boa noite tive problema com sensor de temperatura de agua que aciona a ventoinha do peugeot 306 1.8 16v 99, troquei o sensor por um igual, mas funcionou apenas um dia, ele deixou de funcionar novamente, fico intrigado pois não sei o que causa a queima deste componente, alguém pode me ajudar por favor.
Respostas:
pode ter um curto no chicote ou o proprio modulo de injeçao ligue o scaner leia o sensor de temperatura desligue a tomada e veja que temperatura esta
BOA TARDE REALIZEI TESTE DE CONTINUIDADE DO CHICOTE QUE VEM DO SENSOR PARA O MÓDULO ESTA OK , A ALIMENTAÇÃO PARA O MÓDULO ESTÁ OK, MAS DO MÓDULO PARA O CONECTOR DO SENSOR A TENSÃO FICA OSCILANDO DO 5 VOLTS PARA 4 3 2 DEPOIS VOLTA PARA 5 NÃO FICA ESTABILIZADA O QUE PODE SER. >pode ter um curto no chicote ou o proprio modulo de injeçao ligue o scaner leia o sensor de temperatura desligue a tomada e veja que temperatura esta
Boa Tarde,
Vamos esclarecer isso de uma vez por todas.
Como funciona um Sensor NTC?
A ECU, através de um regulador de tensão, converte a tensão de 12V para 5V. Esta tensão é enviada à um dos terminais do Sensor de temperatura.
Mas na realidade não chega 5V ao NTC, conforme relatado pelo colega no Post anterior, quando o Sensor encontra-se conectado.
Por quê?
Ligado em série entre o Drive de 5V e a Resistência NTC, existe um resistor fixo, com duas funções: Limitar a corrente no NTC, e provocar uma queda de tensão no circuito, uma vez que essa queda de tensão aumenta ou diminui com a variação do valor resistivo do Sensor de Temperatura. E é, justamente, essa variação de tal queda de tensão nesse resistor que a ECU considera para realizar um cálculo temperatura do água.
Portanto, em resumo, quando nós medimos a tensão diretamente nos bornes do conector devidamente conectado ao Sensor, A referência nunca será de 5V, porém no máximo um pouco acima de 4V, devido ao resistor em série dentro da ECU.
Supondo que criador do Post tenha medido a tensão com o sensor conectado, e percebido, em algum instante 5V, temos o seguinte problema: O sensor em série danificou-se e está conduzindo com zero ôhms, e isso é grave, já que todo 5V está sendo entregue ao NTC! Ou seja, vamos às consequências catastróficas disso:
1) Quando quente a resistência do NTC diminui drasticamente, porém não existe mais um divisor de tensão, ou seja, toda tensão de 5V ainda está sobre o sensor;
2) Sem o resistor em série a corrente sobre o NTC aumentou;
3) Se a corrente aumenta, e a tensão continua com 5V, a potência dissipada pelo NTC em forma de calor, devido sua resistência reduzida, aumenta de forma monstruosa;
4) Enfim, trabalhando com temperatura acima do permitido, um dia é o suficiente para que o mesmo tenha suas propriedades condutivas alteradas, ou até mesmo se rompa;
Portanto eu garanto que uma ECU pode, sim, facilmente danificar um sensor.
Espero que tenha ficado claro, e ajudado os colegas a compreenderem o sistema.
Abraço.
Olá Junindiesel,
Na verdade, amigão, essa tensão de 5V é gerada por um Drive regulador, como se fosse um CI7805, porém mais potente.
Digamos que abaixar uma tensão de 12V para 5V utilizando-se resistores, ainda mais para alimentar uma resistência variável causaria um colapso. Vou te mostrar:
Consideremos que a frio o NTC tenha 3000 ôhms, e seu resistor em série tenha 200 ôhms (um exemplo). Para que o NTC e seu resistor em série tenha 5V, é necessário utilizar um resistor para abaixar a tensão de 12 para 5 com valor de 5000 ôhms. Ok!
Agora considere que a quente o NTC passe a ter 1000 ôhms junto com seu resistor de 200 ohms, ou seja, total de 1200 ôhms. Realizando a lei de ôhm, teríamos que seria aplicado 2,32V entre o resistor e o NTC, ou seja, não mais 5V. A queda de tensão seria incoerente, e de nada valeria.
Por isso divisor resistivo para alimentar um circuito de resistência variável, nunca. Por isso a tensão deve ser regulada por um Drive. Que sempre manterá 5 V alimentando o NTC + o resistor de queda de tensão.
Um mesmo Drive de 5V pode alimentar varios sensores e atuadores. Portanto a falta de um resistor também pode sobrecarregar o Drive e danificá-lo.
Portanto divisor de tensão resistivo não serve para nada, ainda mais que o mesmo ao esquentar varia sua resistência, e isso prova esse conceito falso.
Espero ter ajudado.
Sucesso, rapaz!
Junindiesel,
O teu chefe é um grande profissional, que eu tenho muito apreço, inclusive diga a ele que o prometido está de pé.
Você me parece ser um rapaz esforçado, dedicado, mas continue evoluindo, ao lado do Dias você está no caminho certo, mas tem muito o que aprender rapaz, e digo isso como um incentivo, além de outros fatores. A colocação do Diaz tem coerência, mas pelo que eu conheço e respeito o Diaz ele deu sua opinião, muito valiosa por sinal, mas não disse ter certeza.
Mas você está demonstrando aptidão de um Especialista, então vou te dar a chance de me provar. Ou seja, veja isso como um desafio sadio que lhe proponho. não com o intuito de ser melhor que ninguém, pois não somos, mas você demonstrou que possui, um certo conhecimento do assunto, portanto cite-me de onde você tirou tais conceitos e me envie. Geralmente diante de informações sem o devido embasamento por parte dos meus orientandos eu dou Zero. Mas já que você tem muito a aprender e me disponho a ajudá-lo. Mas lembre-se, basta me apresentar um conceito concreto e coerente.
Outra coisa, meu jovem, uma avaria pode ocorrer imediatamente ou em três meses. Tudo depende do stress que o equipamento sofre durante o tempo. Portanto um módulo pode, sim, avariar um sistema. Portanto aguardo seus materiais que refutem meus comentários. E, desculpe, mas não aceito apostilas técnicas, escritas por técnicos, engenheiros ou mestres. Apenas de colegas de titulação semelhante. Me mande livros, artigos técnicos, e materiais sobre eletrônica.
NO AGUARDO.
É por ai. insistindo, Teimando é que se Aprende ! Vai lá Junim, Boa Noite Leandro .
BOA TARDE JUNINDIESEL NÃO SU FARISEU MUITO MENOS PEDREIRO. NÃO SEI SE VOCÊ LEU O TÓPICO INTEIRO OU SE ESTÁ ME ACOMPANHANDO NESTE PROBLEMA, MAS SÓ PARA ESCLARECER ESTE CARRO QUE ESTOU FALANDO É ALIMENTADO POR UM MÓDULO A PARTE QUE FICA EMBAIXO DO PARA-LAMA, NÃO É ACIONADO PELA ECU COMO VOCÊ ACHA QUE É, ESTE CARRO TEM 3 SENSORES DE TEMPERATURA UM PARA CONTROLE DA INJEÇÃO, OUTRO PARA ACIONAR A VENTOINHA E OUTRO PARA MARCADOR DE PAINEL POIS BEM SENDO ASSIM O PROBLEMA ESTA NO SENSOR QUE LIGA A VENTOINHA, ESTE SENSOR É NOVO POIS JÁ FOI TESTADO, A QUESTÃO É QUE NO CONECTOR DESTE SENSOR Á CONTINUIDADE DA PONTA DELE ATÉ O CONECTOR QUE VAI PARA MODULO MAS A TENSÃO DO MÓDULO PARA ESTE É QUE FICA OSCILANDO NA FAIXA DOS 5 VOLTS PARA 3 2,5 DEPOIS PARA 5 NOVAMENTE ACREDITO QUE SEJA NO ESTABILIZADOR DO MÓDULO, ATENTE MELHOR PARA AS POSTAGENS E NÃO CHAME AS PESSOAS DO NÃO SÃO. >Olá Junindiesel,
Na verdade, amigão, essa tensão de 5V é gerada por um Drive regulador, como se fosse um CI7805, porém mais potente.
Digamos que abaixar uma tensão de 12V para 5V utilizando-se resistores, ainda mais para alimentar uma resistência variável causaria um colapso. Vou te mostrar:
Consideremos que a frio o NTC tenha 3000 ôhms, e seu resistor em série tenha 200 ôhms (um exemplo). Para que o NTC e seu resistor em série tenha 5V, é necessário utilizar um resistor para abaixar a tensão de 12 para 5 com valor de 5000 ôhms. Ok!
Agora considere que a quente o NTC passe a ter 1000 ôhms junto com seu resistor de 200 ohms, ou seja, total de 1200 ôhms. Realizando a lei de ôhm, teríamos que seria aplicado 2,32V entre o resistor e o NTC, ou seja, não mais 5V. A queda de tensão seria incoerente, e de nada valeria.
Por isso divisor resistivo para alimentar um circuito de resistência variável, nunca. Por isso a tensão deve ser regulada por um Drive. Que sempre manterá 5 V alimentando o NTC + o resistor de queda de tensão.
Um mesmo Drive de 5V pode alimentar varios sensores e atuadores. Portanto a falta de um resistor também pode sobrecarregar o Drive e danificá-lo.
Portanto divisor de tensão resistivo não serve para nada, ainda mais que o mesmo ao esquentar varia sua resistência, e isso prova esse conceito falso.
Espero ter ajudado.
Sucesso, rapaz!
professo Blietzkrieg,
Ainda tem uma pergunta caso este drive ele alimenta o sensor temperatura da agua e outros sensores com tensao de 5V
no caso do farizeu josussantos ai entao ia estragar outras sensores pois são alimentado pela mesma saida da central.
por isto não pode ser a central mesmo porque o farizeu disse que mediu e da menos de 5v.
Entao e como meu chefe disse ai no topico a peça que e porcaria.
BOA TARDE JUNINDIESEL NÃO SU FARISEU MUITO MENOS PEDREIRO. NÃO SEI SE VOCÊ LEU O TÓPICO INTEIRO OU SE ESTÁ ME ACOMPANHANDO NESTE PROBLEMA, MAS SÓ PARA ESCLARECER ESTE CARRO QUE ESTOU FALANDO É ALIMENTADO POR UM MÓDULO A PARTE QUE FICA EMBAIXO DO PARA-LAMA, NÃO É ACIONADO PELA ECU COMO VOCÊ ACHA QUE É, ESTE CARRO TEM 3 SENSORES DE TEMPERATURA UM PARA CONTROLE DA INJEÇÃO, OUTRO PARA ACIONAR A VENTOINHA E OUTRO PARA MARCADOR DE PAINEL POIS BEM SENDO ASSIM O PROBLEMA ESTA NO SENSOR QUE LIGA A VENTOINHA, ESTE SENSOR É NOVO POIS JÁ FOI TESTADO, A QUESTÃO É QUE NO CONECTOR DESTE SENSOR Á CONTINUIDADE DA PONTA DELE ATÉ O CONECTOR QUE VAI PARA MODULO MAS A TENSÃO DO MÓDULO PARA ESTE É QUE FICA OSCILANDO NA FAIXA DOS 5 VOLTS PARA 3 2,5 DEPOIS PARA 5 NOVAMENTE ACREDITO QUE SEJA NO ESTABILIZADOR DO MÓDULO, ATENTE MELHOR PARA AS POSTAGENS E NÃO CHAME AS PESSOAS DO NÃO SÃO
Junindiesel,
Não me senti ofendido, amigão. Não se desculpe, rapaz. Na verdade você tem atitude, e ficaria feliz em tê-lo como meu amigo, rapaz. Vejo potencial em você e gostaria de repassar conhecimentos à você.
E acredito no seu potencial, rapaz. Eu não quero te colocar a prova, cara. De jeito nenhum. Se o Diaz te contratou é poque você tem capacidade. O Diaz é um Profissional excelente.
Eu desafio você, não por querer mostrar aos demais suas fragilidades, mas para mostrar a você mesmo que devemos ser humildes, perguntar, tratar os outros com dignidade e tentar ensinar e aprender, sabe por que? Pois somente isso tornará você um especialista no assunto, e eu sei que você tem potencial para isso.
Sim, você é inteligente!!! Apenas se empenhe. A partir de hoje te ofereço minha ajuda, seja por telefone, Skype ou e-mail. A tecnologia futura precisa de pessoas como você.
Quanto ao Alexandre, respeito-o. Mas serei um pouco mais claro, eu não aceito material de Profissionais sem a minha titulação, portanto serei direto, aceito materiais tão somente de meus colegas PhD's. E isso é um direito constitucional, sabia?
Não faria isso com ninguém do Grupo, pois respeito cada um. Veja isso como algo positivo. Precisamos de pessoas capacitadas como você para ajudar-nos, porém devemos tratar os demais com dignidade não acha? E às vezes devemos nos expor, não por soberba, mas para tentar instruir pessoas com potencial como você.
Um forte abraço.
Faço questão da sua visita, rapaz....com certeza.
Forte Abraço.
Junin,
Eu nao quero humilhar nem você nem ninguém. Todos merecem respeito e dignidade.
Mas gostaria de ajuda-lo. Com certeza.
ACHO QUEM É MECANICO DE PREFEITURA AQUI É VOCÊ FAZ O SEGUINTE ENTRA NO SITE DA MTE THOMPSON E FAZ UMA BUSCA PELO SENSOR DE TEMPERATURA 4089 E VEJA A NÃO SER QUE VOCÊ NÃO SAIBA A DIFERENÇA ENTRE SENSOR OU CEBOLÃO, SE QUISER MANDO PARA VOCÊ A LITERATURA TÉCNICA DESTE CARRO, MAS PARA CONSOLAR VOCÊ EXISTE SIM UM MODELO DO 306 QUE TEM CEBOLÃO MAS ESTE AQUI QUE TENHO NÃO, PARE DE OFENDER OS COLEGAS POIS ESTE SITE É PARA AJUDAR UNS AOS OUTROS TROCAR EXPERIÊNCIAS E NÃO PARA DIFAMAR OU OFENDER OS OUTROS >Então agora piorou a situasão eu não sou estudado e não troco meu conhecimento por estes mecanico de prefeitura
O peugeot 306 antigo usa interuptor do eletroventilado e não SENSOR
Depois eu que sou burro nem sabe como funciona o cebolao, eu não vou mais mexer deste forum ja vi tudo
Peugeot 306 ano 99 pra voce chama cebolao
não vou mais entra neste forum pode deixar nao vou atrapanhar voceis , mais uma coisa eu digo toda senama aparece carro la na oficina que vem de oficinas que nem a de voceis todo arregaçado por nao saber mexer.
ACHO QUEM É MECANICO DE PREFEITURA AQUI É VOCÊ FAZ O SEGUINTE ENTRA NO SITE DA MTE THOMPSON E FAZ UMA BUSCA PELO SENSOR DE TEMPERATURA 4089 E VEJA A NÃO SER QUE VOCÊ NÃO SAIBA A DIFERENÇA ENTRE SENSOR OU CEBOLÃO, SE QUISER MANDO PARA VOCÊ A LITERATURA TÉCNICA DESTE CARRO, MAS PARA CONSOLAR VOCÊ EXISTE SIM UM MODELO DO 306 QUE TEM CEBOLÃO MAS ESTE AQUI QUE TENHO NÃO, PARE DE OFENDER OS COLEGAS POIS ESTE SITE É PARA AJUDAR UNS AOS OUTROS TROCAR EXPERIÊNCIAS E NÃO PARA DIFAMAR OU OFENDER OS OUTROS
Nobre josusantos. o impeto da juventude as vezes é fantástico. o Traquejo vem com o tempo.
A Proposito. esta medindo c/ conector ligado ao sensor ou fora. O Massa é Nativo ou Compartilhado ?
Pois é Sonene,
O traquejo vem com o tempo, mas as boas maneiras vem de casa. Nunca deve-se ofender a dignidade de alguém, e muito menos desfazer-se do conhecimento alheio. Afinal você não mal conhece a pessoa.
Acredito que um choque de realidade é benéfico. A pessoa amadurece, e pensa duas vezes antes de bater de frente com alguém que mal conhece.
Mas ele é um bom garoto.
De Pleno acordo Sr Leandro. este Menino ai ( Junin ) nota-se que terás um belo Futuro pela frente e com a ajuda do Diaz e a sua logo nos dará alegrias. mas a vida é assim, Pra Se levantar é Necessário Que Se Caia.
concordo com vocês ele terá um belo futuro pela frente e sabemos que só vai depender dele, e sabemos também que a chave do sucesso está no esforço e na humildade pois sem estes itens a pessoa sofre demais. Não quero ofender ninguém pois também estou aprendendo, para se ter uma ideia não ganho a vida com mecanica somente conserto meu carro e da minha família, e conto com a ajuda dos profissionais que tem boa vontade de ajudar como tem neste forum.
Agradeço a todos pela ajuda que até hj tenho tido e com aquelas que ainda vou precisar, mas nunca, mesmo sendo leigo comparado aos colegas do forum jamais vou ofender alguém.
Senhores,
O Diaz e o Juliano são excelentes profissionais. Devemos respeitar suas opiniões, sem dúvida. Já que podem estarem certos.
Em primeiro lugar pela amizade e carinho de irmão que tenho por eles, segundo que o respeito à opinião de todos aqui é o segredo da nossa união.
Cara preta ,
Você está sendo polêmico , somente de suas sugestões e pronto simples assim e deixe seguir o curso das coisas.
Lembra do que eu falo sempre na oficina, até um relógio parado tem razão duas vezes ao dia.
Então não estou dizendo que você esta totalmente certo ou errado.
Veja esta fórum como aprendizado do que pode e que não pode.
att. Diaz
então colega ainda não resolvi o problema mas testei o sensor novamente e detectei que esta de acordo com a especificação, também testei a continuidade do fios do sensor ao módulo que aciona a ventoinha que fica debaixo do para-lama está normal também, realizei o teste que vai no módulo a alimentação está normal de 12 volts mas do módulo para o sensor esta com oscilação fica 5 volts mas de repente fica oscilando sempre para menos depois volta para os 5 volts daí por diante. >Caro josusantos tudo bem amigão? ja resolvel o BO ai?..Como nosso parcero diaz relatou pode ser sim problemas de fabricação da peça,pois tu sabe que hj o mercado de reposição ta complicadinho rsrs..Mas como vc disse que a tensão do sensor fica variando pode ta ai tbm o bo,acredita-se que em determinado tempo a uce pode ocilar uma tensão acima do valor de trabalho do sensor,sendo assim o que causa a queima dele.Vc ja pediu pra verificar esta uce?Ou mesmo tu ja testou alimentacao da mesma?
olá Diaz quero que saiba que nunca desvalorizei seu profissionalismo, e gostaria de sua opinião com repeito ao problema que tenho tido no meu carro, o sensor esta bom, chicote bom testei a continuidade do fio do sensor para modulo que aciona a ventoinha esta bom; alimentação de 12 volts que chega no modulo esta bom também, mas a que sai do módulo para o sensor é que fica oscilando dos 5 aos 2 depois aos 4 volta para os 5 fica louco o sistema dispara a ventoinha no segundo estagio de emergencia será que pode ser algum sistema estabilizador de voltagem do modulo ou algum fio rompido por favor conto com ajuda de todos >Cara preta ,
Você está sendo polêmico , somente de suas sugestões e pronto simples assim e deixe seguir o curso das coisas.
Lembra do que eu falo sempre na oficina, até um relógio parado tem razão duas vezes ao dia.
Então não estou dizendo que você esta totalmente certo ou errado.
Veja esta fórum como aprendizado do que pode e que não pode.
att. Diaz
colega também conto com sua sugestão, postei o defeito do carro será que pode me ajudar também >Senhores,
O Diaz e o Juliano são excelentes profissionais. Devemos respeitar suas opiniões, sem dúvida. Já que podem estarem certos.
Em primeiro lugar pela amizade e carinho de irmão que tenho por eles, segundo que o respeito à opinião de todos aqui é o segredo da nossa união.
Senhores, boa tarde, bom domingo e boa semana para todos. Acompanhando este interessante tópico, gostaria de salientar que os posts deveriam ser mais amigáveis e técnicos, sem comentários que pudessem deixar componentes chateados ou até ofendidos. A camaradagem deve ser um ponto forte e devemos ser positivos tentando ajudar e construir sempre. De que adianta eu dizer que o fulano ou o beltrano são incompetentes ou até burros? não adianta nada, não resolve nada e cria um clima triste e desagradável no fórum. A verdade é que ninguém sabe tudo, manutenção é uma "caixinha de surpresas" e principalmente quanto mais uma pessoa estuda e aprende, ela vê que sabe pouco, mas se um ajudar ao outro, todo mundo sai satisfeito e com seus conhecimentos dilatados. Dentro dos meus conhecimentos limitados, sempre que posso tento ajudar quem pede alguma coisa. Desejo que o fórum melhore cada vez mais com muito aprendizado e camaradagem entre os componentes.
Prezado Josusantos.
A resposta para seu problema está lá em cima. Agora é com você, meu amigo.
Se ainda quiser ajuda me mande e-mail ou me ligue no telefone abaixo.
Att;
>Prezado Josusantos.
A resposta para seu problema está lá em cima. Agora é com você, meu amigo.
Se ainda quiser ajuda me mande e-mail ou me ligue no telefone abaixo.
Att;
Faça os testes conforme o nosso amigo Leandro passou, caso não tenha sucesso, entre em contato com o administrar e pesa para direcionar uma oficina credenciada, onde os profissionais são treinados e estão disponíveis para reparar o veículo e ganhando para exercer a profissão de reparador.
Acredito, como proprietário de uma oficina não apoio.
Proprietários , amigos dos mesmo ou que seja -Que não esteja na área de reparação automotiva fazer reparos complexos.
Apoio aqueles que façam pequenos reparos ou revisões que não comprometam a segurança própria ou de terceiros.
Então o que penso e isto, a reparação não se resume em youtube ou fórum ou qualquer meios virtuais.
Amo o que faço tenho orgulho da minha profissão e na minha oficina trabalhamos com paixão na aquilo que gostamos de fazer e não façamos por passa tempo, nós vivemos e ganhamos pelo serviços prestados.
Agora vou esperar as criticas negativas daqueles que estão neste Fórum que o titulo do mesmo e MECÂNICO PARA MECÂNICO e aqueles que não são reparadores que desmerecem e Dizem : EU PAGAR , EU MESMO ARRUMO E FÁCIL.
att. Diaz
obrigado prezado colega, respeito teu ponto de vista e não discordo com você, aquilo que eu não sou capaz com certeza eu levo ao um profissional qualificado, peço ajuda aos colegas é que na minha cidade não tem oficina credenciada pela oficina brasil por enquanto e em breve estarei no ramo automotivo e me sustentando através desta maravilhosa profissão, pois para isto estou estudando com afinco e fazendo alguns estágios na oficina de um colega meu, me desculpe se em algum momento eu tenha ofendido o senhor . >Prezado Josusantos.
A resposta para seu problema está lá em cima. Agora é com você, meu amigo.
Se ainda quiser ajuda me mande e-mail ou me ligue no telefone abaixo.
Att;
Faça os testes conforme o nosso amigo Leandro passou, caso não tenha sucesso, entre em contato com o administrar e pesa para direcionar uma oficina credenciada, onde os profissionais são treinados e estão disponíveis para reparar o veículo e ganhando para exercer a profissão de reparador.
Acredito, como proprietário de uma oficina não apoio.
Proprietários , amigos dos mesmo ou que seja -Que não esteja na área de reparação automotiva fazer reparos complexos.
Apoio aqueles que façam pequenos reparos ou revisões que não comprometam a segurança própria ou de terceiros.
Então o que penso e isto, a reparação não se resume em youtube ou fórum ou qualquer meios virtuais.
Amo o que faço tenho orgulho da minha profissão e na minha oficina trabalhamos com paixão na aquilo que gostamos de fazer e não façamos por passa tempo, nós vivemos e ganhamos pelo serviços prestados.
Agora vou esperar as criticas negativas daqueles que estão neste Fórum que o titulo do mesmo e MECÂNICO PARA MECÂNICO e aqueles que não são reparadores que desmerecem e Dizem : EU PAGAR , EU MESMO ARRUMO E FÁCIL.
att. Diaz
josusantos, vamos ver se consigo ajudar...
O sensor de temperatura é um componente eletrônico (thermistor NTC), que varia a sua resistência em função da temperatura...no caso um NTC, tem uma grande resistência quando frio e esta resistência vai diminuindo a medida que ele é aquecido.
Como a temperatura não se altera de modo abrupto (como uma lâmpada que acende e apaga), ocorre sim uma variação, mas esta é lenta.
A tensão vinda da central, sem nenhuma conexão ao sensor, deve ser constante em 5V (esteja o motor ligado ou não).
Se o sensor estiver conectado e motor frio, medindo-se a tensão em cima dele, vc. obterá um valor muito próximo a 5V...sendo que a medida que o motor aquece, a tensão vai caindo lentamente...
Pra vc. ter uma ideia: no meu Corsa, a tensão começa em 5V, com motor frio e vai descendo a medida que aquece....quando chega a 1,6V, as ventoinhas ligam na velocidade menor....se a temperatura continuar subindo, a tensão chegará a 1,45V, ligando a velocidade mais alta.
Repare que não é a tensão que vem da central que está diminuindo e sim a queda da mesma em cima do NTC...quanto menor a resistência, menor será a tensão em cima dela.
Pra vc. dizer que o sensor está com problema, é necessário que o mesmo esteja: em curto, aberto ou fora das especificações.
Se estiver em curto, sua resistência será ZERO
Se estiver aberto, sua resistência será infinita
Para saber se está fora das especificações, vc. terá que conhecer tais especificações...aí é que está o problema, pois eu não conheço nenhum fabricante que as forneça ou que informe qual é a temperatura de trabalho do motor...tem modelos de nem medidor tem no painel...quando tem, tem apenas uns riscos, que deixam a imaginação por conta de cada um...ainda tem os que apresentam números...mas quais são os números certos?
E ainda tem a Fiat, que mostra no painel simplesmente o que ela quer...não espelhando a realidade da variação da temperatura no motor.
Assim meu camarada, todos nós, usuários e profissionais do ramo, ficamos sempre batendo cabeça e discutindo a questão da temperatura ideal de trabalho de um determinado motor...qualquer um, pois a informação que deveria vir do fabricante, não vem.
Mas nem tudo está perdido...então vamos lá...
Para se ter uma razoável ideia, temos que levar em consideração os extremos...o menor é o valor de abertura da VT (normalmente vem gravado nela), e o maior dificilmente passará de 110°C (máximo do máximo)...então o ideal é que seja no meio desta faixa.
Tomemos como exemplo o Corsa/97 (meu)...tem a VT com 92°C+-2°C (este é o valor mínimo)...com 100°C, as mangueiras começam a inchar (considero este o valor máximo), então a lógica me diz que a faixa deste motor vai de 92° a 100°C...de fato a ventoinha liga na primeira velocidade com +-95°C e na segunda com +- 98°C (independente do uso do AC).
Por não conhecer o seu motor, nada posso afirmar sobre a VT, mas posso garantir que o máximo não passa muito dos 100°C (na região do cabeçote a temperatura passa fácil dos 150°C e um aumento de 1°C no líquido refrigerante, representa um aumento de 5 a 10°C no cabeçote).
Bom, mas voltando ao seu problema...
Pegue um potenciômetro de fio (não pode ser logarítmico), de 500 a 700Ohm, conecte os fios vindos da central (que iam para o sensor de temperatura), ponha ele no valor máximo e ligue apenas a chave de ignição e vai diminuindo o valor do resistor e ao mesmo tempo monitorando a tensão em cima dele.
Assim que a ventoinha ligar, anote a tensão do medidor, desconecte o potenciômetro e meça o valor da resistência...se seu sistema tiver duas velocidades de ventoinha, continue abaixando até que a segunda ligue e também anote estes valores.
Observe que o valor lido é uma função da posição que vc. colocou no potenciômetro e não da central.
Os valores de tensão lidos no momento que a ventoinha liga ou aumenta a velocidade, são os valores com que a central foi programada para atuar, ligando ou aumentando a velocidade das ventoinhas OK? E os valores de resistência são os valores de referência (ou parâmetros), mas quais são as temperaturas???
Bom, agora tem que apelar um pouco para a culinária...
Vai para a cozinha de sua esposa ou mãe...pegue uma panela rasa, um pedaço de arame, uma fonte de 5V, um medidor de tensão, um medidor de temperatura ou termômetro de imersão com escala superior a 100°C, o sensor velho, o sensor novo.
O arame é para fazer uma armação para prender tanto o sensor como o termômetro de modo que eles não toquem no fundo da panela, mas fiquem mergulhados na água, sendo que os terminais do sensor ficam acima da água.
Ligue apropriadamente a fonte de 5V ao sensor, assim como o medidor de tensão, para monitorar a variação da temperatura e taca fogo.
Veja que a temperatura (no medidor de temperatura ou termômetro), vai subindo e a tensão que começou em 5V, vai caindo....
Quando a tensão chegar ao mesmo valor que vc. leu lá no carro, anote a temperatura...esta será a temperatura de trabalho de seu motor, certo? Calma...
Esta é a temperatura lida neste sensor, mas ele é o antigo ou o novo? Se for o antigo há uma suspeita, mas e se for o novo...a suspeita é menor, mas existe...
Somente por comparação de vários sensores, que trabalhem dentro daquela faixa (valor mínimo da VT e máximo de não mais que 110°C, é que podem ser considerados mais ou menos certos...mais ou menos???
Sim, pois o valor exato só o fdp que projetou é que sabe (mas não diz né?), então meu camarada eu me atrevo a dizer que o mais certo será aquele que ligou a primeira velocidade (ou a mais baixa), exatamente no meio da faixa, pois estaremos errando o menos possível.
Se sua VT tem valor de 92°C (como as da GM), e estamos considerando o máximo como 100°C, o meio da faixa é 96°C
Se sua VT tem valor de 87°C (como as do Gol), e estamos considerando o máximo como 100°C, o meio é 93,5°C.
Mas e aí, pode-se assumir tais valores como certos? Calma...
Os valores podem até bater exatamente iguais aos do cálculo teórico (e prático), do fdp que projetou...mas existem as tolerâncias que todo componente tem (+- 2%, +- 5%, +- 10%)...quanto maior a tolerância menos preciso é o componente...mas qual a tolerância do sensor? Ninguém sabe, só o fabricante...que não fala nada...daí ficar no meio da faixa é o mais certo.
Tenho fotos e vídeo, mas não consegui postar....
Concluindo objetivamente...este componente, o sensor, dificilmente entra em curto ou abre, mas normalmente altera suas características com o tempo.
Se vc. percebe variações bruscas de tensão em cima dele, vc. está ou com um problema na central ou com um problema de aterramento ou com um problema no conector do sensor ou da central ou ainda na fiação.
Desculpem ter escrito demais...é que gosto muito do assunto temperatura...
>Boa Tarde,
Vamos esclarecer isso de uma vez por todas.
Como funciona um Sensor NTC?
A ECU, através de um regulador de tensão, converte a tensão de 12V para 5V. Esta tensão é enviada à um dos terminais do Sensor de temperatura.
Mas na realidade não chega 5V ao NTC, conforme relatado pelo colega no Post anterior, quando o Sensor encontra-se conectado.
Por quê?
Ligado em série entre o Drive de 5V e a Resistência NTC, existe um resistor fixo, com duas funções: Limitar a corrente no NTC, e provocar uma queda de tensão no circuito, uma vez que essa queda de tensão aumenta ou diminui com a variação do valor resistivo do Sensor de Temperatura. E é, justamente, essa variação de tal queda de tensão nesse resistor que a ECU considera para realizar um cálculo temperatura do água.
Portanto, em resumo, quando nós medimos a tensão diretamente nos bornes do conector devidamente conectado ao Sensor, A referência nunca será de 5V, porém no máximo um pouco acima de 4V, devido ao resistor em série dentro da ECU.
Supondo que criador do Post tenha medido a tensão com o sensor conectado, e percebido, em algum instante 5V, temos o seguinte problema: O sensor em série danificou-se e está conduzindo com zero ôhms, e isso é grave, já que todo 5V está sendo entregue ao NTC! Ou seja, vamos às consequências catastróficas disso:
1) Quando quente a resistência do NTC diminui drasticamente, porém não existe mais um divisor de tensão, ou seja, toda tensão de 5V ainda está sobre o sensor;
2) Sem o resistor em série a corrente sobre o NTC aumentou;
3) Se a corrente aumenta, e a tensão continua com 5V, a potência dissipada pelo NTC em forma de calor, devido sua resistência reduzida, aumenta de forma monstruosa;
4) Enfim, trabalhando com temperatura acima do permitido, um dia é o suficiente para que o mesmo tenha suas propriedades condutivas alteradas, ou até mesmo se rompa;
Portanto eu garanto que uma ECU pode, sim, facilmente danificar um sensor.
Espero que tenha ficado claro, e ajudado os colegas a compreenderem o sistema.
Abraço.
Meu chefe ja falou de voce se são amigos mas então ja fiz bastante curso e me diz uma coisa na central de injeção tem um tipo de resistencia que recebe 12V e faz cair pra 5V mais estes 5V vai da central pra todos sensores como referencia mas o conequitor tem que ta desligado do sensor pra achar o 5V.
Então no caso que voce disse a central ia causar danos em bastante peças e nao so no sensor de temperatura pois ela alimenta com 5V varias peças.
um abraço
JUNIMDISEL. acho que vc esta misturando todos os conceitos.
Embora nunca ter tido conhecimento exato de como uma central trabalha a explicação do Leandro confirmou aquilo que já suspeitava.
Vamos buscar de forma mais popular um entendimento conceitual do assunto.
supõem uma caixa de água a 12m de altura e que apressão desta na torneira seja 12 bar mas eu preciso de uma pressão de 5 bar o que eu faço coloco uma caixa a 5 m de altura com uma boia e na saída vou ter 5 bar que alimentara todo o sistema. em um caso especifico preciso uma maneira de determinar o quanto esta sendo abrido um registro coloco antes do registro um redutor com furo calibrado que com a pressão de 5 bar passe 1 l/h com a saída totalmente aberta ainda entre o registro e o redutor um manômetro para ser monitorado, quando o registro c encontrar fechado temos 5 bar mostrado no manômetro totalmente aberto 0 bar, e assim temos uma estimativa linear proporcional apenas nesta ramificação a caixa manterá 5 bar no restante da linha. Mas caso o furo calibrado c rompa mesmo com o registro aberto apresentara uma pressão e como o registro não foi projetado parra tal o mesmo pôde ser danificado.
mas não é elétrica por que este doido fala de hidráulica? É simples na elétrica existe um fluido chamado elétrons e assim fica mais fácil ser compreendido! Respeitado suas peculiaridades, os elétrons precisa de condutor, assim como os fluidos só muda o tipo de condutor.
Resistência é como um redutor altera a corrente e tenção de forma proporcional podendo ser usado parra limitar uma corrente como no caso da tenção assim como parra limitar uma tenção, sobre um consumidor como na caneta de polaridade.
Para ficar um pouco mais claro sobre um regulador de voltagem e sua capacidade...
imagine uma bomba com sua rotação controlada de 0 a 90% por segurança acima de 90% por tempo prolongado pode danificá-la, esta bomba altera sua velocidade parra manter a pressão estável em 5 bar, quanto maior for o consumo maior terra q ser a rotação da bomba a 90 % esta bomba tem uma vazão (corrente) máxima d 2 l/h (LN7805)exemplo mais eu preciso de 10 l/h então vou ter que usar outra bomba que tenha capacidade de fornecer a 90% 10 l/h.
caso o consumo necessário seja 2,01 l/h eu insistindo da parra imaginar o que vai acontecer.
Bom colocando os pingos nos is caso um (técnico) fechar curto direto a um massa parra teste de queda de tenção poderá super-aquecer o resistor limitador de corrente c por um tempo prolongado, inutilizá-lo. e caso este esteja em curto o aumento da corrente vai danificar o sensor ou o regulador de voltagem sempre o mais fraco.
Abro uma ressalva para dizer que os valores são apenas didáticos parra facilitar o entendimento, e como não sou nenhum engenheiro, estou aberto a correções.
Como já disse em primícia Leandro tentei simplificar e gostaria de saber de sua opinião caso tenha errado pois só assim acredito ser possível aprender.
Josusantos como vi que já obteve exito em outro tópico acredito ser desnecessário mais comentários, pena não ter visto antes, mas estava ocupado trabalhando de pedreiro. só tenho a lhe dizer que 6 anos Eu estava do outro lado do balcão e não sadia distinguir uma biela de um pistão, vai fundo c especializa e trabalhe como um técnico, no caminho vejo que vc já esta.
>Boa Tarde,
Vamos esclarecer isso de uma vez por todas.
Como funciona um Sensor NTC?
A ECU, através de um regulador de tensão, converte a tensão de 12V para 5V. Esta tensão é enviada à um dos terminais do Sensor de temperatura.
Mas na realidade não chega 5V ao NTC, conforme relatado pelo colega no Post anterior, quando o Sensor encontra-se conectado.
Por quê?
Ligado em série entre o Drive de 5V e a Resistência NTC, existe um resistor fixo, com duas funções: Limitar a corrente no NTC, e provocar uma queda de tensão no circuito, uma vez que essa queda de tensão aumenta ou diminui com a variação do valor resistivo do Sensor de Temperatura. E é, justamente, essa variação de tal queda de tensão nesse resistor que a ECU considera para realizar um cálculo temperatura do água.
Portanto, em resumo, quando nós medimos a tensão diretamente nos bornes do conector devidamente conectado ao Sensor, A referência nunca será de 5V, porém no máximo um pouco acima de 4V, devido ao resistor em série dentro da ECU.
Supondo que criador do Post tenha medido a tensão com o sensor conectado, e percebido, em algum instante 5V, temos o seguinte problema: O sensor em série danificou-se e está conduzindo com zero ôhms, e isso é grave, já que todo 5V está sendo entregue ao NTC! Ou seja, vamos às consequências catastróficas disso:
1) Quando quente a resistência do NTC diminui drasticamente, porém não existe mais um divisor de tensão, ou seja, toda tensão de 5V ainda está sobre o sensor;
2) Sem o resistor em série a corrente sobre o NTC aumentou;
3) Se a corrente aumenta, e a tensão continua com 5V, a potência dissipada pelo NTC em forma de calor, devido sua resistência reduzida, aumenta de forma monstruosa;
4) Enfim, trabalhando com temperatura acima do permitido, um dia é o suficiente para que o mesmo tenha suas propriedades condutivas alteradas, ou até mesmo se rompa;
Portanto eu garanto que uma ECU pode, sim, facilmente danificar um sensor.
Espero que tenha ficado claro, e ajudado os colegas a compreenderem o sistema.
Abraço.
Meu chefe ja falou de voce se são amigos mas então ja fiz bastante curso e me diz uma coisa na central de injeção tem um tipo de resistencia que recebe 12V e faz cair pra 5V mais estes 5V vai da central pra todos sensores como referencia mas o conequitor tem que ta desligado do sensor pra achar o 5V.
Então no caso que voce disse a central ia causar danos em bastante peças e nao so no sensor de temperatura pois ela alimenta com 5V varias peças.
um abraço
JUNIMDISEL. acho que vc esta misturando todos os conceitos.
Embora nunca ter tido conhecimento exato de como uma central trabalha a explicação do Leandro confirmou aquilo que já suspeitava.
Vamos buscar de forma mais popular um entendimento conceitual do assunto.
supõem uma caixa de água a 12m de altura e que apressão desta na torneira seja 12 bar mas eu preciso de uma pressão de 5 bar o que eu faço coloco uma caixa a 5 m de altura com uma boia e na saída vou ter 5 bar que alimentara todo o sistema. em um caso especifico preciso uma maneira de determinar o quanto esta sendo abrido um registro coloco antes do registro um redutor com furo calibrado que com a pressão de 5 bar passe 1 l/h com a saída totalmente aberta ainda entre o registro e o redutor um manômetro para ser monitorado, quando o registro c encontrar fechado temos 5 bar mostrado no manômetro totalmente aberto 0 bar, e assim temos uma estimativa linear proporcional apenas nesta ramificação a caixa manterá 5 bar no restante da linha. Mas caso o furo calibrado c rompa mesmo com o registro aberto apresentara uma pressão e como o registro não foi projetado parra tal o mesmo pôde ser danificado.
mas não é elétrica por que este doido fala de hidráulica? É simples na elétrica existe um fluido chamado elétrons e assim fica mais fácil ser compreendido! Respeitado suas peculiaridades, os elétrons precisa de condutor, assim como os fluidos só muda o tipo de condutor.
Resistência é como um redutor altera a corrente e tenção de forma proporcional podendo ser usado parra limitar uma corrente como no caso da tenção assim como parra limitar uma tenção, sobre um consumidor como na caneta de polaridade.
Para ficar um pouco mais claro sobre um regulador de voltagem e sua capacidade...
imagine uma bomba com sua rotação controlada de 0 a 90% por segurança acima de 90% por tempo prolongado pode danificá-la, esta bomba altera sua velocidade parra manter a pressão estável em 5 bar, quanto maior for o consumo maior terra q ser a rotação da bomba a 90 % esta bomba tem uma vazão (corrente) máxima d 2 l/h (LN7805)exemplo mais eu preciso de 10 l/h então vou ter que usar outra bomba que tenha capacidade de fornecer a 90% 10 l/h.
caso o consumo necessário seja 2,01 l/h eu insistindo da parra imaginar o que vai acontecer.
Bom colocando os pingos nos is caso um (técnico) fechar curto direto a um massa parra teste de queda de tenção poderá super-aquecer o resistor limitador de corrente c por um tempo prolongado, inutilizá-lo. e caso este esteja em curto o aumento da corrente vai danificar o sensor ou o regulador de voltagem sempre o mais fraco.
Abro uma ressalva para dizer que os valores são apenas didáticos parra facilitar o entendimento, e como não sou nenhum engenheiro, estou aberto a correções.
Como já disse em primícia Leandro tentei simplificar e gostaria de saber de sua opinião caso tenha errado pois só assim acredito ser possível aprender.
Josusantos como vi que já obteve exito em outro tópico acredito ser desnecessário mais comentários, pena não ter visto antes, mas estava ocupado trabalhando de pedreiro. só tenho a lhe dizer que 6 anos Eu estava do outro lado do balcão e não sadia distinguir uma biela de um pistão, vai fundo c especializa e trabalhe como um técnico, no caminho vejo que vc já esta.
Se voce for um bom Pedreiro como é um Bom Encanador, esta tudo Certo. rsrsrsrsrs
obrigado prezado colega faço sim serviço de prdreiro e encanador precisando estamos ai kkkkkkkk
isto foi uma aula, muito obrigado querido colega que Deus te abençoe e vou ler diversas vezes este tópico pois esta um show de bola forte abraço