Boa noite pessoa!!!! sou novo aqui e se ja tiver algo relacionado ao meu problema peço desculpas porem nao encontrei...
seguinte tenho um omega 2.0 gls e simplesmente ele apagou do nada e nao pegou mais, coloquei uma lampada no conector dos bicos e nao veio corrente porem fui testar seu havia corrente nas velas fiz o seguinte teste: peguei uma chave de fenda e deixei proximo ao motor e dei a partida saio a centelha e o carro pegou porem se eu colocar o cabo do 1° cilindro o carro nao pega e nao vai corrente nos bicos e se eu colocar a chave no cabo ele pega normalmente...
detalhe: somente no primeiro cilindro se eu fizer em qualquer outro ele nao pega...
ja verifiquei tampa do distribuidor, rotor, rele da injeçao, bobina e sensor de rotaçao.
+ 1 detalhe da bobina a centelha segue normal porem do distribuidor nao sai e corta a corrente dos bicos!!!!
ja levei em 3 eletricistas bem conceituados na cidade e nenhum deles sabe ou ja ouvirao algo assim e confeço q eu tbm jamais vi algo assim de so funcionar fechando o curto do primeiro cilindro....
Respostas:
O ideal era levar o carro em uma oficina para passar o scanner e fazer os testes com um centelhador e vê como esta a faisca.
Verificar a bobina, sensor de rotação e etc...
o carro ja foi a 3 eletrica e ninguem descobre ja passou 3 scaneamento e tbm nao constatou nada somente a falha de bico porem se vc fizer o aterramente os bicos funcionao e fica sem falha no scanner sensor de rotaçao novo e original e rotor tbm...
sera que nao pode ser a vela q nao esta aterrando dentro do cilindro e causando isso pq se a vela so funciona com aterramente e o carro nao funciona sem akele cilindro????
pensem comigo: a vela da a centelha estando aterrada, o carro so funciona se aterrar o cabo do 1° cilindro aonde fica o sensor de rotaçao ou seja a vela pode nao estar dando terra dentro do cilindro e por sua vez sem centelha e o carro nao funciona!!! acho que tem haver!!! ou eu to falando besteira?!?!?!?!
: acabei de efetuar a troca dos cabos de vela e velas e nada continua na mesma....
De uma conferida nos aterramentos deste carro, muito estranho este defeito...
ja olhei o cabo da bateria para a lataria e da lataria para o motor e tambem do alternador para a lataria olhei ate o aterramento da central e nada hj ele chegou a pegar normal so q desliguei e qdo religuei para testar ja nao pegou mais.....
MEU QUERIDO TROQUE A TAMPA DO DISTRIBUIDOR... ESTÁ VAZANDO A CENTELHA PRINCIPAL PRA ELE E ELE ESTANDO ATERRADO A CORRENTE FICA POBRE OU NULA PARA OS OUTROS CILINDROS, E MAIS.. TENÇÃO ALTA (30.000V) DIRETO NO MOTOR PODE ATÉ QUEIMAR A UNIDADE DE COMANDO POIS ESTÁ ENTRANDO VOLTAGEM ALTA DO TERRA PARA O POSITIVO... ABRAÇO
Obrigado amigo pela tentativa mas foi a primeira coisa q eu troquei ja gastei quase 1000,00 reais ja so em tentativas pois nem mecanicos nem eletrecistas descobrem passei em 3 scanner e nada tbm.
Qual o sistema ai, Omega 2.0 MPFI a Alcool BOSCH MOTRONIC 1.5.2 ou Omega 2.0 MPFI BOSCH MOTRONIC 1.5.1?
Omega 2.0 gasolina bosch motronic 1.5.1
Uma pergunta so para eu ter certeza a caixa do modulo precisa estar aterrada? pq eu desparefusei ela e ficou a mesma coisa peguei um cabo grosso e fiz um aterramento com a certeza que realmente esta aterrado e tbm nao mudou....
ela tem aterramento sim, vc tem multimetro ou ponta de prova?
93 gls sim porem o carro estava andando normalmente ja foi feito ate troca da correia dentada 2 dias antes do problema acontecer nossa pessoal ja to querendo desistir e colocar na garagem e andar de fusca pq to vendo que nao vai ter soluçao.... hj um amigo meu q é eletricista da bronzauto veio aki e passou o scanner dele e nada tbm.....
Foi feito troca da correia 2 dias antes de acontecer, deve está ai o problema, fora de sincronismo então!!! leve onde trocou a correia e peça para conferir o sincronismo, pois se estiver fora vai apresentar vários problemas...
Ai vai umas dicas sobre a pergunta anterior;
Com o multimetro no modo ohmímetro, medir a resistência do primário e do secundário da bobina >
Primário: 0,6W a 0,8 W Pino 1 e 15.
Secundário: 5,2W a 6,2 W pino 1 e 4
com o centelhador colocado na bobina. Dar a partida no motor, tem que gerar Centelha forte (mím. 2cm) durante a partida.
Como testar alimentação da centralina
Ignição desligada, (multimetro no modo voltimetro) nos fios ligados aos terminais 18 e 36 da centralina > Positivo (+) (12V).
Ignição ligada, motor parado, (multimetro no modo voltimetro) nos fios ligados nos terminais 2, 10, 14, 19, 20 (câmbio automático), 24 e 42 da centralina > Negativo (-).
Ignição ligada, motor parado, (multimetro no modo voltimetro) nos fios ligados aos terminais 27 e 37 da centralina > Positivo (+) (12V).
A vela está na aplicação correta? BPR5ES-11?
Abertura da vela para motor 2.0 é de 1,0 A 1,2 mm
amigos tive alguns problemas parecidos com esse ai vou contar:
CASO 1-uno 1.0 98 sistema g6/g7.
-o veiculo só pegava quando queria,quando pegava cortava em rotações diferentes, dava estouros pela admissão e escape,uma loucura,foi trocado cabos,bobinas velas e até a central de injeção e nada.Depois de muitas tentativas e três dias trabalhando no carro resolvi arrumar tudo para poder começar do zero,isolei a instalação toda com fita isolante,prendi-a nos lugares corretos,arrumei cabos,mangueiras,etc.
Para minha surpresa o veiculo ficou bom!!!!!!!!!!!!!!!
Dai fui analisar e descobri que a instalação solta perto dos cabos de velas recebia indução dos cabos deixando a central doida.
CASO 2- polo 1.6 2003(não lembro o sistema)
- o veiculo pegava bem mas na hora da partida e nas acelerações mais fortes o painel do veiculo apagava por inteiro depois voltava que meio louco,com todas as luzes acesa e os ponteiros de rotação e velocidade lá no canto direito,depois voltava ao normal.
Foi resolvido trocando a bobina,e só com a original viu.
CASO 3- corsa sedan sistema multec h(bobina de 4 pinos)
-o veiculo chegou falhando e sem força,troquei cabos e velas,melhorou pouco mas pouco tempo depois ficou pior,nem pegava mais,tinha centelha,bico armava, pressão ok,correias ok,mas nada de pegar depois de muito bater resolvi trocar a bobina e o carro ficou bom.
CASO 4-vectra gls 2,2 1999(não lembro o sistema)
-o veiculo estava quase normal,exceto que a luz de injeção acendia e apagava ao transitar com o carro,você andava devagar ela acendia,se andasse "pé dentro" ai ela não acendia,só acusava sonda lambda,foram trocadas bem umas seis, também troquei bicos,regulador pressão,cabos e velas e adivinha quem era a culpada???????
A BOBINA!
DESCULPA POR TER ESCRITO DEMAIS TA!MAS VE COM CARINHO A QUESTÃO DA FIXAÇÃO DA INSTALAÇÃO NO MOTOR,SE NÃO TROCOU A BOBINA,TROCA ELA,SE TROCOU,TROCA DE NOVO SÓ PARA TESTE,VÊ DE UM CARRO QUE TA BOM SEM DEFEITO.
ACHO QUE O PROBLEMA É POR AI.INDUÇÃO DE ENERGIA.
bom amigo agora depois de mais um teste descarto a possibilidade de sincronismo.
fiz o seguinte teste agora coloquei uma lampada no terminal do bico e o carro ameaça a pegar e a lampada apenas pisca e depois fica apagada.... peguei um sensor de rotaçao e qdo eu encostava na lataria so dava sinal no regulador de marca lenta porem sem sinal de bico e sem centelha... qdo reconectei o sensor que esta no carro ele funcionou normalmente por torno de 20 minutos e qdo desliguei o carro nao retornou mais.... ai so ameça na primeira virada e depois nao mais....
dar uma lipada com car 80 en todos or bornes do carro e ver tbm o sicinismo
Peguei Um com sitomas muito parecidos e Era Relê da Injeção, com solta trincada. Aquele duplo .
ja troquei o rele e continua.... mandei olhar sobre o sincronismo e ta tudo certo uma coisa q nao consigo entender é : como que se eu aterrar uma chave para dar centelha na lata ele funciona e se colocar na vela no cilindro nao??? a vela esta aterrada do mesmo geito como se fosse fora basta colocar no cilindro e o carro para de funcionar....
Morbene escreveu:
ja troquei o rele e continua.... mandei olhar sobre o sincronismo e ta tudo certo uma coisa q nao consigo entender é : como que se eu aterrar uma chave para dar centelha na lata ele funciona e se colocar na vela no cilindro nao??? a vela esta aterrada do mesmo geito como se fosse fora basta colocar no cilindro e o carro para de funcionar....
Fera ja tiro este modulo para teste? estranho que o problema parece estar ligado a aterramento, me passe seu email, vou t mandar o esquema eletrico dele, e se não me engano tenho valores de teste para sensores e atuadores.
como esta a partida deste veiculo? motor aranque leve, bateria boa
pois sem o 1 cil o aranque e mais rapido , ja aconteceu isso comigo em gol MI.
mas to apostando no sistema de igniçao.
meu amigo me tira uma duvida esse carro tem destribuidor ou ja e bobina direta
93 é distribuidor...
Ta sofrendo ainda morbene, fez os testes que te passei?
RGALVAO escreveu:
Morbene escreveu:
ja troquei o rele e continua.... mandei olhar sobre o sincronismo e ta tudo certo uma coisa q nao consigo entender é : como que se eu aterrar uma chave para dar centelha na lata ele funciona e se colocar na vela no cilindro nao??? a vela esta aterrada do mesmo geito como se fosse fora basta colocar no cilindro e o carro para de funcionar....
Fera ja tiro este modulo para teste? estranho que o problema parece estar ligado a aterramento, me passe seu email, vou t mandar o esquema eletrico dele, e se não me engano tenho valores de teste para sensores e atuadores.
bha sera de estrema ajuda!!!!
Fabiano Reginatto escreveu:
como esta a partida deste veiculo? motor aranque leve, bateria boa
pois sem o 1 cil o aranque e mais rapido , ja aconteceu isso comigo em gol MI.
mas to apostando no sistema de igniçao.
bateria de 70ah moura zero arranque vira muuito bem....
webmecanico escreveu:
93 é distribuidor...
Ta sofrendo ainda morbene, fez os testes que te passei?
imprimi o que vc me passou e levei ate meu amigo conforme ja citei antes q ele é eletricista da bronzauto aki e tudo perfeito e fomos conversando e conversando e fizemos um esquema do funcionamento e o campo que esta se formando com a centelha da bobina automaticamente esta informando a central sobre o funcionamento ou seja se tirar o campo o modulo intende que ha algo errado.... vou esperar o esquema do colega aki do forum e vou fazer os teste caso nao tenha sucesso vou trocar a central um amigo meu tem um omega mesmo ano etc e vou testar pq é a ultima coisa q eu nao troquei ainda....
meu amigo voçe ja pos uma outra bobina ai, voçe diz que testou mas teste com multimetro nao è conclusivo em se tratando de bobinas(só se ela estiver baleada mesmo) se nao pos poe uma ai e depois nòs ti explicamos porque que ele pegava.
sonene escreveu:
meu amigo voçe ja pos uma outra bobina ai, voçe diz que testou mas teste com multimetro nao è conclusivo em se tratando de bobinas(só se ela estiver baleada mesmo) se nao pos poe uma ai e depois nòs ti explicamos porque que ele pegava.
como disse amigo ja efetuei teste na bobina mas nao foi com multimetro e sim com outra bobina tenho um amigo que trabalha com auto peça e ele esta me emprestando para teste as peças algumas eu ja troquei entre elas rotor tampa do distribuidor cabos de vela velas rele de bomba rele da injeçao etc. etc assim que eu conseguir resolver o problema vou postar aki a lista de peças que troquei e a soluçao do problema... isso se eu conseguir resolver....
meu amigo faça um teste simples porem efiçiente afaste + - 1cm o fio da vela
na vela do primeiro cilindro e de partida.
sonene escreveu:
meu amigo faça um teste simples porem efiçiente afaste + - 1cm o fio da vela
na vela do primeiro cilindro e de partida.
nada apenas vira e vira e nao pega agora se eu fizer o mesmo na lataria sem passar pela vela o carro pega!!!!
amigo tive un problema parecido en uma ford courier pegava a penas tirando o cabo de vela n1 era os fios quebrados que vao na bobina fiquei 3 dias trabalhando nela tro quei a fiacao e ta resolvido
ou um aterramento novo ai, lataria + motor+ bateria
sonene escreveu:
ou um aterramento novo ai, lataria + motor+ bateria
tudo revisado e refeito
Bom galera seguinte fui no ferro velho de um grande amigo e estavamos conversando sobre o assunto...
e ele disse olha ja que vc ja mexeu em todas as possibilidades ja fez scaneamento e nada tenta trocar a central!!!!
e como ele tem alguns omegas la peguei uma emprestada do mesmo modelo e numeração coloquei no meu e o carro nao pegou recoloquei a minha e o carro pegou falhando coloquei a dele novamente e o carro pegou perfeito andei andei e tudo ok agora coloquei a minha central e o carro esta normal denovo.... nao tenho certeza de ter solucionado o problema pq o carro apagou umas 4 vezes e depois disso ficou normal hj a tarde vou andar com ele para ter certeza absoluta ai posto aki a soluçao definitiva e a lista de peças que troquei e revisei....
uma duvida sera que minha central desativa alguma coisa e qdo eu coloco outra central ela ativa?
bom galera segue entao a lista de peças trocadas praticamente em vão:
Rotor
tampa do distribuidor
bobina
sensor rotaçao
cabo de vela
vela
rele de injecçao
rele bomba de gasolina
sensor da borboleta
sensor de temperatura
bom nos finalmentes apenas coloquei uma central no lugar da original dele e funcionou desliguei o carro recoloquei a original e o carro ficou funcionando denovo....
alguem teria alguma explicaçao logica para isso?
Mau contato no conector do modulo?Chicote do sensor de rotaçao quebrando ou em curto?Pelo jeito so falta o chicote eo motor...
miros escreveu:
Mau contato no conector do modulo?Chicote do sensor de rotaçao quebrando ou em curto?Pelo jeito so falta o chicote eo motor...
cara foi tudo revisado....
edilsonedilson escreveu:
Morbene, desliga o map desse carro e ve se ele pega com os cabos de velas ligados,Este carro só pode estar com problema de cabeçote.
voce poderia me dizer aonde fica esse sensor? outra coisa alguem sabe me dizer o que pode ser que quando acelero ele da primeiro uma embrulhada e depois levanta o giro?
olá amigo tive um problema semelhante e o defeito estava no alarme.
vale apenas verificar todo o sistema.
boa sorte!
beto**2009 escreveu:
olá amigo tive um problema semelhante e o defeito estava no alarme.
vale apenas verificar todo o sistema.
boa sorte
O alarme foi desativado para teste agora so estou com esse problema mesmo de embrulhar qdo acelero!!!
ELE PRIMEIRO DA UMA EMBRULHADA E DEPOIS SOBE O GIRO NORMAL!!!!
A BOMBA DE GASOLINA JA FOI TROCADA JUNTO COM O FILTRO MEDIMOS A PRESSÃO E ESTA OK OS BICOS TAMBEM FORAO LIMPOS E TESTADOS!!!
ESTOU DESCONFIANDO DOS CABOS DE VELA!!!! MARCA NGK
ja tive um problema semelhante a esse ,depois de ezaminar o carro inteiro não achei nada, e tava tudo serto, o carro as vesse não pegava. olha o relê duplo se não tem solda fria ,resolda a placa toda que é batata .pelo menos foi o meu problema.
este motor pode estar trabalhando atrasado. verifica ponto ou sensor de tetonação.
abraço e boa sorte!
beto**2009 escreveu:
este motor pode estar trabalhando atrasado. verifica ponto ou sensor de tetonação.
abraço e boa sorte
ponto ok!!! esse motor nao possui sensor de detonaçao!!!!