Eu postei esse sincronismo no tópico do fox motor fraco, porem ninguém falou nada sobre a imagem, alguém sabe dizer se este comando de válvulas, só pelo primeiro sinal dele capturado pelo sensor de fase, está aplicado correto para este carro: fox 1.0 8v 2008/2009 IAW4GV.fr
IMG-20160517-WA0000.jpeg
Eu comparei apenas este início do sinal do sensor de fase com outras imagens postadas aqui e pelo que constatei, o comando desse fox na foto tem um sinal mais curto que os demais, o que me parece que não esta com o comando correto dele.
Alguém conseguiria confirmar isso ?
Obs, o sinal de fase está sobreposto ao sinal de rotação.
Respostas:
De uma olhada neste vídeo que fiz, ele é de um fox 1.6.
compare o seu sinal de comando com o que aparece no vídeo.
O seu sincronismo da para ver que coincide com o dente 14,
mas como não aparece o sinal do comando completo não
dá para opinar se está correto ou não.https://www.youtube.com/watch?v=uwuLs3a55JU
Acabei de ver o vídeo! E é ai que tá o pulo do gato!
Se reparar a duração do primeiro sinal do sensor de fase, ele dura no seu vídeo quase 6 dentes da roda fônica, ja no meu caso na foto acima, esse mesmo sinal do sensor de fase dura aproximadamente 3 dentes, o que me faz pensar que o comando do fox do meu cliente está errado, não é?
Outra coisa, o comando do 1.6 é igual do 1.0? Ao menos os sinais pro sensor de fase são iguais?
Obrigado Edilson, vou tirar a tampa hoje para verificar, o ruim é que também ao sei qual é qual, ou como é o correto, mas vou comparar o part number pelo menos
O i Marcelo, obrigado pela resposta.
A princípio é uma falha eletrônica sim.
Não tem códigos no scanner.
O carro nao falha, apenas esta muito fraco, demora subir giro.
Ele estava dando uns Estouros na admissão de vez em quando mas solucionei com a troca da bomba de combustivel que nao estava com a vazao correta.
Agora de vez em quando escuto Estouros no escape, pequenos estouros, mas o carro nao falha.
Testei a sonda somente com o carro parado, e estava com a leitura boa variando em de 100 a 900mv.
O histórico desse carro é o seguinte, o problema era que o carro apagava do nada e não pegava novamente, tinha vezes que vc ia dar partida e também não pegava, as vezes pegava numa 4° tentativa, as vezes demorava horas, acontecia com o carro quente ou frio.
Eu testei de tudo no carro, no scanner aparecia apenas em falhas passadas cilindro 1 cilindro 2 e sensor de fase, tudo em falhas passadas, a luz da injeção ficava acesa e de acordo com o cliente que levou em vários mecânicos e ninguém consegui apagar, até lhe falaram que o problema era no painel.
Ai então devido a falha de sensor de fase, fui testalo e vi que não tinha sinal, troquei e passou a ter sinal, porém a falha continuava e a luz da injeção permanecia acessa e agora dava no scanner falha cilindro 1 e 2.
Ai chequei o sincronismo no osciloscopio e vi que tava fora quase dois dentes.
Então tirei a caixa e fui verificar o pó to da roda fônica, e estava fora mesmo, ajustes de acordo e montei tudo.
A luz da injeção apagou, os erros no scanner permaneciam e a falha do carro apagar tambem permanecia.
Até que resolvi testar a bobina na hora que a falha aparecia e descobri que o problema era ela que não mandava centelha.
Troquei a bobina e o problema do carro ao pegar e morrer foi corrigido.
Agora pega em todas as partidas, e não morre mais, porém o carro está muito fraco,demora pra subir giro, e da uns estouros no escape em giro baixo, estouros pequenos, se subir o giro nao estoura, mas carro contjnua fraca.
A embreagem foi trocada quando ajustei o ponto da roda fônica.
Eu ia tirar a tampa do comando pra conferir os dentes pro sensor, mas como o Marcelo Perlin disse que é tudo igual os comandos,e vi que os mancal são junto na tampa, resolvi não mexer.
Agoravou verificar o sensor amp e sonda com o carro andando.
Corrigi do, vou verificar sensor map e sonda lambda com o carro andando.
E ha! Depois que troquei a bobina sumiram as duas últimas falhas de cilindro 1 e cilindro 2, agora não tem mais falhas no scanner.
Vou confirmar se a centelha está perfeita, e fazer ajustes se necessário.
A pressão de combustível agora esta perfeita em 4,2bar e a vazao dentro dos 2litros por minuto. A pressão se mantém ao desligar o veículo.
A parte de combustível está perfeita.
Medi a compressão dos cilindros e todos estão acima de 14,5 bar.
Eu tentei fazer teste tirando o escape porem o catalisador é soldado no coletor, então eu soltei depois do catalisador e pra garantir soltei a sonda, pra caso fosse catalizador entupido.
Sai testar na rua e o carro continuava a mesma coisa, mesmo parado ele demora subir giro.
Eu mexer no escape reparei que tinha um cano do primeiro cilindro amassado por cima e por baixo, mas aparentemente não estava comprometendo a passagem dos gases, acredito que foi amassado na retifica, e como o cliente falou que o carro andava muito bem mesmo depois da retifica, não suspeitei desse amassado.
Eu fiz agora a pouco dois teste:
Desconectei o sensormap e andei com o carro, resultado: mesma coisa, não mudou nada.
Reconectei o map e desconectei o sensor de detonação, o carro ficou nitidamente PIOR.
Agora vou sair novamente e ver os parâmetros no scanner.
Todos os testes foram feitos sem a capa onde vai o filtro de ar, então o problema não provém dele.
Eu escuto a borboleta abrir e o vácuo que o motor puxa, porém ele demora demais pra subir giro, parece que o motor não quer andar rsss....
rsss central foi testado em 3 lugares, num dos 3 lugares ficou por 5 horas em testes, e todos os testes demonstraram que estava ok sem falhas.
Outro detalhe, a luz do óleo acende com o veículo quente em marcha lenta, se subir giro ela apaga, e com o motor frio não acende em nenhuma condição.o interruptor do óleo foi trocado.
Parâmetros da injeção
MAP wot plena carga 907
Desaceleracoes 187
Marcha lenta 550 ~10
Tempo inj. Wot plena carga 6ms as vezes 7 raramente IMs
Desaceleracoes 1ms
Marcha lenta mês
Avanço ignição wot de 0° a 12° conforme sobe giro
Marcha lenta -12°
Sensor detonação 0.4v a 1.0v conforme sobe giro
Temperatura do ar fica em torno de 30 a 36° e água de 86 a 98°~
Reparei agora que aparece em falhas passadas Cód 17746 sensor de fase. Luz da injeção não acende. Ao apagar memória a falha do sensor de fase volta em falhas passadas.
O sensor de fase é nova e manda sinal corretamente, verifiquei com osciloscopio.
Agora vou ver se o sistema de ignição está perfeito.
Aguardo sugestões dos amigos.
Ao meu ver parece que o sincronismo eletrônico do carro nao esta certo deixando ele fora do ponto, fazendo o carro ficar fraco...
E o que poderia causar isso seria o comando errado, mas o Marcelo diz que não ha diferença, Então não sei o que pode ser...
Corretor ortográfico mudou algumas coisas, segue denovo:
Parâmetros da injeção
MAP wot plena carga 907
Desaceleracoes 187
Marcha lenta 550 ~10
Tempo inj. Wot plena carga 6ms as vezes 7 raramente 8ms
Desaceleracoes 1ms
Marcha lenta 3ms
Avanço ignição wot de 0° a 12° conforme sobe giro
Marcha lenta -12°
Sensor detonação 0.4v a 1.0v conforme sobe giro
Temperatura do ar fica em torno de 30 a 36° e água de 86 a 98°~
esse codigo e falta de sincronismo,tire a polia inferior e superior e veja se tem desgastes nas chavetas,se nao for isso entao so resta o comando.passou um fox por aqui com esse mesmo codigo,tambem estava sem potencia,como o carro era de revendedora e nao queria gastar muita coisa,fiz o seguinte 1 dente no comando,girei o motor sem velas pra ver se ia atropelar valvulas,funcionei o motor e continuava a gerar o codigo,adiantei mais um dente,girando o motor antes de funcionar,ai resolveu,a potencia voltou e o codigo sumiu,o correto era fazer o serviço como manda o figurino,mas foi opçao do cliente deixar dessa maneira.Outro caso foi de um polo,teve que preencher a ponta do virabrequim por folga excessiva na chaveta da polia ...
Boa noite! Amigo vc verificou a vazão dos bicos injetores, e a compressão dos cilindros? Esse problema da luz do óleo é complicado. Pegamos aqui vários motores com desalinhamento do virabrequim ou comando muito desgastado nos mancais que faz a pressão do óleo cair à zero depois de quente.
Problema resolvido.
Solução: ajuste do ponto da roda fônica colocando o motor em PMS com relógio comparador, pois quando havia colocado em PMS pelas marcas nas polias o ponto ficava fora 1 dente e meio.
Porém a luz da injeção voltou a acender, mas agora o no tenho certeza que o ponto da roda fônica esta no 14° dente como manda o figurino, então significa que o comando que instalaram não é o correto, visto que o sinal do sensor de fase é diferente comparando com o de outro fox com mesmo motor.
Ou seja agora o carro está puxando bem, subindo giro normal, mas a luz da injeção fica acessa dando no scanner em falhas passadas sensor de fase.
Corrigindo o que disse acima:
Como agora eu TENHO CERTEZA que o ponto da roda fônica esta no 14° dente como manda o figurino, então significa que o comando que instalaram não é o correto, visto que o sinal do sensor de fase é diferente comparando com o de outro fox com mesmo motor.
Então a central entende que tem algo errado com o comando (e tem mesmo) e corta seu sinal.
Na verdade meu erro foi não colocar o motor em PMS corretamente, eu havia colocado me baseando nas marcas da polia e engrenagem do virabrequim, mas como havia folgas, ficou fora.
Depois que coloquei no PMS com relógio comparador consegui colocar perfeitamente o ponto da roda fônica, e não precisei de posicionador da roda fônica.