Boa tarde a todos!
Estou na oficina com um Ford Focus motor 1.6 16v Sigma ano 2010/2010 com câmbio mecânico sistema motronic ME 17.8.5. O problema do veículo é uma falha de ignição que se manifesta de uma forma bem rápida quando o mesmo funciona frio na primeira partida do dia. Funciono o carro do cliente, a marcha lenta fica instável, acelero um pouquinho, ele rateia e chega até a dar para ouvir estouros no coletor, que como estou sozinho no momentos em que funcionei ele frio não deu para perceber se eram no interior do coletor de admissão ou escape. O carro não apresenta dtc, estava com as velas do motor 2.0 16v ford, que são mais curtas, substitui pelas corretas, tomando cuidados com os sedimentos de carvão da rosca, limpei os eletroinjetores que agora estão equalizados, troquei filtro de combustível, monitorei a pressão na linha de combustível na entrada da flauta que durante a partida a frio estava em 4 bar, limpei o corpo de borboleta, bati limpa contato no sensor maf, pois o decibimetro estava sujo com uma camada de poeira, testei compressão de cilindro, aparentemente tudo normal, estando os mesmo com 205/210/207/203 psi. O interessantes é que o problema é bem rápido, dura no máximo um minuto, e durante a falha o carro aceita bem altas rotação, na baixa é que o problema acontece. Vi na internet muitos relatos de proprietário desse modelo de veículo com problema parecido, chego a pensar que possa ser uma deficiência de projeto ou de programação. Aguardo a ajuda de vocês, agradeço pela atenção, e me coloco a disposição para qualquer informação!
Respostas:
Me esqueci de citar que já cheguei a colocar para efeito de teste bobina de ignição nova e outros cabos de velas, e mesmo assim o problema se manifestou.
Gustavo existe uma ferramenta que é usada para medir vazão do cilindro, quando o motor estiver frio vc coloca ela no orifício da vela e com a pressão de ar comprimido é injetado ar no cilindro, na ferramenta tem dois relógios que vc terá referencia de vazão de ar, deve ser feita com o pistão em pms e com as válvulas fechadas, se a válvula de admissão estiver com deficiência de vedação irá soprar no coletor e vc consegue ouvir um ruído de ar, o teste vale para a válvula de escape e se não tiver vedação se ouvirá pelo escapamento, se os anéis tbm estiver com desgaste tbm da pra notar tirando a tampa de óleo ( vale lembrar que existe uma porcentagem de perca e tolerância).
Isto é apenas um teste, mas fundamental para diagnóstico.
Olá, peguei um problema parecido com este.
O defeito era um bico injetor com a resistencia alterada, pude ver o sinal no Osciloscopio.
Troquei 1 bico e resolveu o defeito, mas cada caso é um caso, deve ser feita uma analize antes de tudo.
>Gustavo existe uma ferramenta que é usada para medir vazão do cilindro, quando o motor estiver frio vc coloca ela no orifício da vela e com a pressão de ar comprimido é injetado ar no cilindro, na ferramenta tem dois relógios que vc terá referencia de vazão de ar, deve ser feita com o pistão em pms e com as válvulas fechadas, se a válvula de admissão estiver com deficiência de vedação irá soprar no coletor e vc consegue ouvir um ruído de ar, o teste vale para a válvula de escape e se não tiver vedação se ouvirá pelo escapamento, se os anéis tbm estiver com desgaste tbm da pra notar tirando a tampa de óleo ( vale lembrar que existe uma porcentagem de perca e tolerância).
Isto é apenas um teste, mas fundamental para diagnóstico.
Boa noite Tiago, muito obrigado pela atenção meu amigo!
Tiago eu conheço esse teste, tenho o equipamento de teste de vazão de cilindro, mas o problema é que não possuo o adaptador zetec para testar esse motor sigma. Acredito que não seja o problema aqui relacionado a estanqueidade dos cilindros do motor, pois o mesmo apresenta o problema apenas frio, e a pressão do coletor não toma patamares altos
>Olá, peguei um problema parecido com este.
O defeito era um bico injetor com a resistencia alterada, pude ver o sinal no Osciloscopio.
Troquei 1 bico e resolveu o defeito, mas cada caso é um caso, deve ser feita uma analize antes de tudo.
Boa noite João, obrigado pela ajuda !
É interessante sua linha de raciocínio, defeitos intermitentes em eletroinjetores são difíceis de serem diagnosticados. Eu tenho o osciloscópio dso 3064, uso pouco ele, não tenho muito domínio, mas nesse caso pode ser muito interessantes eu medir a corrente com o clamper e o sinal de acionamento do eletroinjetor, um por um. Eu até usei osciloscópio testando a corrente da bobina e o secundário da ignição nesse carro, onde o tempo da permanência da centelha da ignição está bom, em aproximadamente 1,8 ms.
>Olá, peguei um problema parecido com este.
O defeito era um bico injetor com a resistencia alterada, pude ver o sinal no Osciloscopio.
Troquei 1 bico e resolveu o defeito, mas cada caso é um caso, deve ser feita uma analize antes de tudo.
Boa noite João, obrigado pela ajuda !
É interessante sua linha de raciocínio, defeitos intermitentes em eletroinjetores são difíceis de serem diagnosticados. Eu tenho o osciloscópio dso 3064, uso pouco ele, não tenho muito domínio, mas nesse caso pode ser muito interessantes eu medir a corrente com o clamper e o sinal de acionamento do eletroinjetor, um por um. Eu até usei osciloscópio testando a corrente da bobina e o secundário da ignição nesse carro, onde o tempo da permanência da centelha da ignição está bom, em aproximadamente 1,8 ms.Ola amigo, você diz medir um por um com o clamper ?
Facilite o trabalho, pegue simplismente o fio positivo que alimenta a rede dos bicos e terá a corrente de todos os bicos em tempo real, esta é a minha maneira.
>Olá, peguei um problema parecido com este.
O defeito era um bico injetor com a resistencia alterada, pude ver o sinal no Osciloscopio.
Troquei 1 bico e resolveu o defeito, mas cada caso é um caso, deve ser feita uma analize antes de tudo.
Boa noite João, obrigado pela ajuda !
É interessante sua linha de raciocínio, defeitos intermitentes em eletroinjetores são difíceis de serem diagnosticados. Eu tenho o osciloscópio dso 3064, uso pouco ele, não tenho muito domínio, mas nesse caso pode ser muito interessantes eu medir a corrente com o clamper e o sinal de acionamento do eletroinjetor, um por um. Eu até usei osciloscópio testando a corrente da bobina e o secundário da ignição nesse carro, onde o tempo da permanência da centelha da ignição está bom, em aproximadamente 1,8 ms.Ola amigo, você diz medir um por um com o clamper ?
Facilite o trabalho, pegue simplismente o fio positivo que alimenta a rede dos bicos e terá a corrente de todos os bicos em tempo real, esta é a minha maneira.
Bom dia João, obrigado novamente pela atenção!
Eu entreguei o carro ao cliente pouco tempo após a postagem, ele deve trazer ele hoje para avaliarmos novamente o problema como ficou combinado entre nós. Nesse caso aqui, para testar os bicos com osciloscópio só mesmo fazendo isso, pois os conectores não não acesso para plugar as agulhas nele, é tão chato que se precisa abir o chicote e procurar a alimentação positiva geral dos bicos para posicionar o clamper e sincronizar o triger com o sinal de ignição do primeiro cilindro, se esse carro for sistema de injeção sequencial kkkkk. Vou esperar o cliente retornar e lhe passo o resultado ou posto as imagens.
>ola
uma pergunta bem besta! rsss
temperatura lida no Scanner esta ok
ja peguei uma eco assim e era o modulo com problema ela começava a temperatura
com 40 graus! mas o disparo de ventoinha era ok
vai saber rsss
Bom dia Sergio, obrigado pela ajuda!
Já chequei isso, com ele frio na primeira partida da manhã, a temperatura do ect mostrada pelo scanner era de 21°c. O interessante é que com o motor mais frio ele já não costuma não falhar e na maioria das vezes nem falhar, ele funciona estando mais frio com a marcha lenta a 1600rpm e com o funcionamento bem mais estável. Agora funcionando ele a 32°c por exemplo, aí ele já funciona mais irregular, você acelera um pouquinho ele rateia e dar uns pipocos no coletor
Meu amigo, essa MOTORIZAÇÃO se não me engano, tem os SOLENÓIDES DE CONTROLE DE AR PARA ADMISSAO, onde que o coletor tem no seu interior borboletas para controlar o fluxo de ar para o seu interior de acordo com a rotacao do mesmo, já conferiu ????
Prezado Gustavo. No primeiro post o amigo comentou que existem na internet comentários de várias pessoas sobre esse comportamento desses motores e também comentou que poderia ser erro de projeto, etc. Se o motor assim que esquenta um pouco fica normal e o amigo já testou "n" componentes e não achou nada, eu começo a crer em problema de projeto ou mapeamento da central mesmo. Não sei qual a Kilometragem dele, mas pergunto: ele tinha esse comportamento quando era novo? O combustível que está no tanque não estaria adulterado? Abraço e boa sorte. Coloque o andamento do serviço.
Prezados. Se depois que funciona e esquenta fica normal, aí fica dificil, né? colocar a culpa em quem? Abraço.
também pode ser o próprio combustível de ma qualidade! aqui na minha região da muito sintoma de pequenas falhas que acorrem por combustível ruim!
Prezado Gustavo. Sugiro que, uma vez que nada de anormal foi encontrado, o carro seja entregue ao dono para uso para ver se o defeito piora ou fica a mesma coisa. Abraço.
Prezado Gustavo Henrique!
Alguma novidade sobre o caso ? Por gentileza poste a solução neste mesmo tópico, pois será um bom ensinamento para os demais.
Abraço
Já peguei veiculo com óleo errado, e tinha sintomas parecidos, já fez todos estes testes, não custa verificar se esta usando o correto.