Estou com um VW Fox 2021 1.6 8v câmbio manual com injeção IAW 9GV em minha oficina que está apresentando um defeito muito interessante. O motor do carro começa a chacoalhar na faixa dos 1600 RPM, é possível inclusive ouvir pequenos "pipocos" no escapamento típicos de falha de ignição nessa faixa de rotação. A "falha" é bem sutil, quase imperceptível, mas o dono do carro tem os sentidos apurados e percebeu que algo não estava normal. Andando com o carro, a sensação é de que você está andando sobre uma estrada de asfalto com algumas imperfeições, e somente na faixa dos 1600 RPM, que na configuração desse carro vem a ser justamente a faixa de "velocidade cruzeiro", ou seja, a mais utilizada em viagem. Já fiz diversos testes, porém sem sucesso, vou listar eles:
- Troca de velas, cabos de vela e bobina;
- Teste dos bicos injetores;
- Desligamento do sensor de rotação para que a injeção funcione somente com o sinal do sensor de fase, e também o inverso;
- Desligamento das sondas lambda;
- Troca do corpo de borboleta;
- Teste de vazão e compressão dos cilindros;
- Teste com transdutor de vácuo na admissão que apontou uma pequena anomalia em um dos cilindros, portanto resolvi remover o cabeçote e mandar para a retífica avaliar, porém estava tudo ok;
- Retirada da polia de acessórios a fim de funcionar o motor sem nenhum acessório inclusive a polia;
- Retirada do conjunto de embreagem a fim de funcionar o motor sem ele;
Os últimos dois testes da lista foram feitos porque a sensação é de que algo está desbalanceado. A injeção não apresenta nenhum DTC. Enfim, foram tantos testes que nem me lembro de todos. A única coisa que me chamou atenção foi quando conectei o osciloscópio em um dos bicos injetores para monitorar o comportamento do tempo de injeção no momento da falha. O tempo de injeção varia muito e muito bruscamente nessa faixa de rotação do motor, em outras faixas ele varia menos e mais suavemente, conforme normalmente se vê a injeção corrigindo o tempo de injeção. O cliente tem uma VW Saveiro do mesmo ano com a mesma motorização e sistema de injeção, ele disponibilizou ela para troca de peças entre os carros e testes.
O veículo em questão é abastecido somente com gasolina de posto "de bandeira", orientei o cliente a esvaziar bem o tanque e completar com etanol para ver se muda alguma coisa.
Será que algum nobre amigo reparador do fórum já teve alguma experiência parecida?
Respostas:
Será que este carro tem histórico de que mexeram em outras coisas como cabeçote ?
peguei um gol uma vez desse tipo dava umas tremidas na lenta e depois de 3 mil rpm uma pequenas cortadas tipo bobina e cabo ruim com o tempo descobri que os cabecotes ao serem muito mandrilhados os alojamentos do comando e serem plainados a face diminui se a taxa de compressao e no alojamento tem uma tendência das valvulas trabalharem um pouco mais presas tenho percebido isso em cabecotes perto da altura minima e outra so utilize comando original qualquer outro é dor de cabeça observacao nao tenho respaldo tecnico para explicar esse tipo de problema só experiência com mais de 500 cabecotes ea 111 que ja montei de frotas quando muitos chegavam proximo da altura minima e nessa situação de falhas colocavamos um novo e resolviam 90% das falhas de ignicao e outros defeitos
ja peguei vários casos que davam fahas de ignicao com todo sistema conferido e novo e mesmo assim dava dtc de falhas de ignição aleatórias ou em cilindros multiplos e por ai vai trocava se o cabecote por um novo e resolvia o problema principalmente nas injeções de 2010 pra frente iaw 9gv obdr
me1.75.30 obdr e me 1.75.24 sao as piores
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dá certo abraços boa sorte e fica com Deus
Boa tarde.
Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.
O cliente comprou o carro 0km e até então não tinha feito nenhum serviço no carro a não ser as revisões na concessionária.
Apesar dos testes preliminares não terem apontado nada, decidi remover o cabeçote para avaliação. A retífica de confiança prestou o serviço de avaliação do mesmo porém não detectou nenhum problema. Portanto foi feito somente limpeza e assentamento das válvulas e o cabeçote foi remontado, obviamente com junta e parafusos novos.
Sobre o corpo de borboleta que o Prof. Scopino pontuou: como disse, o carro é "lacrado", mas mesmo assim conferi a aplicação dele e está correta. Também fiz o teste com outro corpo de borboleta de mesma numeração, fornecido pelo próprio cliente que tem uma Saveiro com mesmo sistema de injeção.
Por enquanto o caso continua sem um desfecho, o cliente esvaziou o tanque de gasolina e completou com etanol, está testando. Assim que tiver alguma atualização eu posto aqui.
Mais uma vez obrigado a todos.
Sim também estou com essa ideia. Na verdade praticamente só resta ser isso. Vou aguardar o feedback do cliente sobre o teste com outro combustível e dependendo da resposta vou partir pra esse caminho. Obrigado.
Boa tarde, amigo pelo que entendi já foi feito tudo resta (software) mais uma vez peguei um defeito desse tipo, e foi conferido tudo, cabeçote, colocou ate um novo, mais quando já estava desistindo resolvi fazer um TVC junto com ignição percebi que o problema não era na parte de cima como estava pensando, e sim era desgaste no vira que numa certa rotação ele vibrava como uma roda empenada. O problema era que o carro era novo e nunca pensei que poderia acontecer. Boa sorte