em Aracaju-SE os mecânicos ganha 50% do valor do serviços ou 60% caso o mecânico tenha efetuado o serviço fora do horario dele. Tem mecanico já chegou a tirar R$ 3.400,00
>Aqui na empresa em Aracaju-SE os mecânicos ganha 50% do valor do serviços ou 60% caso o mecânico tenha efetuado o serviço fora do horario dele. Tem mecanico já chegou a tirar R$ 3.400,00
Fernando-m, nesse caso pra se pagar essa porcentagem o mecanico não tem salário fixo?
Aqui na oficina todo mundo tem salário fixo e é registrado certinho na carteira.
Na região tem muita oficina que paga um mínimo na carteira só pra constar e chegam a pagar até 70% de comissão na mão de obra (sem nenhum fixo).
Em uma das concessionárias GN da região trabalhavam no sistema de comissões e registravam somente pra constar na carteira. Alguém denunciou e dizem que eles levaram uma multa gigante.
O certo é fazer tudo de acordo com as leis, pois mais dia ou menos dia quem tenta dar um jeitinho acaba levando prejuízo.
Abraço
aqui na minha oficina mecanico de autorizada ganha na faixa de 2800 fixo sem comissoes.
desculpem usar este topico para fazer esta pergunta , mas acho desnecessario abrir um somente para isso ?
mecanico de concersonaria ou algumas oficinas , os mecanicos tem que ter as propias ferramentas ?
como isso esta funcionando na regiao e oficinas de vcs ?
VOCE NÃO ACREDITA QUE COMISIONANDO O PRODUTIVO,EM PEÇAS O MESMO IRIA CONDENAR SEM PENSAR NO BOLSO DO DONO DO VEICULO E SIM NO SEU PRÓPRIO BOLSO????
Excelente o tópico! Gostaria de saber se o valor cobrado do cliente é por serviço ou por hora normalmente? Se for por hora qual o valor cobrado?
e cobrado por hora,dependendo da cidade e do local onde se enocntra,vc pode cobrar por hora,de 120 a hora caso vc coloque uma porecentagem em cima da peças,195 ca vc entre so com a mão de obra
Nossa! A minha oficina não é uma mecânica propriamente dita. Trabalho em uma auto elétrica com acessórios e injeção eletrônica, conserto de centrais, immo e tudo o que tiver de eletro-eletrônico no carro. Cobramos 40,00 reais a hora e o pessoal ainda acha muito!
Eu baixei uma tabela temparia no site do sindirepa e se vcs tiveram alguma e puder me mandar.
Estou fazendo um treinamento na Bosch muito bom , no sentido de medir a produtividade da equipe etc.. espero daqui alguns dias estar colocando parte deste treinamento em nossa oficina.
Douglas acho interessante não avisar que cobramos por hora o Brasileiro não está muito acostumado com isso mas é bom já irmos falando. Aqui eu não falo só calculo e cobro. Eu cobro 35,00 mas já estamos cobrando 40,00 R$
Olá pessoal, td bem?
gostaria da ajuda vcs para me esclarecerem uma dúvida.
Trabalho com uma loja de peças para carros e caminhões, aqui no norte de minas gerais, e estou com um projeto de abrir uma oficina para alinhamento e balanceamento e troca de óleo. O que estou precisando saber é, qual o salário para esse profisional, onde o perfil dele é de um iniciante, sem muita experiência na área. Vi em alguns lugares que se pagam um salário + comissão, qual comissão o mercado geralmente paga. E uma outra sugestão, pode haver algum outro tipo de serviço que poderia estar agregando a essa oficina?
Um abraço e obrigado.
Boa tarde, Paulimrbp!
Também estou iniciando um negócio semelhante em Natal/RN.
Fui informado pelo meu contador que o piso da categoria (mecânio/trocador de óleo/frentista) seria o salário mínimo (R$ 622,00) acrescido de 30% de insalubridade. O total de salário fica em R$ 808,60. Com relação a comissões, acredito não existir um número fixo nacional. Irei trabalhar com percentuais sobre venda de produtos de 3% a 10%.
Caso esteja incorreto, alguém me corrija.
Abraços a todos
Carlos Curty
Checkup Automotivo
Natal/RN
Boa tarde!
Também estou iniciando um negócio semelhante em Natal/RN.
Fui informado pelo meu contador que o piso da categoria (mecânio/trocador de óleo/frentista) seria o salário mínimo (R$ 622,00) acrescido de 30% de insalubridade. O total de salário fica em R$ 808,60. Com relação a comissões, acredito não existir um número fixo nacional. Irei trabalhar com percentuais sobre venda de produtos de 3% a 10%.
Caso esteja incorreto, alguém me corrija.
Abraços a todos
Carlos Curty
Checkup Automotivo
Natal/RN
Gostei do bate papo por aqui mesmo que eu esteja só um pouco atrasado com o mesmo(tópico de 1 ano) mas gostei e resolvi postar aqui, estou começando minha empreitada por agora também, comprei algumas ferramentas e vou fazer alguns novos cursos de reciclagem e gostaria de saber o seguinte, ainda não pretendo ter nenhum funcionário mas quando tiver gostaria de investir nele para que ele possa me dar retorno de acordo com que o mercado pede, é possível??
O retorno no caso é atualizando o mecânico com as novas tecnologias e sistemas de hj e o retorno no caso saber que ele está apto a executar o serviço.
Boa tarde pessoal, existe a nossa Tabela Tempária, é completa e com calculo de Homem Hora...
Acesso gratuito até então https://sistema.tempario.com.br/users/sign_up
Basta se cadastrar no link acima.
Este tema é bastante falado nas oficinas, a gente da comissão as vezes gera alguns conflitos, você não dá comissão as pessoas desmotivam. Bem complicados as vezes ..
Já a bastante estou trabalhando sem metas etc, semana que vem iremos iniciar as metas e vamos ver como se comporta as coisas !