Pessoal, estou com um problemão...tudo começou quando acabou o gás e comutei pra gasolina com o carro em movimento, mesmo assim o motor não pegou mais...
Eliminei o gás (cortei) e no teste da bomba de gasolina, acabei trocando o filtro...não tenho manômetro, mas tem pressão e volume na flauta da injeção...verifiquei velas e centelhamento OK. Estou suspeitando de falta pulso nos bicos e um fato que acho estranho é que com a chave apenas ligada, vejo 12V em ambos os fios de cada bico injetor (não deveria ter 12V e um e no outro nada ou terra quando viro o motor?). Como posso testar os pulsos? Só tenho um multímetro, o carro é um corsa Wagon 1.6 4V, 4 bicos, módulo CBHU (Delco)?
Bração,
Bange
PS: Se alguém tver o diagrama do módulo, com as nomenclaturas dos pinos/sinais já ajuda bastante.
Respostas:
Vou tentar te ajudar, já tive um problema assim em um vectra, depois de passar ele de gnv para gasolina não pegou mais. Testamos corrente nos bicos, sensor de rotação bomba, ponto da correia dentada, etc.... Acabamos por descobrir que no momento de comutar de gnv/gasolina o emulador de bicos (que serve para o carro funcionar com gás) havia entrado em curto circuito e como os chicotes são interligados os bicos não pulsavam. No teste de continuidade da ECU para os bicos não havia rompimento, porém nesse teste pude observar que o pulso que a central mandava chegava ao emulador e o mesmo não enviava pulso após entrar em curto circuito. Espero que tenha lhe ajudado.
Paulinhorw, antecipadamente fico agradecido pela ajuda...
Eu conversei com um téc. da Tury (componentes para GNV), e ele me questionou sobre essa unidade, mas a conclusão que ele chegou é de que não há um emulador de bico e sim um relé auxiliar (de fato há), fazendo tal papel.
Sou o 3° dono e o gás é multimarcas, pois tem: chave comutadora T-11, corretor de avanço da Greppi, variador de avanço T-30, Redutor de pressão da Tomasseti e o tal relé auxiliar...
Vi no esquema de instalação, que o variador de avanço intercepta o sensor da roda fônica, devendo ter um relé lá dentro (ainda não abri), mas pelo que ele me disse, se eu desconectar a chave comutadora, o gás fica completamente fora... e mesmo assim não pega na gasolina. É pouco provável que seja tal relé, pois imagino que a corrente chaveada por tal relé seja mínima, não devendo danificar os contatos do possível relé, mas...
Quanto ao relé auxilar, ele tem apenas 1 contato de transferência e em repouso (gás desligado), ele curtocircuita os dois fios, que imagino irem para a ECU, mas como não tenho o esquema em blocos/pinagem da ECU, vou apanhar muuuito para descobrir...poderia ser até o caso deste relé auxiliar comandar a possível unidade emuladora, mas se ela existir está muito bem escondida...rsrsr
Hoje vou ver a tal unidade variadora de avanço ( http://tury.com.br/downloads/manuais/t30.pdf ), mas se não houver problemas, volto a necessidade de teste dos sinais para os bicos, que não sei como fazer...será que se eu colocar uma lâmpada 12V-20W, ela acenderia com os pulsos, ou seja, seria visível? Uma coisa que ele me falou também são os aterramentos... que vou tentar identificar e inspecionar a qualidade...
sujiro que voce liga o sistema do gaz direto pede alquem pra dar a partida e liga 12 volt no celenoide que abri o gaz outra opçao poen um pouco caso duvida da bomba joque um pouco combustivel no corpo borboleta si duvidar que seja o comutador liga direto na bobina 12voltis si achar que seja o snsor de rotação de uma batidinha nele mais eu acho que o defeito esta no alarme mais não tem alarme tem certeza
motoradio, brigado também pela ajuda, mas já fiz este teste de ligar o gás direto e neca...optei por trabalhar meu raciocínio só com a gasolina, pois pouco entendo de gás e sendo o meu sistema multimarcas, fico sem muito jogo de suporte... quem me deu maiores informações foi uma pessoa da Tury.
Hoje eu conferi o variador de avanço e com o gás desligado ele realmente repõe, inteiro,os fios do sensor da roda fônica... o sensor também me parece normal, pois no teste com homimetro, ele variou a resistência quando tentei virar na chave...aterramento até onde pude verificar, não há erros...
Devido ao motor dar uns peidos, abri a capa da coreria dentada e me pareceu estar frouxa... fui conferir o alinhamento de ponto e com o comando sincronizado, o eixo do virabrequim estava uns 5° fora (estimadamente), recoloquei no alinhamento, mas agora me parece algo estranho, pois o tensor não fica na posição (referência quando colocado e solto, com aquela marcação de posição/tensinamento correto), passando muito e quase batendo no seu limitador...e a correia ainda me parece frouxa...
A correia (segundo a tabela de correlação da Goodyear X Contitech), está correta (CT874). .. está me parecendo que ela alongou um pouco e daí fica frouxa e pode até ter pulado um ou mais dentes, tirando o motor do ponto e dando esse merdele todo.
Amanhã vem um amigo que já trabalhou em auto mecânica e poderá dar uma luz ao problema, mas pretendo levar a correia numa autopeças e conferir certinho... tô apostando minhas últimas fichas nesse problema... inclusive porque para conferir o PMS, retirei a primeira vela e estava muito babada de gasolina, e estou crendo que os bicos estão funcionando, caso contrário não era pra ter gasolina nenhuma...ou seja, o motor estava afogado e fora de ponto, creio que deva ser suficiente pra não pegar...ô vida....rsrsrs
Ele tinha alarme, mas eu retirei a caixa faz tempo, pois estava alarmando (buzina e piscas), até de madrugada, sem nenhuma razão...
Verifca a engrenagem do virabreque. Agora a pouco peguei um, depois de fazer varias tentativas resolvi verifcar a mesma. Ai a trava da engrenagem estava quebrada.
Olá jeronimo50, brigado pelo retorno...
Eu já avaliei essa parte ontem e tava tudo integro, sem mostras de ter sido mal instalada e pulado ou quebrado...
A chuva aqui no Rio tá me atrapalhando, mas vou agora numa loja pra conferir a correia com uma nova... só pode ser ela agora...
Eu esqueci de mencionar ontem, mas o relé auxiliar que eu pensava ser o emulador de bico, na realidade é um relé que garante 12V para o funcionamento do variador de avanço, ou seja, realmente não tem emulador, pois segundo pude apurar tal unidade deveria interceptar a fiação dos bicos e cortar o sinal para eles e também simular uma carga semelhante para que a central (se for o caso), não conclua ser uma falha...os bicos parece que continuam funcionando, mesmo com a entrada do gás (vou conferir isso quando o motor voltar a funcionar...
Outra coisa que descobri é que no redutor de pressão não existe tubulação da água quente...
Pela internet estou obtendo muitas informações e se estiverem corretas meu gás está instalado com vários erros de instalação que podem afetar a performance, mas já o comprei assim e me acostumei ao consumo/desempenho, mas ainda não descobri duas coisas:
1 - como testar, mesmo que rusticamente, os pulsos para os bicos.
2 - o esquemático em blocos/pinagem do ECU - CBHU (Delco).
Se o problema agora realmente for apenas a correia, tudo bem... mas gostaria de conhecer/ter as informações acima, pois um dia elas poderão ser necessárias para outras análises.
olá amigo com um multimetro na escala de resistencia , voce pode medir os bicos injetores
corsa 1.0 e 1.4 deve estar 1,40 a 2.20ohms
olá amigo para testar se esta chegando pulso nos bicos use uma caneta de polaridade ou um lampada de baixa pôtencia tipo aquelas de paineis a lampada deve piscar rapidamente.
bumblebee, brigado pelo retorno...
Bom, dando andamento...a correia nova ficou bem mais esticada que a velha, mas o tensor ultrapassou um pouco aquela marcação em "V" que segundo alguns vídeos da internet mostram, deveria ser o ideal...a correia antiga e a nova são da mesma marca Contithec CT 874...eu queria da Goodyear 111HTD170HNBR, pois confio mais nesta marca.
Numa das lojas tinha uma da ACDELCO, equivalente a Goodyear 416HTD06, mas esta não é a recomendada para carros da GM a partir de 96, pois segundo nota da Goodyear a GM orienta a utilização de material mais resistente, principalmente na temperatura... a 416HTD06 é para até 100° (carros até 95), e a 111HTD170HNBR, é para até 150° (carros de 96 a 2000).
Correia trocada, motor sincronizadinho, trisquei e... neca...pobre de mim...
Caí dentro da análise dos pulsos da ECU para os bicos e até o momento descobri que:
1 - respondendo a sugestão do bumblebee, todos os bicos estão com 2,5 ohm e bem isolados da carcaça.
2 - retirando todos os conectores, aparece 12V em um dos fios e nada no outro (mesma leitura em todos), imagino que esta situação seja a correta, mas...
3 - recolocando o 4° e ou o 3°, aparece uma tensão menor que 12V, no 1° e ou no 2° conector, nos fios onde nada aparecia antes...!!!
4 - O tal relé auxiliar, tem 2 fios (do contato fechado em repouso), que vão em direção a ECU (entram no chicote "gordo", próximo à bateria, mas ainda não confirmei, pois anoiteceu...)
5 - respondendo ao bumblebee, com todos os conectores fora, pude verificar a tensão de 12V, oscilando para 9 ou 8, em todos os bicos, mas quando reconecto zoneia tudo e não aciona as solenoides.
O amigo que viria hoje, devido a chuva, não veio...
Conclusão parcial: está me cheirando mesmo a problema na ECU...amanhã vou abrir aquela "caixa preta" e se não for algo visível como um resistor torrado ou trilha aberta, tô fú...
SOCORRO! alguém pode me conseguir o esquemático desta ECU?
bange carro com gás pra mim e uma boa pra ajudar a trabalhar como faço coloco 4 velas nem tiro a do carro passo os cabos na ordem pra as velas de teste pra ficar manero amarro um arame com espaço pegueno entre uma e outra com a ponta do arame coloco pra terra como si as velas tivessi no lugar dou partida observo a ordem das centelhas si tão respeitando a ordem do sensor de rotação si a centelha esta certa ai já era ligo o gas direto tem que pegar ai o carro funcionando no gas direto analiso o resto i si não pegar parto pro ponto e si não parto compressão i si for compressão dou 24 volt so no arrangue tem que pegar acredita ja pequei um carro com as 4 velas queimadas pois carro a gas não pressisa dos sensores pra funcionar exe-so o sensor de rotaçao que faz o papel do finado carburador centelha e gas bum tem que queimar pois e gas e fogo trabalhem com a tampa do corpo de borboleta no lugar pra securança abraços
foi mal ai bange carburador não o finado ai e outro distribuidor:( :( :)
motoradio, concordo com vc. mas tem dois problemas:
1 - esse carro nunca pegou só no gás (mas tem o esquema que vc. citou de colocar 12V na bobina de abertura), já tentei rapidamente lá no início, mas como não funcionou, abandonei... pode não ter funcionado devido aos cilindros estarem cheios de gasolina pelas tentativas...vou ver isso amanhã.
2 - Veja o levantamento que fiz... não entendo como operar cada bico para funcionar isoladamente na gasolina. Não cheguei a ver se cada fio preto entra separadamente na UCE, pois só assim é que funcionaria.
Na realidade eu quase nunca uso a gasolina e lembrando bem, o motor ficava meio quadrado... bem provável pela injeção de dois bicos simuiltâneamente... o que acha?
... o esquemático dessa UCE resolveria tudo..cadê aquela alma caridosa aí pessoal???
Pessoal,
Acabo de conseguir um manual dito... " Esta apostila foi desenvolvida com a finalidade de mostrar descritivamente o sistema de Injeção Eletrônica Multec 700, aplicado aos veículos Omega 2.2, pick-up S10/ Blazer e Corsa 1.0/ 1.6 MPFI. Daremos maior ênfase no motor Corsa 1.6 MPFI."
Bom, o esquemático me surpreendeu, pois comprovou os bicos em paralelo que eu havia levantado ontem...
Só a título de curiosidade alguém aí poderia me explicar como esse motor funciona injetando gasolina simultaneamente nos cilindros 1 e 4 e depois no 2 e 3... sendo a ordem de explosão 1-3-4-2 ???
he he he... o burro aqui ainda está no tempo do distribuidor...nem lembrei que a ignição agora vem do comando da roda fônica...
Quando analisei o centelhamento das 4 velas, assumi que a parte mecânica estava em ordem (fora o ponto), mas quando meu amigo chegou e lhe expliquei tudo que já havia feito, ele me perguntou: já abriu a tampa do comando (tucho)?
Ué, pra quê?
Pra verificar se o eixo não está quebrado...
Fui retirando os parafusos e antes do último lembrei da minha burrice... e não é que realmente o eixo tava quebrado entre o 1° e o 2° cilindro!!! Não ia pegar nem com Nitro...rsrsrs
Bom, agora é comprar outro, montar e rezar para que não tenha empenado nenhuma válvula...
Amanhã a saga continua... mas já deixo aqui o manual que consegui...
C:\fakepath\injecao eletronica gm mpfi.zip
Agora a pergunta que não quer calar é: como funcionam os bicos em paralelo?
Outras..
1 - Por que a leitura ohmica que fiz nos bicos deu 2,5 e o manual fala em 15?
2 - Como e porque o eixo quebrou? Será devido aqueles 5° de defasagem do ponto?
Cadê os universitários????
Bom, eixo, retentor, "O" ring, veda juntas de silicone "Red", comprados, limpeza das superfícies de contato com o veda juntas, caprichada...mas tem mais duas perguntas novas...
A gaiola ou castelo, nos pontos de contato/giro do eixo, apresenta ranhuras bem perceptíveis no centro e na extremidade do lado da correia dentada, principalmente na parte de cima, onde existe até um rebaixo com perda de material de aprox. 0,3mm
Precisaria ser trocada?
Comenta-se muito na internet, de que o motivo da quebra do eixo é devido a empeno do cabeçote... alguns culpam o gás, mas como acontece também em carros sem gás, acho que o empeno por super aquecimento é mais provável... e o meu carro tinha isso (muito constante em torno dos 100°), antes de eu colocar o kit verão (agora não passa de 95°).
Considerando um provável empeno do cabeçote...
Como avaliar um empeno de forma precisa?
Vamos lá gente, ajudaêeee
Bom, continuando a saga...
Mesmo sem um resposta quanto aos danos nos mancais da gaiola, resolvi comprar outra e... mais problemas...
A peça é original GM (veio lacrada e na caixa da GM), mas estampada na peça com a logo da FBA (Fundição Brasileira de Alumínio), já não gostei, mas... ela veio também sem as roscas para os parafusos da capa da correia dentada e do outro lado para o fechamento e suporte da bobina... não gostei mais ainda...como se não bastasse, a furação para as guias de posição estão menores em 0,16mm, dificultando a colocação...tem mais...a parede/área de contato com o cabeçote, do lado da bobina, exatamente onde entra a guia, passou de 3,13mm (peça original), para 2,39mm na peça nova... o veda-juntas tem que ser muito bão....
Quanto as roscas que não vieram, tem mais um probleminha... a furação que já veio está com 5,66mm, inadequado para o parafuso original de 6mm (que é de 5,00).
Coloquei o problema pra GM, que me pediu mais dados... vamos ver a resposta oficial...se é que vai vir...
Mais uma pergunta:
Como é que a galera das oficinas mecânicas resolvem estes problemas???
continuando....
Como esperado a resposta da GM, foi de que a peça é original, mas devido ao meu carro ser /97, já não fabrica as peças originais de acordo com o nr. do chassis e sugeriu perguntar na concessionária...
A concessionária informou que a peça é para o Corsa novo, mas serve também no meu.
Quanto as roscas, optei por trocar os parafusos de 6mm para 7mm, daí refurei com broca 6mm, pois o furo que veio é incompatível para os parafusos originais... deu trabalho, mas ficou perfeito, assim como os encaixes das guias que desbastei vagarosamente com uma mini retífica Dremel.
Agora é montar e ver no que dá quanto as válvulas...
Já descobri o torque do parafuso da polia do virabrequim, mas ainda falta o da polia do comando...
Ajudaê...
Pessoal,
Hoje finalizei a montagem da gaiola/comando!
Pena não ter conseguido o manual de serviços do meu carro/motor e utilizei alguns dados de motores mais atuais e espero não estar errando muito...coisas como folga axial, torque da polia do comando, montar os tuchos cheios ou vazios...
Montei os tuchos vazios e fiquei arrepiado com o barulho inicial, mas uns 5min depois serenou tudo...
Descobri um vazamento no interruptor da bomba de óleo e um barulinho no rolamento do alternador, mas isso é trivial...
O bom é que o carro já está andando, adquiri conhecimentos de funcionamento da instalação do gás, alguma coisa da parte elétrica, mas ainda ficaram dúvidas...
Por que o eixo quebrou?
Como funcionam os bicos na ligação em paralelo, mostrada no esquema?
Estou colocando as mesmas questões em outros fóruns, alguém deve dar um retorno...
Agradeço novamente aos que deram algum retorno, ainda na parte elétrica.
Um grande abraço,
Bange
Reitech,
A ação dos bicos, assim como das velas, pra mim deviam ocorrer em sequência (1-3-4-2)... como nesta animação
http://www.youtube.com/watch?v=xdbZ2nZEasU&hd=1
Mas observando esta outra, parece que o momento da injeção pode sim ocorrer em paralelo...
http://tonyramos.com.br/imagens2010/e1acb74d0ae81a246709848985b586ff.gif
Pois há tempo suficiente com ambas as válvulas de admissão fechadas ao mesmo tempo... acho que depende da técnica escolhida por cada montadora...tá mais claro pra mim agora...
Pessoal,
Essa literatura aqui sanou todas as dúvidas sobre o momento de injetar... muito boa..
http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf